O Que Fez a EA Optar Por Lucrar Menos Dentro do Seu Novo Jogo?
A tecnologia atual nos mantém conectados com pessoas do mundo inteiro, numa escala jamais alcançada anteriormente pela humanidade. Podemos dizer que somos privilegiados pela facilidade no fluxo de informações, troca de dados, conversa virtual numa qualidade tão boa quanto a presencial, mas principalmente, pela unidade de comunidades internacionais.
A comunidade gamer aprendeu recentemente o poder das suas palavras, o poder do feedback e que reclamar resolve sim! para entenderem melhor eu vou resumir rapidamente o que aconteceu com o jogo Star Wars Battlefront 2, jogo anunciado e apresentado pela EA, nossa antagonista nessa história.
Indo direto ao ponto, a EA criou um sistema de microtransações no seu novo jogo e esse sistema permitia ao jogador investir dinheiro real no game e com isso receber uma grande vantagem em cima daqueles que não fizessem o mesmo. Ou seja, seu dinheiro definiria seu sucesso ou fracasso no modo multiplayer do jogo. Isso enfureceu a comunidade gamer em escala mundial! Caraleo! Ficamos putos sim! Uma palhaçada dessas não poderia ser considerada normal! Não queríamos esse sistema de microtransações afetando nossa diversão no jogo, que já havia mostrado seu potencial e agradado uma legião inteira de fãs. Foi aí que começou!
As reclamações começaram a surgir. Inicialmente em forma de pequenos comentários espalhados pela internet nas noticias sobre o assunto. Foram vários! Muitos mesmo! Era você publicar algo sobre o assunto que a merda estava feita! Aparecia gente de todo lado pra falar mal da EA. Até aí tudo normal, nada de novo, já vimos isso em outras situações e não surtia efeito algum.
Então começaram os MEMES. Porra! Era MEME pra todo lado! A EA estava na mira dos caras e eles são perdoam! A genialidade chegou a níveis incríveis! Piadas de todo tipo, uma melhor que a outra, detonando a postura da empresa, criticando duramente e deixando claro que o jogo iria flopar. A mensagem era clara:
“Não vamos comprar seu jogo EA e não importa se ele está lindo, se é sobre Star Wars ou o caraleo a 4. Ou nos respeita ou não vamos dar nosso dinheiro à você!“
Se liga nessa galeria de imagens que separei para representar a indignação da comunidade em geral, utilizando o humor para deixar claro nossa postura.
Dias se passaram e a EA não se posicionava positivamente sobre o assunto. Os posts não paravam. As piadas foram ficando cada vez mais pesadas e então, aconteceu! Porra, aconteceu de verdade! Caraleo! Eu ainda nem acredito, mas fomos ouvidos! A EA voltou atrás! Tomar no toba! Eles voltaram atrás MESMO!
Vocês entendem o que isso significa? Fomos ouvidos! Reclamar funciona! O mercado pode responder positivamente aos seus clientes, receber feedback como nunca antes na história! Isso nos dá uma pequena esperança sobre o futuro dos games. As Microtransações foram suspensas no jogo!
Pode ser um caso isolado? Sim, pode. Porém, mesmo que seja apenas um caso, ainda é UM CASO em que RECLAMAR FEZ A DIFERENÇA. É o primeiro. Essa é a questão! Podem ocorrer futuros casos sim, pois, como eu disse no inicio do artigo, “A tecnologia atual nos mantém conectados com pessoas do mundo inteiro, numa escala jamais alcançada anteriormente pela humanidade.”. São novas situações acontecendo, entrando pra história como uma possível mudança de postura na aceitação de feedbacks por parte de seus clientes. Uma empresa que sabe receber feedback é uma empresa inteligente e se ela consegue trabalhar com a informação recebida, então ela certamente terá melhores resultados.
Não sabemos se esse primeiro passo definirá o futuro do relacionamento cliente x empresa, mas podemos dizer que é possível, pois já aconteceu numa escala global, ou seja, podemos estar diante de um novo cenário, com produtos que são modificados para atender o clamor do povo. Só nos resta saber se essa vantagem será utilizada de maneira correta ou se logo teremos grupos específicos trabalhando para manipular o cenário, com falsas informações e reclamações, para que eles obtenham o falso senso de poder em influenciar projetos gamísticos. O próximo passo é uma incógnita, mas o primeiro passo já foi dado. Parabéns a EA por receber o feedback e mudar sua postura. Parabéns aos gamers que reclamaram e não concordaram com a situação.
O que você acha dessa postura da EA? Acredita ser a melhor escolha ou ela está nos falando o que queremos ouvir, até comprarmos seu jogo e eles liberarem tudo como foi planejado inicialmente?