PS5, você está preparado para isso?

Com a tecnologia avançando a passos largos, jogos cada vez maiores e imersivos, os games alcançam cada dia mais um lugar de destaque nas grandes mídias e centros de entretenimento. Não raro você encontra eventos voltados a esse público em cada estado desse nosso Brasil varonil. Não existe um indicio sequer de que os games, algum dia, possam deixar de existir e pensar num substituto da máquina de maior sucesso dessa geração é algo até natural, não acham? Ps4 foi e é um console extremamente satisfatório, entregando tudo na medida certa ao jogador, sem ser o melhor em exclusivos, sem ser o melhor em serviços, o console consegue se consolidar no mercado devido ao ótimo trabalho já feito em seus antecessores e, principalmente, por saber dosar todos os aspectos em apenas um aparelho. Com a confirmação do próprio Kenichiro Yoshida de que o PS5 será mesmo uma realidade, além de ser necessário, você já deve estar imaginando o que será possível alcançar com essa nova máquina.

PS5-new-1
Leak não oficial

Um passo na contramão

Enquanto a Microsoft e Google demonstraram que estão muito interessadas em trabalhar com uma plataforma em Streaming, onde você joga seus games num serviço muito parecido com o conceito atual do Netflix, o diretor da Sony faz essa declaração onde indica um novo hardware, sendo que, na configuração atual do Ps4, não teriam nenhum impeditivo de aplicar o serviço de jogos via Streaming, reduzindo seus custos com produção de um novo aparelho e maximizando seus lucros. Então pra que um novo Ps5? Não sabemos o real motivo dessa atitude e sequer podemos afirmar que a Sony abriu mão dessa possibilidade tecnológica de Streaming, mas ao citar que existe uma necessidade para um sucessor do Ps4, mesmo sabendo que ele atende as necessidades de games via Streaming, podemos concluir que haverá sim um hardware novo, para rodar jogos no estilo atual, não sendo apenas focando em Streaming.

Lógico que conseguimos imaginar o motivo, afinal, o Ps4 é sucesso no mundo inteiro e o mundo inteiro não possui estrutura adequada para rodar jogos 100% via Streaming, o que corrobora a ideia que ainda teremos jogos nos padrões atuais de mercado.

Não antes de 2020

Ao que tudo indica o Ps5 não deve aparecer no mercado de games antes de 2020. O Ps4 foi lançado novembro de 2013 e ainda possui um ótimo fôlego de vendas, ficando em primeiro lugar nas vendas mundiais há poucas semanas atrás, ultrapassando até mesmo o Nintendo Switch, que é o fenômeno atual movido ao hype da proposta hibrida que todos adoramos. Além de estar vendendo muito bem, o Ps4 ainda possui diversos jogos anunciados que não sairão nesse ano de 2018, o que já nos leva a pensar no ano de 2019 e, se até o momento, ainda não tivemos nada oficial sobre o Ps5, devemos passar o ano de 2019 recebendo essas informações a conta gotas, maturando a ideia, fazendo o consumidor desejar produto e então, anunciar o console para venda em 2020. 

Mas Visio, só em 2020!? O que eu vou jogar até lá?

The-Last-of-Us-Part-II

Relaxa a peruca, meu ansioso amigo nerd! Se ligue em apenas alguns títulos que teremos em 2019 para Ps4, já deixei com o link dos trailers:

Final Fantasy VII Remake

Ghost of Tsushima

The Last of Us part 2

Death Stranding

Cyberpunk 2077

The Surge 2

Anthem

Days Gone

Wasteland 3

The Talos Principle 2

Kingdom Hearts 3

Um Console Para a Todos  Governar

Ok, foi um exagero… O pouco que sabemos sobre o console, quase nada na verdade, não nos impede de imaginar que o sucessor do Ps4 será um sucesso, como todos os consoles de mesa da Sony foram até a atualidade. Se a Sony continuar fazendo o básico, já estará mais que ótimo. É o que esperamos, é o que queremos que nos apresentem e que nos surpreenda positivamente.

Não me importa se a Microsoft focará em Streaming, não me importa se a Nintendo continuará correndo por fora, na verdade isso é irrelevante para o artigo em si, afinal, ambas são inteligentes o suficiente para entender que o caminho que a Sony trilhou até aqui não a prejudicará em nada, ou seja, não existe motivos para acreditarmos em um console que não agrade aos fãs de games.

13202915933015-t1200x480

 

Nos resta esperar e torcer para que o mercado de games continue competitivo. Que as empresas continuem disputando entre si, sem essa de se isentarem e quererem correr por fora, isso é péssimo para o consumidor num geral. Que elas se enfrentem, que tentem se superar, que tragam serviços e jogos diferenciados para buscar o consumidor da outra plataforma. Seria péssimo se agora as 3 fabricantes seguissem caminhos totalmente diferentes. É preciso concorrência para que saiam do básico. É preciso concorrência para termos melhorias constantes. Torço por um sucessor do Xone e torço para que a Nintendo volte a competir de igual pra igual. O gamer só tem a ganhar e que venha o Ps5!

Visio

Criador da marca 2join, ama os games!