Nintendo Switch Lançado às Pressas?

Nada de artigo amigável aqui não! Hoje eu estou procurando confusão, vou falar do queridinho do momento: Nintendo Switch. Só que eu não vou entrar na tal ladainha de especificações técnicas e aquele monte de conteúdo que todo mundo está produzindo no momento, sem sequer sabermos o resultado final disso, levando em consideração que a Nintendo consegue fazer milagre com seus hardwares como ninguém. O que vou propor hoje é uma analise do lançamento do console, uma analise que procura entender o que levou a Nintendo a lançar o Switch já no mês de março. Erro ou acerto? 

Mudanças 

Nintendo anunciou Zelda, exclusivo para Wii U e adiou o mesmo diversas vezes até que, por fim, anunciou o Zelda como não sendo mais exclusivo para Wii U e que não verdade seria lançado simultaneamente pra Wii U e Nintendo Switch. Uma palhaçada desgraçada, mas tudo bem. Ou não! O Wii U sempre esteve muito carente de lançamentos de peso, pois foi mantido, na sua maioria, por jogos da própria Nintendo. Para preencher a lacuna tivemos dois remasters de Zelda para o Wii U, sendo eles Wind Waker e Twilight Princess, bem no estilo tapa buracos, para ajudar a manter o console com lançamentos constantes de jogos. Até aí tudo bem.

zelda-breath-of-the-wild

Agora quando pensamos que o tal Zelda exclusivo Wii U foi adiado ao ponto de ser lançado com o console seguinte da Nintendo, bem, quando pensamos nisso, não temos como não ligar uma coisa com a outra. Zelda adiado até a data do lançamento do Switch ou Switch adiantado para acompanhar lançamento do Zelda? Aqui eu acredito que as duas coisas aconteceram, mas não estavam planejadas desde o inicio. Adiar Zelda é normal já, desde Ocarina of Time sempre há essa de adiar o game, porém adiantar o lançamento de um console é mais difícil de se contornar, por isso normalmente não acontece ou se acontece não sabemos. Você precisa estar ciente de que apresentará o produto com menos conteúdo do que se ele fosse lançado mais adiante. E foi o que aconteceu com o Switch.

Apresentação Pífia

Foi no dia 13 de janeiro, nunca esquecerei essa data (se o google continuar existindo pra sempre). A Nintendo se preparou para um evento onde mostraria enfim seu novo console o Nintendo Switch. Todo mundo estava de olho nesse anuncio e esperávamos o maior número possível de informações sobre o console. Foi uma apresentação foda de assistir, foda de tão medíocre, tão simplória e dava a impressão de que o pessoal não estava convencido do que estava sendo apresentado ali. Caramba Nintendo! Tem que chegar com tudo nessas apresentações e causar uma boa impressão!

nintendoswitch-hardware00-1_2n9j

É pensando nessa apresentação que eu comecei a verificar na possibilidade de a Nintendo ter adiantado o console. Ela apresentou o Switch basicamente com Zelda. O Zelda do Wii U que foi adiado. O Zelda foi e será o maior titulo de peso do console por um bom tempo. Isso não chega a ser ruim, mas você percebe que pela primeira vez a Nintendo deu uma de Sony e quer nos vender um console sem jogos, apenas se baseando em promessas. Levando o histórico da empresa com o Wii U, esperávamos um argumento bem mais convincente, do tipo:

“Olhem nosso novo console, ele é híbrido e tem essa caralhada de jogo pra vocês jogarem já no começo. Não será igual ao Wii U e sua biblioteca limitada. Temos jogos. Venham.”

O que vimos foi basicamente um:

“Olhem nosso novo console, ele é híbrido e roda Zelda do Wii U em melhor resolução, apesar de sempre afirmarmos pra vocês que gráficos não são tão importantes, dessa vez esse é o principal motivo pra você comprar nosso novo console. Você vai jogar Zelda mais bonito no Switch do que no Wii U. Teremos mais jogos no decorrer do ano, mas precisamos lançar o console agora, pois não dava mais pra investir no Wii U. Venham.”

Switch

Acaba por criar um sentimento de que o console foi lançado às pressas para cobrir o Wii U e aproveitar o lançamento do Zelda. Tudo junto. Me parece um adiantamento, pois o console não está com os jogos prontos, estão apenas sendo produzidos e nem sabemos se realmente virão ou quando efetivamente virão, se serão cancelados, se as thirds vão abandonar o barco igual fizeram com o Wii U, ou seja, um lançamento prematuro, pois existem muitas lacunas para se preencher.

Marketing Agressivo

Velho, a Nintendo está investindo tanto no Marketing do Switch que chega a dar medo. Sabe quando alguém tenta te convencer de algo a todo custo ao ponto de você desconfiar da pessoa? Eu estou nesse impasse. A Nintendo está atacando de todos os lados, isso é ótimo sim, eu estou adorando ver essa postura, mas eu me pergunto se isso é só marketing ou uma corrida contra o tempo. Não só a Nintendo querendo manter o Hype e te convencer das vendas, parece que a intenção é:

Vamos focar nos pontos positivos do console e vender a ideia em si, pois jogos não teremos pra oferecer. Então, foco no marketing pro console.”

id202749_1

Novamente a falta de jogos acaba que por criar um sentimento de não estar pronto, é como você vender um carro que tem apenas um posto de gasolina que atenda esse modelo de veículo e o resto dos postos ainda precisam se adaptarem para que o dono do carro possa abastecer lá. É a venda na contramão. Um caminho inverso. A Sony fez isso e deu certo, afinal o legado do PS3 era muito forte, vendeu por hype, mas a Nintendo precisava um pouco mais, pois o Hardware que a Nintendo produz é feito para os seus jogos, logo, o melhor argumento seria uma boa lineup, mas não usaram isso. A Nintendo não usou seus jogos, seu melhor produto, pra nos convencer da compra. Afinal, ela não tem o que nos mostrar, pois o console pode ter sido lançado às pressas.

Conclusão

Não tem como concluir nada nessa caralea. É só um monte de ideias do que poderia estar acontecendo com o lançamento do Switch, mas não temos nada mais que argumentos. Uma teoria que se baseia basicamente no estranho momento em que o Switch está sendo lançado. Vamos torcer para que a Nintendo continue justificando nosso dinheiro, com bons jogos, pois essa Nintendo que tenta me convencer de comprar um console sem jogos não é a que eu esperava ver em 2017. Pra isso já temos a Sony. Bola pra frente Nintendo! Reverta a situação, traga mais jogos urgentemente para o Switch.

Visio

Criador da marca 2join, ama os games!