Os Games Atuais Não Chamam Sua Atenção?

Você curte games desde criança, joga quase que diariamente, sempre que possível, gosta das novidades, acompanha as noticias, visita sites e participa das discussões. Até se convence de que nunca deixará de jogar, que jogará até quando estiver bem velho, quando, de repente, do nada, tudo muda: Você está perdendo o interesse pelos jogos atuais. É, meu caro amigo leitor, você faz parte de um time seleto de jogadores que enfrenta essa realidade, mas o que fazer? Como surgiu essa situação? Existem maneiras de se manter gamer sem acompanhar as novidades?

Entendendo os Games

A primeira coisa que precisamos entender aqui é como os games se tornaram, em tão pouco tempo, essa febre mundial que é hoje! Para um game existir ele precisa apenas de um elemento: Interatividade. Esse é o único elemento que não pode, jamais, faltar em um game. O restante é todo substituível ou descartável. Gráficos? Descartável! Sonoplastia? Descartável! Botões? Descartáveis! Comando por movimento? Descartável! Enredo? Descartável! Essa é uma verdade que você precisa entender plenamente, pois nela está toda a essência dos jogos eletrônicos.

No inicio da era dos games, muitos jogos eram apenas texto. Você lia, lia, lia, lia, tomava uma decisão, lia, lia, lia, chorava as consequências de sua decisão e continuava lendo. A maioria dos elementos que os games apresentam hoje não estavam presentes nessa época, mas ainda eram, e são, games. Apenas a interação era que diferenciava o game de uma leitura normal, padrão. E estou trazendo esse ponto de vista para, de forma simples e direta, explicar que os games são o que são hoje em dia devido a sua enorme capacidade rápida, eficaz e constante  de evolução! Sim! 

glterminal

A única coisa que se manteve realmente necessária foi a interatividade. Essa é a vantagem dos games e, para muitos, também é uma das maiores desvantagens. É justamente essa ausência de elementos obrigatórios que faz com que muitos jogadores percam o interesse nos games e deixem de jogar os jogos mais atuais.

Como assim Visio? Você já está bêbado?

Sim, estou, mas isso não significa muita coisa. O que eu quero que você entenda, meu caro amigo não alcoólatra, é que os games são uma constante evolução e nada do que é apresentado hoje em dia é realmente um limitador, que seja obrigatório ser repetido infinitamente. Mesmo as mecânicas mais básicas podem, do dia pra noite, serem superadas ou deixarem de contribuir para a interatividade entre o jogador e o game. Mas, o que isso realmente significa?

Você Pra Mim é Problema Seu

Pense em algo que realmente lhe agrada nos games. Pensou? Não? Ok, vou te dar mais tempo. Aqui uma imagem aleatória para ajudar a passar o tempo:

funnnnnnnyyyy

Pensou? Ok! Então imagine que esse elemento em especifico pode simplesmente ser superado, melhorado ou deixado de lado a partir da próxima geração. É assim que você perde o interesse pelos games. Entendeu? Não? Mas você prestou atenção ou ainda está cantando mentalmente YMCA!?

Vamos para exemplos reais, da vida como ela é: A pessoa cresceu jogando Pacman nos arcades, viciada em Pacman, viciada na sensação de competir localmente com estranhos, superar pontuações e aprimorar sua capacidade de decorar sequências de movimentos até se tornar um mito no game. Suas iniciais estavam sempre gravadas em diversas máquinas pela cidade. A sensação de ser o melhor jogador do mundo era algo incrível, quase como uma droga. Não use drogas. Esse jogador, que iremos chamar de Homem PAC, vivenciou uma era que já não existe mais. Hoje, quando ele quer competir, ele precisa superar aquele japa desgraçado que trabalha meio período e volta pra casa de trem bala, pra ter ainda mais tempo, pra ficar jogando vídeo game o dia inteiro, com habilidades sobre humanas que desafiam a lógica e o bom senso necessário para que você não o xingue constantemente de virjão!

1c392ac599c297c3435adf71eced5cea

O Homem PAC deixou de acompanhar os games. “Ah, os jogos de hoje em dia não chamam mais minha atenção.” Lógico! Ele se alimentava de um elemento que os games melhoraram a tal ponto que, pra ele, piorou. Mas melhorou. Só que parece que piorou. O Homem PAC, uma clara homenagem aos correios, está muito atrasado (como sempre!). Não evoluiu! Não foram os jogos que pioraram, mas ele que não encontra mais a motivação para continuar jogando. 

