Neon Drive – Os Anos 80 e o Retro-futurismo Homenageados!

Fala galera, beleza? Ahhhh, os Anos 80… Uma década maravilhosa, de uma cultura pop tão rica e tão diversificada que influencia  e fascinam até hoje! Agora imagine um game de corrida, musical, arcade, tocando belas músicas New Wave, Synth-Pop e até Eurodisco em um desafio monstruoso! Esse é Neon Drive, que trago em primeira mão para vocês! Uma bela homenagem a década mais mágica da História! Como sempre digo, espero que apreciem! =D

Desenvolvido pelo estúdio independente Fraoula e lançado em 16 de Maio de 2016 na Steam, Neon Drive é um game que à princípio se apresenta com sendo de corrida, entretanto este é um jogo essencialmente musical. Logo na tela inicial já somos apresentados ao universo retro-futurista oitentista. O cenário remete a uma discoteca ou arcade center típico da época, com neons bem coloridos em um cenário escuro, música synth tocando… E uma linda e curvilínea robô lhe dando as boas-vindas, se requebrando toda em pose. Ela própria já dá boa parte do conceito artística de Neon Drive, com sua pele metálica completamente cromada e brilhante, capacete que esconde os olhos, antenas e encaixes visíveis; clara referência as consagradas séries Sexy Robot Pin-Up, de 1983 e 1984, do ilustrador Hajime Sorayama, que retrata mulheres robô de um futuro épico,  que serviram de inspiração para artistas das mais variadas áreas, como pode-se notar no trabalho de Mark Wilkinson na icônica capa do álbum Painkiller do Judas Priest. Ou ainda, mais escrachada, a capa do álbum Just Push Play do Aerosmith.

Uma das ilustrações da série Sexy Robot de Hajime Sorayama
Uma das ilustrações da série Sexy Robot de Hajime Sorayama
A icônica capa do disco Painkiller do Judas Priest
A icônica capa do disco Painkiller do Judas Priest
Capa do álbum Just Push Play do Aerosmith
Capa do álbum Just Push Play do Aerosmith
A bela musa cromada de Neon Drive
A bela musa cromada de Neon Drive

GAMEPLAY

Primeira máquina, modo arcade, nível Normal de dificuldadeHora de jogar! Você pilota um carro em uma pista em linha reta cheia de obstáculos. Seu carro anda sozinho, sempre na mesma velocidade. A pista conta com 04 faixas. E obstáculos começam  surgir na pista à sua frente. O seu objetivo é ir desviando dos obstáculos e chegar até o final da pista. Simples, né? Se fosse pode ter certeza que eu não me daria ao trabalho de escrever este artigo. O desafio é um ponto forte aqui…

Bateu uma vez, beleza. Câmera lenta para mostrar exatamente onde bateu e para você sair dali. Bateu pela segunda vez, já era. Morre e começa de novo. “Porr*! Mas não tem checkpoint?!” Tem sim, porém depois de um bom trecho percorrido.  Em determinados momentos do percurso há uma “transição” e são nestes pontos que o checkpoint é marcado.  As pistas são extensas, então há vários checkpoints pelo caminho.

Mas tá. Então você vai pegar o carrinho e sair indo pra lá e para cá… E o jogo é musical… Não entendi nada! Calma, toupeira (xingando com amor; não se ofenda), agora que vem a parte legal da descrição do game. Não é só ir para esquerda e direita, é fazer isso no ritmo da música! Sim, claro, óbvio, ué! A música toca. Pegue a batida e o ritmo dela. Os obstáculos virão de acordo com o ritmo, a batida, o instrumento e o tom. Por exemplo: do grave ao agudo é da faixa da esquerda para a direita. A batida costuma ser em forma de obstáculos à esquerda. Quando o tom sobe para notas mais agudas os obstáculos virão de forma a você ir da esquerda para a direita e de volta.

Sacou como funciona? É simples, não simplista.

As mecânicas de Neon Drive são simples, porém o desafio é bem elaborado
As mecânicas de Neon Drive são simples, porém o desafio é bem elaborado

MODOS DE JOGO

Lembra da sala de arcade, da primeira tela, onde fica a robozinha sexy? À direita da sala estão os arcades. Cada arcade é um desafio (ou uma “fase”, se preferir) do game. Ao selecionar uma máquina é apresentado os modos de jogo:

Normal, Difícil e Insano: são os 03 níveis de dificuldade do modo normal de jogo, com o desafio completo. Por conveniência chamaremos aqui de modo arcade.

Prática: modo de jogo em que as mortes não são contadas, porém ainda ocorrem. Também há um número maior de checkpoints.

Corrida Livre: Desbloqueado somente após você vencer o desafio principal da máquina. Neste modo não há morte nem obstáculos. Você apenas percorre a fase coletando pontos e curtindo a música.

