Muitos jogos, mas sem vontade de jogar. E agora?

Quando eu vou de carona para o trabalho eu me sinto como se estivesse sendo sequestrado. Não é algo natural. Ok, eu entendo que fui eu que entrei no carro por conta própria, mas no meio do caminho eu mudo de ideia, só que a pressão é tanta que eu permaneço lá, calado, sendo carregado por forças que estão além da compreensão de uma mente que ainda não aceitou o fato de que não voltará a dormir tão cedo. Às vezes dá vontade de pular do carro em movimento e correr, feito um louco, livre das amarras da fatura do cartão de crédito. Ainda bem que esses momentos logo passam, principalmente quando eu percebo a velocidade em que o asfalto se move por debaixo do carro e eu calculo mentalmente o quanto mais teria que gastar do meu cartão de crédito pra pagar pelo tratamento  hospitalar que essa aventura me traria.

Homer
Adoro meu trabalho

Pensando em diminuir custos, e dores com a minha possível queda do carro, eu decidi manter o sequestro e escrever algo sobre games. Na verdade são coisas sem sentido, são coisas que a vida me ensinou e que, como ninguém me procura pra ouvir essas histórias, eu vou camuflar tudo isso em um texto sobre games e tentar a sorte aqui.

De Tempos em Tempos

Nessas mais de 3 décadas de vida eu tenho percebido ciclos que afetam a existência das pessoas no geral. Ciclos esses que podem durar períodos muito longo ou apenas uma fase rápida e às vezes recorrente. Estou falando mais especificamente do desânimo!

O que é o desânimo? Nada melhor que o dicionário para nos auxiliar nessa pergunta simples.

  • Desânimo: Ausência de ânimo.

Muito obrigado Dicionário! ¬_¬

A ausência de ânimo, vulgo desânimo, é basicamente a falta de vontade em fazer algo que normalmente você faria, mas que, por algum motivo qualquer, você não fará e “não venha encher meu saco que hoje eu não tô legal!”. O que ocorre na verdade não chega a ser uma perda de interesse, apesar de que muito se parece com isso, mas sim uma força maior que sobrecarrega sua força de vontade transformando a mesma em uma força contrária, que ao invés de ajudar, só atrapalha. Com tanta força trabalhando contra fica difícil fazer algo mesmo.

Too
Não tá fácil pra ninguém

Alguma vez na vida você já perdeu a vontade de jogar? Sua prateleira cheia de jogos, ou mesmo digitais lotando o HD do seu console, mas você passa a lista inteira, verifica cada título, possuindo tempo disponível para jogar qualquer jogo e simplesmente não o faz. Loucura! Você é ou não um gamer? Vai deixar de jogar agora? Quando terá outra oportunidade dessas? A maioria dos gamers já passou por essa fase sombria, porém alguns se perderam no caminho. O que fazer então pra evitar ficar perdido nesse desânimo destruidor de hobbies?

A.S.A.P.!?

A.S.A.P., ao contrário do que parece, não é como sua mãe chama aquele famoso aplicativo de conversa instantânea para celular. A.S.A.P. é a abreviação da expressão americana “as soon as possible” que em português significa “O quanto antes” ou “O mais breve possível”. Eu decidi utilizar esse termo justamente por não haver necessidade nenhuma de você tratar o assunto como urgente! Aqui o mais importante é avaliar a situação como um todo, fazendo uma analise do seu dia a dia, tentando identificar o que realmente está causando esse desanimo.

Outro ponto importante é que a vida depende sim dos hobbies para que você tenha um equilíbrio sadio entre atividades laborativas e recreativas, porém isso não significa que seu foco não possa simplesmente mudar. Você precisa de recreação e ela pode ser encontrada em outros campos que não envolvam games. O que quero dizer é que sua sanidade mental (sabor menta) não estará comprometida, desde que você encontre outra atividade prazerosa pra você. (Carinha Aquela).

photo
Nhá

Às vezes nos martirizamos pelo fato de não conseguirmos tirar tempo para aquela jogatina e quando o tempo surge não temos ânimo pra isso, mas desde que você não se mantenha em ócio, simplesmente deixando o tempo passar, não há problema em perder temporariamente o foco. O importante mesmo é saber do que se você realmente gosta de games, pode ficar alguns dias, meses ou até mesmo anos sem jogar, que isso não comprometerá sua diversão quando voltar a jogar.

Tóxic

Daí você se pergunta: Então pra que essa porcaria de artigo? Simples: Pra esse povo entender que não é o fim do mundo e que eles podem ficar desanimados com os games atuais e que isso um dia pode ou não mudar, mas que parem de criticar quem consegue ainda se divertir! Não só por ser algo chato, mas sim por ser totalmente desnecessário. Hoje em dia temos diversos meios para nos comunicarmos, a comunidade gamer nunca esteve tão unida e tão interligada, logo essas criaturas que passam por tal desânimo conseguem se multiplicar rapidamente e não há nada que as impeça de exporem suas opiniões tóxicas para simplesmente demonstrarem falta de apreço pelos games atuais. Todos possuem sim o direito de expor suas opiniões, eu respeito isso, só quero abrir os olhos desses que querem desabafar suas frustrações e acabam por estragar boas discussões simplesmente pra dizer que desanimou do mercado, não pretende mais continuar jogando e que não consegue se encontrar nos games.

Why
Melior Parar

As suas opções, caro desanimado, são simples: Você pode procurar meios para vencer esse desânimo e voltar a jogar; Você pode procurar outros hobbies para substituir os games; Você pode simplesmente aguardar que um dia a vontade volte; Ou pode continuar sendo essa pessoa tóxica. Só saiba que é totalmente inconveniente e quando não há uma real busca de ajuda, suporte de amigos ou mesmo intenção em ser ajudado, acaba por transformar o ambiente em um grande mimimi alheio. Isso é bem diferente daquela pessoa que só está procurando entender o motivo do seu desanimo, que questiona, que realmente se preocupa com o fato de não conseguir mais se divertir com os jogos.

Cenário Retrô 

E se seu problema forem somente os jogos atuais? Já tentou revisitar os clássicos? Uma das causas pode realmente ser a falta de capacidade em alguns jogos da atualidade em não captar e manter seu interesse. Não que os jogos sejam ruins, mas sim que a fase em que você se encontra necessita de outro tipo de game, talvez algo mais simples e divertido, apelando para a nostalgia e trazendo à tona boas lembranças do seu passado.

Nós do Portal 2 Join temos uma vasta experiência com jogos Retrô, somos jogadores de longa data, já passamos por fases de desânimo sim, mas conseguimos superar, pois amamos nosso hobbie. Estamos comprometidos em trazer material que faça o leitor se motivar, não esquecendo jamais de suas preferencias e analises de jogos retrô fazem parte desse trabalho.

Se houver algum jogo em especifico, algo que você leitor gostaria que analisássemos, por favor deixe sua indicação nos comentários. Temos uma equipe preparada para explorar qualquer game retrô, mesmo que seja pra sofrer e passar raiva, mas vamos até o fim, mesmo que o fim seja um enfarto, mas vamos tentar, nem que seja pra dizer que é impossível!

Visio

Criador da marca 2join, ama os games!