Nintendo e Brasil – TAKIPARIU VIU!?

E eis que a Nintendo enfim comentou algo sobre a tal loja oficial que está no Mercado Livre! Os brasileiros questionaram, enviaram e-mails para Nintendo, mandaram cartas, Miis carismáticos, nudes ligaram para o Miyamoto, elogiaram o body do Reggie e foram notados!

Pra quem estava em uma caverna e não sabe nada sobre esse assunto a situação é a seguinte: Houve um pedido de homologação na ANATEL do Nintendo Switch. Muita gente pirou só de ver que haveria a possibilidade de enfim a Nintendo voltar para o Brasil, afinal, qual seria o motivo dessa homologação se não fosse para vender o produto oficialmente em território nacional? Buscando a informação mais a fundo você pode notar que a empresa que solicitou a homologação não era a Nintendo. Então, usando a incrível lógica infalível que nunca falha, só poderia ser uma empresa que faria a tal distribuição no Brasil, certo? Empresa essa que já possuía no Mercado Livre um perfil de loja oficial da Nintendo, a Red Store (não vou colocar o link da loja aqui pra não levar ninguém pra lá).

Uma grande confusão. Até que por fim o assunto chegou aos ouvidos da Nintendo e pimba! Nada oficial, a loja não representa a Nintendo no Brasil e nem temos confirmação se existe algum vinculo com a JVLAT que é a representante oficial e exclusiva da Nintendo na América Latina.

juegos-talTudo esclarecido, Nintendo afirmou para o site The Enemy que logo fará uma declaração oficial e a vida segue. MAS, sempre tem um MAS (e quando ele é maiúsculo dá medo) a Nintendo está diante de uma prova cabal de que o mercado brasileiro clama e está carente de um tratamento decente. A Nintendo tacou o foda-se para o mercado nacional, desde o Wii U não temos uma E-shop brasileira, porra, já vai para um ano de Switch e você precisa ficar fazendo malabarismos para comprar seus jogos, que são caros pra caraleo em comparação com os jogos de outros consoles. Não dá né Nintendo?

Sem falar da falta de jogos traduzidos ou ao menos legendados, pois é a única empresa no ramo de games que não dá a mínima para os brasileiros atualmente. Lógico que eu entendo a facilidade que Sony e Microsoft possuem para atuar no Brasil, com suas diversas divisões que ajudam a mitigar os custos de uma operação dedicada para games, mas poxa, vamos ser sensatos também, afinal somos consumidores. É tão caro assim adicionar legendas em PT- Br nos jogos da Nintendo? Zelda, Metroid, Star Fox, Animal Crossing, são jogos que a história/diálogo faz toda a diferença no gameplay e você ter legendas na sua língua nativa ajuda e muito para popularizar o game em território nacional, além de ter um resultado muito melhor para atingir o jogador ao usar sua língua nativa.

Are-You-Kidding-Me-Rage-Face-Meme-Template-Blank-1024x1008

Àqueles que defendem a ideia de não ser viável para a Nintendo adicionar as tais legendas em seus jogos, gostaria de entender os reais motivos. Cite os custos, cite os lucros e mostre como essa adição atrapalharia os atuais resultados da empresa no país. Como melhorar a situação da Nintendo aqui se ela sequer se importa com o Brasil nesse sentido? Se ela pretende pegar uma fatia do mercado nacional ou se ao menos pretende valorizar os jogadores Brasileiros, então ela poderia começar com isso: Jogos legendados e uma E-shop pra ontem, não depois de um ano de lançamento porra!

Nova Zelândia, Turquia, Latvia (que!?), tudo com E-shop disponível e nada no Brasil. Daí você acompanha as discussões da fanbase brasileira que defende com unhas e dentes a Nintendo, criando alternativas para comprar seus jogos, porra, chega a dar pena dos caras! Tá loko! Acorda Nintendo! Tem um mercado inteiro clamando por mais valorização, um país que consome games pra caraleo e vocês simplesmente cagam pro mercado nacional! Porra, nem uma loja pra comprar jogos digitais caramba!?

anger-inside-out-thumb-800x1010-119947

Já que a Nintendo vai se pronunciar oficialmente sobre o assunto eu espero que ela pare de nos oferecer migalhas e anuncie atitudes condizentes com a fanbase que possuem aqui! Tragam alternativas para o consumidor brasileiro que está pagando caro pra jogar seus jogos e que merece, implora, um serviço DECENTE porra!

Visio

Criador da marca 2join, ama os games!