Interessante notar que você está livre para escolher entre as 08 máquinas disponíveis para jogar desde a primeira vez que entrar no game. Entretanto o modo Prática não estará disponível para todas elas, somente para a primeira. Após vencer a primeira é liberado para segunda. Vencendo a segunda libera para a terceira e assim sucessivamente. O mesmo vale para o modo Corrida Livre.

Seleção do modos de jogo
Seleção do modos de jogo

TEMAS E PISTAS

Cada arcade é um tema específico. Isso quer dizer a música e a temática mudam de máquina para máquina. E em cada um você pilota um carro diferente também. Mas o mais legal: como dito, a temática da pista é drasticamente diferente de um para outro. Por exemplo: na primeira pista é uma cidade à noite bem reluzente. Os prédios, o chão e qualquer outra estrutura é cromada e espelhada, com detalhes de iluminação neon berrante. É tudo muito bonito!

A arte visual é linda!
A arte visual é linda!

O modo Practice possui uma temática visual que simula as antigas fitas VHS, com interferências, sujeira, distorções e cores opacas. O efeito é tão caprichado que até o abaulado de uma tela CRT (TV de tubo) é representado!

No modo Practice o visual remete as antigas fitas VHS
No modo Practice o visual remete as antigas fitas VHS

A metade final da pista muda completamente o gameplay. A abordagem muda, com novos elementos entrando em cena para umas pistas, enquanto em outras seu carro se transforma noutro artefato. E o desafio, que já é alto, redobra nesse momento. E isso é uma das grandes sacadas de Neon Drive, pois o jogo não é um mero “passar de fase”. Cada máquina é totalmente única, lhe entregando uma experiência que não vai se repetir dentro do jogo, como por exemplo no segundo arcade, em que a pista é uma longa rampa em um túnel, que depois de certo ponto muda para outro cenário, com grandes torres piramidais que mais parecem foguetes, com Saturno no céu e tudo.

Cenário surrealista futurista típico do sci-fi oitentista
Cenário surrealista futurista típico do sci-fi oitentista

Entendeu? Cada pista é uma homenagem a uma obra famosa da arte dos Anos 80. Seja um clipe de uma música de uma banda muito influente, um comic, filme, game… E até capa de disco e pinturas!  Você encontrará referências a várias obras memoráveis. Seu carro pode se transformar em nave espacial, e avião, ser perseguido por um UFO gigante que fica tentando te caçar e cada tiro dele é uma nota musical…

É incrível como este game é tão rico em detalhes e referências! A mais sutil que encontrei pra mim é uma das mais legais, que é a superfície opaca e sem textura do seu carro num certo momento do jogo. Isso é bem notado num certo filme que é uma odisseia eletrônica e também ao clipe do clássico absoluto Money For Nothing do Dire Straits. É legal tentar reconhecer as referências e isso torna-se parte da diversão de se jogar Neon Drive!

Um enorme UFO te persegue na etapa final de um das máquinas
Um enorme UFO te persegue na etapa final de um das máquinas

 CONCLUSÃO

Neon Drive tencionou homenagear a inesquecível arte e cultura pop do Anos 80. E conseguiu, com maestria. São dezenas de referências a obras marcantes e influentes dos Anos 80 como um todo. O gameplay é muito simples de pegar, mas o desafio é bem trabalhado e grande. Contudo não é nada que não possa ser dominado, ainda mais se você tiver “ouvido para música”. Depois que estiver bem familiarizado com a batida das músicas, tente jogar com os olhos fechados…

Neon Drive é uma obra-de-arte, completa, rica e muito, mas MUITO nostálgica! No site oficial do game você pode conferir trailer, baixar os belíssimos papéis-de-parede em alta resolução e ainda conferir a obra-de-arte à parte que é a trilha sonora! Ela ainda está disponível para compra no Bandcamp!

Depois que jogar, o mínimo que vai fazer é buscar assistir a algum filme de ação policial ou de avião sucesso dos anos 80, ou quem sabe procurar conhecer algumas pinturas ou comics sci-fi, passar o dia ouvindo bandas Sinth-Pop, Post-Punk, Eurodisco… Só cuidado para não exagerar e querer fazer mullets! XD

2018-03-12 (11) 2018-03-12 (12) 2018-03-12 (27) 2018-03-12 (37)

A bela robô de Neon Drive

Glefferson

Graduado Bacharel em Sistemas de Informação, trabalha como desenvolvedor de software. Apaixonado por robôs, piloto de drone, fã de Ramones, Misfits, Heavy Metal e adora dançar Anos 80. É apaixonado por Jurassic Park, mistérios e Ufologia. É fusqueiro que participa de encontros de carros antigos expondo seu Fusca. Redator e admin do Portal 2Join, redator do blog GamerDescontrutor e admin dos encontros 2Join Curitiba. Colecionador veterano de videogames e brinquedos antigos há 18 anos.