Primeiras Impressões – Sonic Mania (Nintendo Switch)
E a Sega acertou em cheio. Ao apelar pra nostalgia ela conseguiu trazer o que todo fã de Sonic (ou pelo menos a maioria) gostaria de receber: um jogo simples e que remetesse aos grandes clássicos do Mega Drive.
Logo ao iniciar o jogo você já recebe um balde cheio de referências ao ouvir o “SEEEGAAAA” clássico. Mas em seguida vem uma tela lhe mostrando que aquilo é uma lembrança e o que você está jogando é algo novo. E é nessa montanha russa que mescla o novo e o antigo que Sonic Mania se baseia: a primeira fase é a clássica Green Hill Zone. Ok, mas dessa vez ela não parece tão clássica assim, tem elementos novos, caminhos alternativos e um cenário de fundo bem diferente do que estávamos acostumados. Diria até que me lembrou um pouco Donkey Kong Tropical Freeze, mas posso estar exagerando por estar tomado pelo saudosismo. A “nova” fase traz uma roupagem diferente mas que não parece uma colcha de retalhos. Tudo flui e você não percebe onde é novo e o que é velho, ambos se fundem tão bem que só alguns elementos muito diferentes chamam atenção. Ou seja, funcionou.
A trilha sonora é outro detalhe – e que por sinal sempre chamou atenção em Sonic. Misturando temas clássicos com novas melodias (novamente esse conceito aqui) o jogo agrada e muito aos ouvidos (recomendo jogar usando fones).
Dessa vez aquele bando de amigos do Sonic ficou de fora. Temos Sonic, Tails e Knuckles. Só. Cada um manteve suas habilidades dos jogos do Mega Drive (correr pra caralho, voar e planar, respectivamente) e isso dá uma dinâmica bem diferente ao jogo. Passear com Tails pela Green Hill Zone, por exemplo, é uma experiência fantástica que nunca foi possível anteriormente. Knuckles já deu uma de bicão nos Sonics 2 e 3 (lembram do cartucho que encaixava no outro?), mas faz sua estreia nas fases do primeiro.
As fases de bônus (uma das marcas da série) continuam escondidas. Ao passar com 30 anéis por um poste é possível jogar uma das fases das bolinhas, de Sonic 3 & Knuckles:
Mas também existem argolas gigantes espalhadas pelas fases que te levam para um estágio completamente novo, emulando efeito Mode 7 e dando a impressão de estar jogando com o Sonic em uma pista de F-Zero. O objetivo aqui é alcançar um OVNI que está carregando uma das esmeraldas:
Mesmo que o visual pareça o mesmo dos 16 bits, basta um olhar um pouco mais atento pra perceber que há muita coisa diferente. Sprites novos, animações mais fluidas, detalhes nos cenários, muita coisa foi refeita.
E aqui o ponto pra Sega: ao contrário da Nintendo, que proíbe seus fãs de desenvolver jogos-tributo, ela foi buscar um fã e trouxe-o para trabalhar no novo título: o programador australiano Christian “The Taxman” Whitehead. Esse maluco recriou Sonic CD DO ZERO, mostrou o projeto pra Sega e eles adotaram aquela versão, sendo comercializada em diversas plataformas. Ele ainda ficou responsável pelos ports dos outros Sonics para Smartphone, e com o resultado alcançado ele foi chamado pra trabalhar no novo título. Ou seja, Whitehead é a prova de que na Austrália tem muito mais do que coalas, cangurus, bumerangues e Crocodilo Dundee.
“ISSO é uma faca”
Logicamente um projeto desse porte não ficaria na mão de um único desenvolvedor, então os estudios HeadCannon e Pagoda West foram convidados a participar do projeto supervisionado pela Sega of America (nada de Sonic Team aqui).
A equipe de desenvolvimento (foto: Jovemnerd.com.br)
Em uma análise inicial, Sonic Mania entrega o que prometeu: saudosismo, novidades, referências, muita correria e a diversão característica dos jogos da era dos 16-Bits.
É uma referência atrás da outra, resta saber se isso é uma tática pra mascarar algum defeito do jogo ou se é pra agradar os fãs.
Eu até agora não consegui descobrir, mas vou fazer o sacrifício de continuar jogando e talvez encontre essa resposta.
(Essa análise foi feita com base na versão do Switch, mas Sonic Mania já está disponível também para aqueles outros consoles genéricos que tentam ser um PC meia boca. Aliás, falando em PC, o pessoal da Master Race vai ter que aguardar até dia 29/08 para poder aproveitar o jogo devido a um pequeno atraso no desenvolvimento ¯\_(ツ)_/¯).
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