Quem Conserta As Roupas Do Tal Super Mario?
Estava eu, em um dia normal de jogatina, fazendo o que mais fiz na vida gamer até hoje: Jogar Super Mario Bros 3. Em um dado momento, após pegar a Fire Flower, uma questão foi levantada nessa minha mente à toa: Quem costura as luvas queimadas do Mario? Eu sei que trata-se apenas de um jogo e que esse tipo de pergunta não deveria ocorrer, mas eu prefiro pensar que o jogo esconde mistérios ao invés de simplesmente aceitar que meu cérebro está criando inutilidades a cada segundo. É mais fácil viver com isso. Pensei um pouco sobre o assunto, pouco mesmo, não tinha muito tempo disponível e por fim não cheguei a nenhuma conclusão inteligente. Por isso ao invés de tentar explicar os motivos, eu preferi explorar o assunto usando raciocínio lógico. Será lógico o suficiente para uma pessoa que procura respostas para perguntas desse nível.
É importante deixar claro que não importa se a tecnologia da época era limitada, já que os argumentos se criam no nosso imaginário, um mundo sem limites e esse mesmo mundo é capaz de aceitar coisas que não possuem lógica, apenas com o objetivo único de manter o entretenimento em funcionamento total. Em sumo você aceita que as coisas são assim e segue em frente. Essa qualidade nos faz relevar muitas coisas na vida, você consegue, por exemplo, viver um dia após o outro sem se dar conta da rotina que tomou conta, além do que também evita que você enlouqueça pensando que pode morrer agora, já, a qualquer momento e não há nada que possa ser feito. É só isso, apenas aceitar e seguir em frente, mas as vezes é bom sair dos trilhos e observar o mundo girar. É bom ver as coisas de fora, como que pensando fora da caixa, assistindo situações, tomando decisões mentalmente e aumentando seu senso crítico. Esse artigo fez exatamente isso comigo enquanto eu escrevia e espero que a leitura também te alcance do mesmo modo. Preparado para um pouco de loucura?
Fire Flower
O Super Mario sai constantemente jogando bolas de fogo após comer, e não apenas tocar, uma tal Flor de Fogo. É fogo pra todo lado, enquanto saltam pela tela, acertando sem piedade tartarugas desavisadas. A vida seria bela se pensássemos apenas nas vantagens do item, na superioridade que Mario obtém após ingerir tal flor, porém, como não pensar no que acontece depois dessa farra? O fato de a luva se queimar e precisar ser consertada é na verdade apenas o menor dos problemas. Pense um pouco: tudo que entra, logo precisa sair e uma Flor de Fogo, mesmo que mastigada corretamente, pode fazer um estrago enorme no nosso querido amigo Mario. Provavelmente já na hora de mastigar se inicia o problema, até por que em Super Mario: Verloren in der Zeit (Tradução: Super Mario: Lost in Time) uma revista que foi disponibilizada no Nintendo Club Alemão em Maio de 1993, Mario deixa claro que a Flor de Fogo não tem um gosto muito bom. Ela não agrada o paladar do encanador que precisa enfrentar um Tiranossauro Rex nessa aventura com Joe & Mac. (hein!?)
O sabor é o de menos, vamos e viemos, afinal é na parte final do processo digestivo que mora nossa maior preocupação, talvez até mesmo na fase gasosa já possa haver sinais de sofrimento no, agora não tão Super, Mario. Essa informação pode ter alcançado os ouvidos de Wario, que nos dá uma bela apresentação de sua atual potência em Super Smash Bros.
Deixamos os peidos pra trás, vamos focar no resultado em que tais atos devem causar no macacão azul de Mario. Consegue imaginar!? Se forem reforçados o suficiente para conter gases de fogo sem rasgos, então, eles devem manter os gases ali dentro por um bom tempo, afinal são macacões bem justos, sem folgas e mesmo gases teriam que se espremer enquanto percorrem o trajeto para a saída mais próxima. Tudo isso serve para “perfumar” nosso querido encanador que já está cheirando a esgoto desde a primeira passagem pelos encanamentos de Mushroom Kingdom. Agora tudo se explica e é claro que a Princesa Peach fica muito grata por ter sido salva, mas o cheiro do bigode do Mario deve ser insuportável. A vida não é fácil Mario, não vamos julgar a princesa ok? Sorry.