Ok Visio. Mesmo bêbado você fez sentido agora, mas como eu posso ser diferente do Homem PAC?

A resposta é simples: Eu não faço ideia!

Uma tuz no fim do funil!

Existem duas maneiras de você superar isso: A primeira, lógico, é deixar de acompanhar a evolução dos games e jogar o que você gosta. Se tornar um jogador retrô, que apenas joga os games mais antigos, sem se importar com a massiva quantidade de games atuais. É uma solução bem simples, siga em frente e acesse meu parceiro RETROPLAYERS para se manter atualizado no mundo retrô.

A segunda opção é você se permitir. Como diria o Lulu Santos em um dos seus diversos quadros renascentistas: “No dia em que eu saí de casa minha mãe me disse: Aserehe ra de re, de hebe tu de hebere seibiunouba mahabi, an de bugui an de buididipi” Ou, em outras palavras: Jogue sem preconceitos!

Rouge-2018-696x393

É a única maldita maneira de você se manter jogando os jogos atuais e lançamentos futuros. Pare de procurar o que você está procurando e deixe que o jogo te surpreenda. Essa frase foi tão boa que vou repetir: 

“Aserehe ra de re, de hebe tu de hebere seibiunouba mahabi, an de bugui an de buididipi.”

Não essa frase! É essa aqui ó:

“Pare de procurar o que você está procurando e deixe que o jogo te surpreenda.”

Os jogos atuais possuem sim um diferencial que você pode curtir, mas pra isso acontecer você precisa se libertar de pensamentos restritivos, criando um ambiente receptivo no seu subconsciente. Em diversas situações você enxerga algo e já torce o nariz. “Eu não gosto de mundo aberto.” Essa é uma das que mais se houve, mas quando você pergunta o motivo é simples de entender o que afastou o jogador: A pessoa sequer se esforçou! Pegou um jogo de mundo aberto, explorou um pouco, se perdeu na progressão do game ou mesmo não entendeu o que o jogo se propõe a oferecer e cravou seu ponto de vista como definitivo e amplo, incluindo todos os games que te dão a liberdade de um open world, se restringindo totalmente.

O mesmo acontece com jogos que possuem mecânicas complexas, o que a evolução tecnológica permite acontecer atualmente. Você encontra uma dificuldade e pronto, já torce o nariz novamente. Em ambos os casos você mesmo se boicotou. Não quis sair da sua zona de conforto.

https_images.genius.com2b790e48bcd9779bce4dc5bc74a01118.563x1000x1

Mas Visio, games são para me divertir e não para me tirar da zona de conforto.

Se esse for seu caso, novamente, visite o Retroplayers e seja feliz com os jogos retrôs, mas, se você realmente quer se adaptar aos games de hoje em dia e usufruir a evolução gamística, então você terá sim que se esforçar. Terá que dar uma chance àquilo que normalmente não te chamaria a atenção, terá que fazer um esforço consciente, até entender, compreender e encontrar o que desenvolvedor desse game quis te oferecer como experiência gamer.

Não existe um meio termo para acompanhar a evolução tecnológica dos games, é necessário que você também evolua. Faça sua parte, tente pra valer e o resultado não será outro além de um leque muito mais amplo de games incríveis para você jogar. No inicio é mesmo difícil, mas vale o esforço. Digo isso após evitar durante um bom tempo Fortinite e hoje considerar uma das propostas mais incríveis atualmente no mercado. Eu jogo diariamente? Não, mas não vou me afastar de jogos com propostas parecidas, afinal, já entendi qual a fonte de diversão que esse estilo de jogo me oferta e, em algum momento, vou encontrar um jogo que seja mais dentro daquilo que eu procuro, porém com toda a genialidade presente em jogos Battle Royale

É com esse esforço que vamos continuar jogando, continuar consumindo as tendências, mas sem perder nossa essência, sabendo o que realmente gostamos e nos permitindo evoluir junto com os games.

Visio

Criador da marca 2join, ama os games!