Moana – Um mar de aventuras (Moana, EUA 2016)

KIA ORA!

Que filme fantástico! Só isso vinha na minha cabeça! Não tinha informação nenhuma sobre o filme (sabia que era algo sobre os Maoris), logo, foi como assistir um filme na década de 80! A Disney acertou em cheio nessa animação (que pode ser facilmente classificado como um Musical)! Cores fortes, músicas fantásticas, um roteiro redondinho, texturas nota 10, direção impecável (Jon Musker e Ron Clemente) e o selo de qualidade Disney! Impossível conceber algo ruim! Digam o que quiserem, mas Disney é um selo de qualidade!

Pequena

Vamos ao filme! Cerca de 1.000 anos atrás, em uma ilha no Pacífico Sul, uma garotinha maori chamada Moana começa a sentir uma grande atração pelo oceano (e o oceano por ela). Ela cresce, e por ser filha do líder de sua tribo, começa a se envolver nos assuntos de sua tribo. Fatos estranhos começam a acontecer, as árvores deixam de dar frutos bons, os pescadores não conseguem mais peixes, e Moana sente que sua atração pelo oceano tem uma conexão com o futuro de sua tribo! Tudo isso somado ao incentivo de sua avó faz com que Moana parta em uma jornada de busca por respostas sobre ela mesma e sobre seus antepassados!

vaiana-la-légende-du-bout-du-monde-affiche-une

O visual de Moana é fascinante! Em certos pontos lembra muito A Vida de Pi ( Life of Pi, EUA 2012), e em outros momentos, pensei em God Of War (Santa Monica Studio, 2005)! O equilíbrio entre arte e a técnica beira a perfeição, e muitas cenas ficam marcadas em sua mente ao primeiro contato! Um clássico já no nascimento!

Em se tratando de um musical, a trilha sonora tem muita influência no produto final, e as músicas de Moana são um espetáculo à parte. Vai do pop ao psicodélico, passando por momentos com big bands, sempre de modo competente! Todo esse resultado vem da união entre Lin-Manuel Miranda (dramaturgo e compositor da Broadway), Opetaia Foa’i (cantor samoano) e Mark Mancina (compositor). Algumas músicas tem a letra na língua toquelauana e só depois temos a tradução para o inglês, aumentando ainda mais a imersão na cultura dos povos do Pacífico Sul!

moana-2

Moana, Um Mar de Aventuras, não é apenas uma boa animação, mas eu diria até obrigatória! Diversão garantida, sem restrição de idade!

 

Frank

Cinema, Games, Montanha, Longboard, Bike Indoor, BODYPUMP e BODYCOMBAT!