Mighty Goose – 2 Join Review

E hoje trazemos o review do nosso GOTY (Goose of the Year) de 2021: Mighty Goose!

Mighty Goose foi anunciado em 2020 e finalmente chega aos consoles e Steam no próximo sábado – 05/06 . Nós recebemos uma key antecipada e tivemos a oportunidade de experimentar este que é um dos jogos mais divertidos e caprichados que já jogamos.

Mighty Goose é uma homenagem aos clássicos do gênero

Mighty Goose é claramente inspirado em jogos como Metal Slug: você corre, pula, atira, explode inimigos, resgata companheiros e segue em busca do seu objetivo que é derrotar uma força do mal. Basicão né, tudo é só uma desculpa pra poder sair por aí atirando em tudo. Mas se você juntar a isso um gameplay simples de dominar, uma trilha sonora incrivelmente boa e diálogos engraçados, aí é sucesso na certa.

E Mighty Goose traz tudo isso e mais um pouco.

Eu disse “Goose”, não “Groose”…

Enredo

Você é Mighty Goose, o caçador de recompensas nº 1 da galáxia. Seu objetivo é cruzar o espaço resgatando companheiros que lhe ajudarão na luta contra o Void King. É um enredo simples, mas convenhamos: se você tem um ganso caçador de recompensas cruzando o espaço você nem precisa se aprofundar demais na trama.

Imagem do protagonista do jogo Mighty Goose com a legenda "Caçador de recompensas nº 1 da galáxia"

São 9 fases que depois de completadas liberam o Portal Void, uma espécie de “New Game Plus“, com desafios maiores.

Controles

Seguindo o padrão do gênero, temos um jogo de plataforma side scrolling com mecânica de jogo bem simples:

Direcional: move

A: esquiva

B: pula

Y: atira

X: especial.

ZL + ZR: ativa o modo fúria

O modo fúria é ativado enchendo a barra do lado esquerdo da tela. Pra isso você precisa eliminar os inimigos e quando o modo é ativado você fica com o tiro mais poderoso e invencível por um tempo curto.

Modo fúria em todo seu esplendor

Além disso existem também equipamentos extras que mudam um pouco a dinâmica da fase, como veículos e mechas ou até mesmo aviões, que transformam o jogo em um shmup divertidaço.

O famoso “jogo de navinha”

Acessórios e melhorias

Como um bom jogo de tiro, você começa com um tiro simples e no decorrer das fases vai adquirindo outros melhores: metralhadora, shotganso shotgun, raio e mísseis possuem munição limitada, então faça os tiros valerem a pena.

Armas e veículos ajudam a variar o andamento das fases

Ah, essas armas também podem ser compradas durante as fases utilizando as moedas que os inimigos deixam cair. E o melhor de tudo é que elas chegam com entrega expressa e frete grátis! Só vantagens.

O anúncio deixa claro que a entrega é imediata e cumpre o que promete.

Depois de passar a primeira fase e resgatar o armeiro, você libera a amaria. Nela é possível ativar melhorias que são desbloqueadas conforme as fases são passadas: pulo duplo, tiro carregado, velocidade aumentada e outros.

Você tem 100 pontos pra distribuir e cada melhoria tem um valor que varia de 20 a 50 pontos, então é preciso gerenciar bem para pegar os power-ups mais úteis.

Também dá pra ativar especiais diferentes, que podem ser um buzinão de ganso (que não faz nada, mas é legal), bombas, uma ampulheta mágica que diminui o tempo e alguns outros que vamos deixar pra vocês descobrirem jogando.

Imagem das armas secundárias do jogo Mighty Goose destacando o Guincho do Ganso e com a descrição "Guinche com toda sua força! Na verdade não serve para nada, mas a sensação é meio que boa?"
HONK!

No decorrer do jogo você também liberta outros personagens que podem ser utilizados como companheiros. Alguns deles atacam os inimigos, outros lhe fornecem munição extra e facilitam um pouco a jornada. Cabe a você escolher aquele que melhor se ajusta ao seu estilo de gameplay e mandar ver!

Imagem mostrando o personagem Mineiro resgatado em Mighty Goose e
Não, o Mineiro não ataca jogando pão de queijo nos inimigos.

Trilha sonora é um dos destaques de Mighty Goose

A trilha sonora pra mim foi o maior destaque do jogo. Criada por Dominic Ninmark, que trabalhou em Moonrider e Blazing Chrome, ela traz um rock eletrônico que muitas vezes lembra a série Megaman X. É uma paulada atrás da outra.

A trilha sonora é simplesmente perfeita

Visual

Essa parte eu deixei propositalmente para o fim, assim vocês já puderam ver a qualidade dos gráficos e certamente já pensaram “UAU, QUE JOGO LINDO”. A pixel art é obra de Richard Lems (que também programou o gameplay) e Diane de Wilde, que trouxeram à vida todo esse universo lindo e criativo que Mighty Goose nos traz.

A pixelart é impecável tanto dentro do jogo quanto nas cutscenes.

Desenvolvido pela Blast Mode Games em parceria com a MP2 Games e publicado pela Playism, Mighty Goose está chegando no próximo sábado (05/06) ao Steam, PS4, Xbox e Nintendo Switch.

Agradecemos à Playism por ter cedido a chave deste jogo incrível para este review e também para jogarmos em live. Vai ser lá na Twitch.tv/portal2join hoje (04/06) às 14:00, não percam!

Para acompanhar outros de nossos reviews, clique aqui:

Fmrbass

Fã de Zelda e adepto da Nintendo desde que se conhece por gente. Fora um Atari e um Mega Drive, todos os seus outros consoles foram Nintendo. Nunca teve um Playstation ou Xbox (e nem pretende ter), já que nunca viu motivo pra isso.