Uma descoberta importante
Agora não há dúvidas, existe sim um serviço de recuperação de itens, alguém trabalhando para ajudar os encanadores de uma forma diferente do tradicional. Esses itens estão espalhados por todo o jogo, em diversas fases, sempre disponíveis para que nossos heróis triunfem e alcancem seus objetivos. Eles já são encontrados remendados, ou seja, alguém deixou eles dessa forma, você só precisa usá-los. Um detalhe importante sobre esses itens é que só podem ser encontrados nos 3 mundos iniciais, pois, de acordo com o Sticker Museum’s, lojas respeitáveis tem vergonha de estocar tal itens. Não são encontrados em lojas, você não pode comprar tais itens ou você os encontra nas fases inicias ou não terá acesso a eles. Isso limita nossas buscas para os três mundos inicias, onde encontramos milhares de Toads pra todo lado. Assim fica difícil dizer quem é o responsável por tudo isso, são todos iguais!
Outro detalhe fica por conta do nome relacionado ao item: Worn-Out Jumpe, Worn-Out Hammer, que significa estarem apenas “desgastados” e não consertados. Apesar da sugestão mental encontrada nos desenhos dos itens, que pode nos fazer pensar em um remendo, algo que foi consertado, a verdade é que eles podem ter sido largados ali, sem utilidade, ou seja, voltei novamente à estaca zero. Foi quase!
Procura-se
Já que eu não consegui responder essa questão, já que eu não identifiquei o prestador de serviço responsável pela recuperação dos itens, eu decidi anunciar. Procura-se. Talvez seja essa a solução provisória mais adequada, afinal, ainda faltam detalhes pra fechar esse assunto. Alguns podem ir mais direto ao ponto e dizer apenas que Mario troca de roupas quando elas estragam. Realmente poderia ser assim, mas eu não me convenço disso, não após conhecer Mario do jeito que eu conheço, depois de anos de aventura, sei que ele é do tipo que economiza suas moedas, do tipo que não descarta amigos, nem itens e sempre dá uma chance a mais para seus parceiros. Não posso deixar de citar Super Mario 64, quando na Shifting Sand Land, Mario encontra um tal condor chamado de Klepto. Seu nome tem uma relação íntima como o termo grego κλέπτειν que é usado na palavra Kleptomaniac ou em português Cleptomania, um distúrbio mental que impulsiona morbidamente o furto de objetos.
Na primeira aparição, o tal Klepto está carregando uma Power Star que Mario logo avista e tenta recuperá-la. Após esse evento, Klepto, começa a perseguir Mario e o foco se mantém na boina do nosso herói, tentando roubá-la insistentemente. O interessante é que Mario certamente possui uma coleção de boinas vermelhas e não teria problema em substituí-la ou mesmo deixar para trás esse seu acessório. O jogo te dá essa opção, siga em frente sem a boina se quiser, é só sair da fase e você continuará sem a boina. Parando pra pensar no assunto vemos que Mario se apegou ao objeto, há alguma ligação entre Mario e a boina vermelha. Mario está em uma missão urgente, precisa resgatar a Princesa Peach, precisa recuperar o máximo de Power Star’s que conseguir, precisa correr por todo o castelo para realizar tal feito, mas mesmo assim consegue tirar tempo para recuperar sua boina. Não é uma tarefa fácil, pois Klepto fica fugindo pelo cenário e Mario precisa gastar um tempo considerável na busca pelo acessório.
Essa cena se repete em Tall, Tall Montain quando o macaquinho Ukiki também rouba a boina de Mario. Conseguem entender? Uma pessoa com essa personalidade sempre encontra amigos que estão dispostos a ajudar, sempre terá alguém para costurar suas roupas, para passar sua roupa, para não deixar faltar nada. É por isso que ainda mantenho o “Procura-se”. Vou pesquisar em outros mundos para ver se essa pessoa tem alguma ligação com pessoas de Hyrule, afinal ali temos um Goron que conserta espadas, que conserta a Biggoron’s Sword para Link, talvez ele tenha dicas de outros consertadores. Procura-se!