Sou Melhor Colecionador Que Você – A Elitização No Colecionismo
Faz alguns anos que tenho acompanhando o universo do colecionismo, sempre muito atento aos anúncios de vendas para tentar aumentar minha modesta coleção e muito pouco seletivo quanto ao que realmente está impecável ou mesmo novo e lacrado. Meu foco estão nos games, eu quero é jogar, consegui adquirir alguma coisa nesse curto período, porém minha coleção ainda não chegou nem na metade do que eu desejo ter em casa. Não quero apresentar aqui minha coleção, nem serei o foco desse artigo, mas esse contexto supracitado serve para entenderem um pouco o meu ponto de vista sobre o assunto, principalmente na questão de Elitização no Colecionismo.
Colecionador Raiz
Várias vezes eu já li e ouvi pessoas falando sobre o colecionador de verdade, o colecionador de raiz, aquele que sofre pra encontrar itens, que corre atras, que cada compra é uma conquista, uma luta, tem história pra contar sobre o item adquirido e eu penso: Que merda é essa?
Na cabeça dessas pessoas você só pode ser considerado colecionador se passou o mesmo que eles pra adquirir sua coleção. Ter dinheiro não vale. Você precisa sofrer. Só que não existe um parâmetro para isso, é simplesmente um achismo equivocado pra separar quem tem dinheiro dos que não tem, mas sem dizer ao certo o quanto de dinheiro você precisa ter pra poder entrar no time dos melhores Colecionadores de Raiz! Mas que caraleos de definição imparcial é essa? Vocês tem noção de quão triste é separar as coisas através dessa visão limitada? Quem fala uma coisas dessas quer dizer o seguinte:
Eu sou colecionador de verdade! Eu nasci sem condição de comprar tudo, mas eu estou comprando aos poucos, então isso me faz um colecionador melhor do que você que tem dinheiro e compra tudo o que eu não posso.
Como pode uma pessoa enxergar as coisas dessa maneira? Está usando suas dificuldades para criar uma categoria superior de colecionadores. Isso é muito sem sentido! É uma atitude desesperada de auto afirmação, algo tão desnecessário que deveria ser ignorado e seria ignorado se essa postura não estivesse se espalhando entre vários colecionadores. A galera está aceitando isso como verdade absoluta e agora temos varias categorias de colecionadores, onde os itens não importam, o que importa mesmo é você não ter dinheiro suficiente pra comprar vários itens ao mesmo tempo, pois isso seria quase que uma trapaça. Conseguem enxergar o quão Attention Whore é isso!?
Colecionador de Mentira
Esse é o cara que, um belo dia, decide colecionar algo e vai lá e compra uma caraleada de coisas e se torna a coleção dele automaticamente se torna maior que a sua. Aceite isso, siga em frente. Que vida mesquinha é essa pra se sentir tão mal pelo fato de o que o cara teve mais condições que você pra comprar algo que você queria? Por favor! É hora de amadurecer, não acha?
Se o cara teve condições de comprar, parabéns pra ele. Isso muda algo na sua vida? Você queria tanto ser melhor que ele assim? É tão importante isso pra você que agora você precisa criar uma categoria de colecionadores que sofrem pra colecionar? Como se o seu jeito fosse o único jeito certo de adquirir as coisas. Melior parar parça!
Coitado desse tal colecionador que tem dinheiro. O cara é tratado como um nada. É como se ele usasse cheat do dinheiro infinito para adquirir seus produtos e isso faz dele um bosta. A questão principal é: De que adianta você querer atingir esse colecionador que tem mais dinheiro que você? Isso faz a coleção dele ser menos importante que a sua? Só por que ele tem mais dinheiro que você? Sério isso? “Ah é por que ele não tem história ao adquirir o item” Porra velho! Acorda! Isso não significa merda nenhuma. Por que você não larga tudo e sai por aí caçando games em lata de lixo? Você usa o mesmo dinheiro que o tal colecionador de mentira, mas ele é mais rico que você, então não vale!? Sério!?
Aceite Suas limitações
Se você não pode comprar toda uma coleção completa, com todos os itens que você deseja, não se desespere. Aceite sua situação e dê um passo de cada vez. Procure, pesquise, negocie e compre. Faça isso no seu tempo, sem se martirizar com o fato de que outras pessoas podem mais do que você nesse campo. Isso é o básico, aceitar suas limitações é o começo de um colecionismo saudável. Se você não consegue aceitar que existam pessoas melhores do que você em algo, então procure ajuda médica.
Entenda que você, por não comprar tantos itens assim todos de uma vez, está passando por um processo positivo, que é a busca, a experiencia de ir atrás dos itens. É fantástico você querer algo, pesquisar muito, negociar, encontrar algo melhor, com melhor preço e, enfim, ter em mãos o item tão desejado! Essa experiencia é única, mas esqueça a ideia de que isso te faz um colecionador melhor. É simplesmente uma experiencia que você terá o prazer de degustar, mas isso não te faz superior.
Deixe de lado o preconceito. Logo você, que perde tempo comprando “brinquedo de criança“, como os vídeo games ainda são vistos por muitos no Brasil, não será você que vai alimentar esse preconceito bobo de colecionador que tem e que não tem dinheiro, não é mesmo? Lutamos muito para virar o cenário de games no Brasil, fazer com que seja reconhecido, seja visto como realmente é, por isso eu não aceito, não concordo, quando um colecionador de brinquedos seja tão fútil nesse sentido. Logo um representante nato da categoria, que se diz gamer de verdade, não pode sair por aí dizendo que é melhor do que os outros por não ter dinheiro pra comprar algo. Pow, acorda! É muito infantil essa briguinha.
Torço para que sua coleção aumente, assim como sua capacidade de enxergar as coisas como elas realmente são. Esse artigo não se aplica a todos os colecionadores, não mesmo. Ele apenas aponta para aqueles que querem se destacar por méritos que não envolvem a coleção em si, mas sim sua condição financeira. Vamos parar com essa besteira antes de tornar o cenário de colecionismo gamer em algo tóxico, inviável, separando as pessoas ao invés de unir. Deixe a inveja de lado jovem! Vai cuidar da sua coleção e pare de querer se comparar, apenas se divirta com o que tem e com o que você consegue ter. Não saia por aí espalhando essa besteira, limite-se a comentar algo decente ou então simplesmente fique quieto. Não use o papo de não é justo, aceite e lide com isso ou então vá procurar algo melhor para fazer que não te faça se sentir mal por ser superado por alguém que tem mais dinheiro que você.
Colecionar é: Adquirir, Guardar, Organizar, Trocar e Expor itens do seu interesse. Se você faz isso, você é um colecionador, não importa o dinheiro que você tem ou deixa de ter. O mesmo serve pra quem tem mais dinheiro que você. Fim de papo!