Novo Nintendo Switch para 2019! E agora?
É isso mesmo! Veja a postagem original do rumor aqui. Lá vem a Nintendo com sua deliciosa atualização de hardware que deixa todo mundo com o toba na mão até termos certeza do que se trata! Se você está pensando na possibilidade de ela lançar algo que possa prejudicar quem já possui um Nintendo Switch, fique tranquilo, isso NUNCA aconteceu na história da empresa. Será mesmo?
Quem viveu na década de 90 se lembra de como o Game Boy Color substituiu o Game Boy original, com melhorias incríveis, como uma tela colorida, melhorias de hardware e maior autonomia no uso das pilhas. Ele também começou a receber jogos que rodavam apenas nesse novo hardware.
Logo após tivemos o GBA, que foi lançado em 3 modelos diferentes, mas que em nenhum momento você recebia jogos novos que não pudessem ser rodados em TODOS os modelos de GBA lançados.
Depois tivemos o DS, líder em vendas, um sucesso absoluto, igual ao Switch hoje em dia. O DS recebeu várias versões de atualização, tivemos a versão padrão, a versão lite e também a versão DSi. Nesse caso, o DSi recebia jogos exclusivos, que você não conseguia rodar nas versões anteriores do DS.
Logo na sequencia tivemos o 3DS, esse com mais de 5 versões diferentes! Tivemos o NEW 3DS que recebe jogos exclusivos para ele, jogos que você não consegue rodar na versão de 3DS normal, padrão.
Tivemos nos consoles de mesa o Nintendo Wii que recebeu uma versão mini, que apenas perdia funcionalidades e não recebia nada exclusivo para ele. Tivemos duas versões de Wii U, que se diferenciavam apenas pelo tamanho do HD e um plano horrível de descontos na compra de jogos online. Nada que realmente prejudicasse o consumidor que comprou o console no lançamento.
Quer dizer então que o novo Switch aparecerá e receberá jogos exclusivos para esse novo modelo? Não. Longe disso. Na verdade tudo o que falei são apenas fatos históricos que provam que a Nintendo é capaz de lançar um hardware revisado que receba conteúdo exclusivo, mas que na história da empresa, isso NUNCA aconteceu no inicio do ciclo da vida do console. As revisões que recebiam exclusividades sempre apareceram no final da vida do console em questão. Pode ser que a situação mude? Sim. Temos motivos para temer isso? Não.
Mas Visio, qual o motivo dessa atualização?
Bem, pode ser apenas uma jogada de marketing, que aquece o mercado de Switch usados. Pense no seguinte: As pessoas que realmente curtem o console e possuem dinheiro para tal, vão comprar a versão nova, mesmo que a melhoria seja pequena, como ao que parece inicialmente, a qualidade da tela do console. A pessoa compra a nova versão e se desfaz da antiga, vendendo por um preço bem mais em conta, o que faz com que outras pessoas tenham acesso ao console e assim a Nintendo alcança muitos mais lares!
Eu acredito que realmente seja esse o motivo, afinal, as mudanças que o Switch realmente precisa não estão APENAS no hardware. São mudanças que poderiam aparecer através de atualizações, mas que dependem de uma política interna da Nintendo e, nesse caso, sabemos como ela é limitada e atrasada.
É lógico que uma revisão de hardware resolveria a falha que o Switch possui e que facilita o desbloqueio.
Que venha um New Switch e que eu tenha dinheiro pra comprar!