Third no Nintendo Switch, Você Precisa se Preocupar com Isso?

A Nintendo, desde o inicio da sua investida no mercado de games como produtora, nunca teve um ótimo relacionamento com as empresas thirds. Na época do NES e SNES ela recebia a maioria, quase 100% dos títulos que eram lançados por thirds naquele período, mas mesmo assim, o relacionamento era sempre tenso, algo muito restrito, criado pela própria Nintendo para assegurar qualidade dos games que estaria recebendo nos seus consoles. Era uma época que ter um console Nintendo significava ter a melhor biblioteca, tanto em quantidade quanto em qualidade. Nintendo era líder do mercado e nada que fosse dito na época parecia ser capaz de mudar isso.Hoje, em uma situação completamente diferente, a Nintendo sofre as consequências de suas escolhas e, mesmo o Nintendo Switch batendo todos os recordes em vendas, ainda não recebe todos os jogos que os concorrentes recebem. Qual o motivo? Será que a Nintendo não será capaz de recuperar a liderança desse mercado, mesmo lançando o melhor vídeo game de todos os tempos?

Colhendo Frutos

Não é novidade para ninguém que a Nintendo apostou em poderio gráfico em seus consoles até o Nintendo Game Cube, mudando drasticamente de postura com o lançamento do Nintendo Wii, onde ela recebeu os maiores lucros da história da empresa, porém, como consequência, viu sua marca atrelada a jogos de baixa qualidade e casuais. O Wii rendeu ótimos resultados, recebeu muito apoio third, porém, decaiu rapidamente, sendo substituído por um dos maiores fracassos comerciais da empresa, o Wii U. O Wii U vendeu mal, teve poucos jogos e pouco apoio third. A Nintendo decidiu matar prematuramente o console, anunciando então o incrível Nintendo Switch, um híbrido que seria o retorno triunfal da empresa nipônica no cenário mundial.

De fato o inicio do Switch foi ótimo! Muitos jogos anunciados, grandes vendas, um projeto que certamente causou orgulho aos criadores até então, mas mesmo assim, mesmo com tanto sucesso, o Switch não está recebendo os mesmos jogos que a concorrência recebe. A preocupação de muitos é de que o Switch repita ou o feito do Wii, sendo um console popular, muito vendido, mas recebendo versões alternativas de franquias de sucesso, caça níqueis e oferecendo pouco conteúdo para o jogador que pretende acompanhar a evolução da geração atual. Num outro cenário, também preocupante, os jogadores temem por um cenário idêntico ao do Wii U, que recebeu ótimos jogos thirds no inicio, para depois ser abandonado do dia pra noite, deixando os consumidores com limitadas opções de jogos.

wwwiii uu

Não é possível sabermos qual caminho o Switch seguirá, na verdade é impossível afirmar que será igual ao Wii ou ao Wii U ou talvez trilhe um terceiro caminho. O que podemos analisar é a situação no momento, baseada no contexto histórico da própria Nintendo.

Vindo de um fracasso comercial é normal que as thirds tenham receio de investir totalmente no Switch, mergulhar de cabeça no projeto e analisando a questão diante do que foi oferecido no Wii, é também fácil entender, se o Switch for seguir o padrão de mercado que o Wii alcançou, não será necessário trazer muitos dos jogos que hoje estão sendo lançados. Como assim Visio? Se o Switch buscar o mercado que era do Wii, o ideal para as thirds será oferecer jogos com uma proposta diferenciada para o console da Nintendo. Jogos voltado a esse público específico, que é um público DIFERENTE do público que consome os jogos da concorrência. É aqui que pode estar a raiz do problema.

O Público Alvo Do Switch

O que esperar do console da Nintendo? Para onde a Nintendo está direcionando seu console? Essas duas perguntas são cruciais para entendermos o atual apoio das Thirds no console. Vamos analisar a situação como ela se encontra atualmente, sem tirar conclusões antecipadas, apenas citando os fatos:

  • A Nintendo iniciou lançando ports do Wii U em grande escala;
  • A Nintendo criou um marketing focado, na sua maioria, em jovens jogando casualmente o console, em viagens, em intervalos de outras atividades, no banco de trás do carro e até em churrasco com amigos;
  • A Nintendo anunciou um produto voltado ao público infantil, o Nintendo Labo;
  • A Nintendo se aceitou de bom grado o título Casa dos Indies, adotando até mesmo a alcunha Nindies;
  • Recebeu jogos violentos, como Doom e jogos maduros com temática Hentai;
  • Muitos jogos INDIES iguais aos encontrados na plataforma Mobile;

