Florence and the Machine: Lungs (2009)

Olá pessoal! Hoje venho trazer para vocês mais uma indicação musical do meu seleto e mesclado gosto de músicas! Senhoras e senhores, conheçam agora a banda britânica Florence and the Machine!

Antes de seu primeiro trabalho como uma banda, a ideia central do grupo veio de Florence Welch e Isabella Summers. As duas se apresentavam juntas com os com o nome Florence Robot/Isa Machine, com Florence cantando e Isabella nos teclados. Em 2007, Florence se envolveu com a banda Ashok no qual gravou os vocais de um álbum deles, chamado Plans. Em Plans, incluía a primeira versão do futuro single Kiss With a Fist, que anos depois seria lançado em Lungs, primeiro álbum de Florence and the Machine.

Em 2008, Florence e Isabella assinaram com a gravadora Island Records e em seguida foram recrutados os integrantes para o primeiro trabalho oficial de Florence and the Machine: Robert Ackroyd (guitarra), Chris Hayden (bateria), Mark Saunders (baixo), Tom Monger (harpa), além das já citadas Florence Welch (vocal) e Isabella Summers (teclado). Nascia assim a banda Florence and the Machine, começando seu trabalho de indie rock, art rock, folk rock e baroque com o álbum Lungs.

Lungs: capa do álbum

Em julho de 2009, era lançado o primeiro álbum: Lungs (“Pulmões” em tradução livre). Produzido em conjunto por  James Ford, Paul Epworth, Steve Mackey e Charlie Hugall, Lungs alcançou rapidamente um estrondoso sucesso deixando a banda Florence and the Machine aos olhos de todos. Para se ter uma ideia, Lungs alcançou as certificações de Ouro e Platina em diversos países entre eles: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canada, etc.

Nesse primeiro trabalho da banda Florence and the Machine podemos perceber como eles são excelentes músicos. Músicas tocadas com amor, transcendendo a alma e falando através da poesia das canções sobre temas como amor, espiritualidade, perda, natureza, valor da vida, entre outros. Welch além de ter uma tremenda voz que combina perfeitamente com as músicas, em alguns clipes vemos até ela dançando e fazendo coreografias. O que dizer de Tom Monger e sua harpa? Cara, que som!

Da esquerda para direita: Tom Monger, Isabella Summers, Mark Saunders, Christopher Hayden, Florence Welch e Robert Ackroyd

Seis singles oficiais foram lançados, Kiss With a Fist, Dog Days Are Over, Rabbit Heart (Raise It Up), Drumming Song, You’ve Got The Love (cover de Candi Staton) e Cosmic Love, todos com seus videoclipes. Destes, Dog Days Are Over foi o único que recebeu dois clipes diferentes. Em 2010, a banda gravou Heavy in Your Arms, que seria parte da trilha sonora do filme Eclipse (2010) da Saga Crepúsculo.

Foi também em 2010 que o álbum Lungs foi relançado com dois discos e rebatizado de Between Two Lungs. Este trazia uma nova capa e a inclusão de músicas ao vivo, acústica e remixes. Em 2011, mais uma vez Lungs foi relançado: Lungs – The B-Sides foi anunciado exclusivamente nos EUA para as plataformas digitais, seguido por Lungs Deluxe, que continha um disco bônus. A turnê do álbum Lungs foi a Lungs Tour que durou de fevereiro de 2008 até julho de 2011.

