Nintendo Switch – Nem Sempre Será Hibrido
Caramba! Essa foi uma revelação que não esperávamos! O maior atrativo do Nintendo Switch é justamente sua portabilidade, seu modo hibrido, mas o que dizer sobre esse jogo, VOEZ, que será lançado pra Switch e poderá apenas ser jogado no modo portátil!? kiporraéessa!?
Apesar de parecer uma noticia estranha ela realmente procede, fonte aqui, teremos um jogo exclusivo para o modo portátil do Nintendo Switch e isso abre um leque de opções que não havíamos imaginado antes! Uma coisa está bem esclarecida: Os jogos não serão obrigados a utilizar a tecnologia hibrida do console, ou seja, poderemos receber no Switch muitos jogos de dispositivos móveis como Tablets, Smartphones e afins. Não haverá impedimento para isso. Isso acontece, logicamente, pelo fato de muitos desses jogos utilizarem a tela de toque como controle para o jogo e esse tipo de controle funciona tão bem que não compensa mudar para a plataforma da Nintendo no intuito de utilizar os joy cons. Não podemos esquecer que o tablet do Nintendo Switch é o console propriamente dito e ele precisa estar na Dock para que a imagem seja transferida para a sua televisão. Nesse caso fica fácil entender que não haveria condições de jogar um jogo na TV utilizando a tela de toque do tablet. Essa situação nos trazia algumas duvidas quanto aos jogos de Wii U que poderiam ser portados para Switch, mas agora fica ainda mais claro que, se forem portados, não utilizarão o maior diferencial do Nintendo Wii U que era a possibilidade de jogar em duas telas. Terá que ser adaptado para rodar no Switch.
É interessante notar que o caminho reverso também pode existir: Seu jogo pode rodar exclusivamente no modo TV, com o tablet no Dock para aproveitar o boost que o mesmo recebe ao estar ligado direto em fonte de energia elétrica. Preocupante? Talvez, mas ainda é cedo pra isso. É claro que podem aparecer muitas thirds preguiçosas querendo portar de forma capada seus jogos e manter apenas o modo TV para seus jogos e ainda utilizar a desculpa do boost do console no dock. Provavelmente acontecerá, mas ainda assim o apelo hibrido do console deve fazer com que elas mudem suas estratégias e se adaptem ao console, pois o diferencial é realmente fascinante e não deve ser ignorado.
Sempre que temos uma nova tecnologia em games nosso maior medo é que não utilizem a mesma e ela se torne apenas um item que encareceu o console. Aconteceu com o Wii U infelizmente. Esperamos que isso não aconteça com o Switch, pois seria um desperdício de potencial, perderia totalmente o sentido e eu me pergunto se as empresas podem utilizar isso como desculpa para boicotar a Nintendo. Imagine que grande bosta seria se isso acontecesse? Você dono de um jogo famoso que faria muito bem à biblioteca do Switch, mas não quer ver seu jogo rodando bugado, com menor resolução, com problemas de performance no modo portátil do Nintendo Switch. Seria um problema.
Acham que é possível isso acontecer? Estaria a Nintendo novamente na mão das thirds com a possibilidade de elas não utilizarem o total potencial do console? A Nintendo novamente sentiria o peso das suas decisões nos anos 80 e 90, com tratativas que dificultavam a vida das thirds e agora elas viram às costas para a Big N, apenas se mantendo próximas da Nintendo, mas sem realmente mergulhar de cabeça nos projetos? Temos uma abertura para uma possível falha do console?