Propaganda 11212 Propaganda 111141

O que podemos notar nessas escolhas da Nintendo até então? Que não possui um foco único e que o escopo do Nintendo Switch é enorme, indo das crianças até os adultos e tarados por Hentai. Qual o problema nisso? Não é um problema, mas justamente a falta de foco cria insegurança. Entenda que estamos falando de APOIO THIRD e estamos analisando que o Nintendo Switch não demonstra um foco, não está claro qual o perfil de jogador que a Nintendo pretende mirar. Ela está aumentando muito seu alcance ao ponto de não deixar claro para as empresas para onde o Switch deve seguir. Isso, logicamente, faz com que as empresas fiquem em Standy By, ou seja, portando o que pode ser portado sem grandes prejuízos e aguardando o próximo passo da Big N. O Switch tentará agradar a todos igual ao Wii? Se for esse caso, saberemos o que o console receberá. Tentará focar nos jogadores hardcores? Caso sim, os jogos da concorrência devem aparecer numa frequência bem maior no console da Nintendo. Como é impossível sabermos para onde a Nintendo pretende levar seu console não podemos também afirmar o futuro do mesmo. Mas ainda tem outro agravante que puxa o freio das thirds.

O Perfil do Consumidor Nintendo

Se você não saiu da caverna hoje, certamente sabe que o consumidor Nintendo compra jogos Nintendo em consoles Nintendo e ponto. Compra poucos thirds ou mantém o console Nintendo como uma alternativa para os jogos que não saem na concorrência. Analisando a situação friamente, qualquer empresa inteligente tomaria a seguinte decisão na situação atual: Apoiar o Switch sem chance de tomar prejuízo, esperar a Nintendo definir o futuro do console e analisar a base instalada do console para definir que tipo de jogos venderão ou não no Nintendo Switch. Novamente a situação nos leva a acreditar que o Stand By ainda é a melhor opção.

Wii Vendas Wii u Vendas

Mas o Nintendo Switch possui atualmente mais de 700 jogos em sua biblioteca e a maioria não é da Nintendo. Na verdade a maioria desses jogos são INDIES. Isso é um problema? Jamais, porém não é algo a se vangloriar. Entenda que uma empresa indie lança seus jogos onde for possível e uma plataforma nova sempre receberá massivamente esses games. O motivo é simples: Quantidade de jogos. Se a plataforma é nova, ela terá menos jogos, lançando seu jogo indie você aumenta suas chances de ser visto. É uma conta bem simples de ser feita e não vai impactar positivamente nas empresas Thirds que precisam de investimentos massivos para criar seus jogos.

O Futuro Incerto

O Switch já é SUCESSO. Não importa se repetirá a formula do Wii  ou se trilhará novos caminhos. Já vendeu muito e já demonstrou sua força. O que podemos esperar do console é que ainda não sabemos ao certo e isso depende muito mais da Nintendo do que de qualquer outra empresa ou pessoa. Os pessimistas dirão que repetirá os erros do Wii U, mesmo vendendo muito, logo perderá o pouco apoio recebido atualmente pelas thirds. Os acionistas já comemoram o sucesso do console, ignorando se repetirá a formula do Wii, pois o que importa são os números. Os otimistas enxergam os números atuais como um sinal de que a Nintendo voltará ao topo. A grande maioria, porém, tem uma visão bem diferente e enxerga o Switch como uma transição.

O Switch é o passo necessário para que a Nintendo caia na graça da maioria dos gamers do mundo inteiro, por isso muitos estão torcendo por uma atitude da Nintendo que demonstre que ela está trilhando esse caminho, tentando alcançar os jogadores que se afastaram dela, alcançar aqueles que possuem o Switch como console secundário. Se a Nintendo demonstrar fortemente essa decisão, então sabemos que, mesmo que ela lance Nintendo Labo 2.0, Nintendo Land e afins, mesmo assim, as thirds encontrarão a segurança necessária para seus investimentos, encontrarão uma oportunidade de trazer mais jogos para o console que terá, como maioria, jogadores que focarão no console, visando suas atuais vantagens, como a portabilidade, porém sabendo que poderá jogar os mesmos jogos que jogaria na concorrência e não uma versão capada adaptada para atender um público diferenciado.

Visio

Criador da marca 2join, ama os games!