O jogo de tabuleiro de Street Fighter II da Estrela

E aí, galera? Beleza? Andando pelo, por aqui conhecido como, “Centro  Velho” de Curitiba me deparei com uma loja de antiguidades. Estava de passagem, mas sebos e lojas de antiguidades são o meu shopping center. Sempre focado primariamente em games e computadores antigos, esta loja não tinha muito destes itens. Na verdade apenas 01 notebook dos Anos 90. Minha terceira opção na lista de preferências é “brinquedos antigos”. E estes sim tinham em boa quantidade lá. Só que um destes me surpreendeu, porque nunca tinha sequer ouvido alguém citá-lo antes, mesmo em encontros de colecionadores…

TABULEIRO DE STREET FIGHTER II

Empilhado sobre outros jogos de tabuleiro, estes sim bastante conhecidos por todos nós saudosistas estava um exemplar de jogo de tabuleiro de Street Fighter II da Estrela!

Jogo de tabuleiro de Street Fighter II, da Estrela
Jogo de tabuleiro de Street Fighter II, da Estrela
Jogo de tabuleiro de Street Fighter II, da Estrela
Jogo de tabuleiro de Street Fighter II, da Estrela

 

Segundo o blog Quadripop, este foi um de uma série de jogos de tabuleiro baseados em videogames:

(sic) No <ano> seguinte (N.A.: 1996), é a vez de um jogo de tabuleiro baseado na série, o estilo do desenhista da caixa lembra o do Arthur Garcia, outras franquias tiveram jogos de tabuleiro similares pela Estrela e eram divulgados juntos: Mortal Kombat, X-Men, Quarteto Fantástico, Conan e Homem de Ferro. Esse não foi o primeiro jogo de tabuleiro da franquia, em 1994, a Milton Bradley (empresa foi comprada pela Hasbro em 1984), já havia lançado um jogo de tabuleiro de Street Fighter.

O jogo soma estratégia com sorte e as lutas se dão executando golpes através de cartas. Cartas, golpes, soma de pontos, diferença de força, roleta, tabuleiro, combates em turnos… O jogo possui mecânica semelhante a RPGs tradicionais. E de certa forma lembra “clássicos recentes” de cartas, como Yu-Gi-Oh!, Pokémon e tantos outros.

Ao que pode-se ler no verso da caixa:

São 6 personagens do STREET FIGHTER II para você escolher – Guile, Ryu, Zangief, Blanca, Sagat ou Bison. Cada jogador escolhe também um deles e se posicionano tabuleiro. Depois, gire a roleta para fazer seu personagem saltar. O adversário foi alcançado: a luta tem início! Ataque, escolhendo um golpe – soco, chute, etc – numa das cartas de golpe. Seu oponente deve se defender, contra-atacando com o mesmo golpe. Quem aplicar o golpe mais forte- determinado pelo número de pontos – ganha. A luta continua até a troca de 3 golpes. Mas tem um detalhe: se os golpes forem bem aplicados, é possível que com os 2 primeiros golpes já surja um vencedor. O lutador derrotado perde uma vida. E quem perder todas as suas vidas será eliminado do torneio! Quando só restarem 2 lutadores no tabuleiro, é hora do combate final. A roleta é dispensada e os 2 deverão lutar até o fim, até a eliminação total de um deles. Porque no mais famoso torneio de artes marciais do mundo só haverá um campeão. Somente um grande campeão conquistará a coroa dos STREET FIGHTER II!

É notável a raridade deste item. Não há muita informação sobre ele na internet. Mas mais notável ainda é o fato deste  ser um representante do início da tendência de expandir o universo dos videogames para outros formatos. Os Anos 90 foram a aurora desta tendência, como vimos no cinema, brinquedos, desenhos animados, etc. E Street Fighter II era o fenômeno da vez…

“Era”?! Não estamos agora mesmo, 26 anos depois, muito empolgados com a remasterização deste clássico?!

Glefferson

Graduado Bacharel em Sistemas de Informação, trabalha como desenvolvedor de software. Apaixonado por robôs, piloto de drone, fã de Ramones, Misfits, Heavy Metal e adora dançar Anos 80. É apaixonado por Jurassic Park, mistérios e Ufologia. É fusqueiro que participa de encontros de carros antigos expondo seu Fusca. Redator e admin do Portal 2Join, redator do blog GamerDescontrutor e admin dos encontros 2Join Curitiba. Colecionador veterano de videogames e brinquedos antigos há 18 anos.