O que dizer das músicas do álbum? A magia começa já na primeira faixa, Dog Days are Over (“Os dias de cão acabaram“): com palmas seguindo o ritmo, bandolim e a voz de Florence torna essa música perfeita para o inicio do primeiro álbum da banda. A música fala sobre a felicidade, que você deve compartilhar com os outros em sua volta e que os dias de tristeza terminaram. Rabbit Heart (Raise Up), a segunda faixa e uma das minhas prediletas, fala sobre vencer os medos: “This is the gift/It comes with a price/ Who is the lamb/And who is the knife?”, o refrão gruda na cabeça e aqui vemos que com o medo temos um “coração de coelho” frágil e assustado, mas se enfrentarmos ele, temos um coração de leão. I’m not calling you a liar, terceira faixa do álbum (me segura se não vou citar todas aqui kkk!), é uma canção sobre um amor que rouba ela, que está em seus pulmões, em seus sonhos e que poderia morrer por ele. Aqui ela quer somente que seu amado não minta para ela, apenas continue fazendo o que já faz que é amar.

Drumming é contagiante assim como seu clipe. Batidas, coreografias e tudo filmado dentro de uma igreja. Aqui você percebe que além de uma ótima cantora, Florence Welch é uma ótima dançarina! Between two Lungs começa bem suave só com os tambores e vai se tornando mais agitada mas mesmo assim continua aquela canção gostosa para se relaxar deitado ouvindo no sofá. A canção esboça um relacionamento entre duas pessoas, através de um suspiro que estava preso nos pulmões e foi passado de uma boca para outra, e agora o suspiro os preenche por completo. Caras, que poesia! Poderia citar todas músicas aqui, mas comentei só “algumas” que me marcaram. Claro que eu não poderia de citar Cosmic Love. Tim Monger com a harpa aqui é perfeito, e o som todo bem ordenado, bem orquestrado e a coreografia do clipe é sensacional. A estrela que a deixa cega e os espelhos no clipe que a cercam é o “amor cósmico” que ela esta sentindo. “As estrelas, a lua, todas elas explodiram/ Você me deixou no escuro/ Não há madrugada, não há dia, eu estou sempre neste crepúsculo/ Na sombra do seu coração”

Lançamento: 03 de julho de 2009
Gravação: The Garden, Miloco, The Pool, The Synagogue, Strongroom 33, Space Cave, The Smokehouse, The Diary Studios
Gênero: Indie pop, indie rock, baroque pop, art rock, soul
Duração:42:15
Gravadora: Island Records
Diretor: Paul Epworth

Florence Welch – vocal

Isabella Summers – teclado

Tom Monger – harpa

Robert Ackroyd – guitarra

Mark Saunders – baixo

Chris Hayden – bateria

Lungs

1. Dog Days Are Over   (Letra: Florence Welch, Isabella Summers) 4:16
2. Rabbit Heart   (Raise It Up) (Welch, Paul Epworth) 3:45
3. I’m Not Calling You A Liar   (Welch, Summers) 3:08
4. Howl   (Welch, Epworth) 3:37
5. Kiss With a Fist   (Welch, Matt Achin) 2:15
6. Girl With One Eye   (Alchin, David Ashby, James McCool) 3:43
7. Drumming Song   (Welch, James Ford, Crispin Hunt) 3:43
8. Between Two Lungs   (Welch, Summers) 4:12
9. Cosmic Love   (Welch, Summers) 4:19
10. My Boy Builds Coffins   (Welch, Christopher Lloyd Hayden, Rob Ackroyd) 2:56
11. Hurricane Drunk   (Welch, Eg White) 3:13
12. Blinding   (Welch, Epworth) 4:43
13. You’ve Got the Love (Bonus track)   (John Bellamy Arnecia, Michelle Harris, Anthony B. Stephens) 2:48

Se quiser adquirir as músicas ou o álbum completo, só clicar nos links a seguir de acordo com serviço que você preferir: Apple Music, Spotify, Amazon Music e Deezer. Coloquei somente os mais famosos! Abaixo você pode conferir os videoclipes. Obrigado por ter lido até aqui, espero que tenha curtido mais uma indicação musical minha. Aproveite e deixe Florence and the Machine guiar seu dia hoje sentindo a vibe positiva! Até a próxima!

 

Zanella

Zanella é cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista. Encontre-o também no nerdprofeta.com