Review – Danger Scavenger (Nintendo Switch) -ATUALIZADO 07/04

Lançado dia 25/03/2021, Danger Scavenger é um “Twin-Sticker Cyberpunk Roguelite Skyline Crawler & Knuckles” cheio de tiros, neon e uma trilha sonora pulsante. Vamos aqui dar nossos pitacos sobre a versão de Nintendo Switch do jogo:

Quando vi o trailer de Danger Scavenger fiquei encantado com a proposta: parecia dinâmico, intenso, divertido, com uma trilha sonora incrível, co-op local e principalmente: tinha efeitos neon. Entrei em contato com a Forever Entertainment (publisher do jogo) que prontamente me respondeu cedendo uma cópia para avaliação já no dia do lançamento.

Uma I.A. do barulho causando altas confusões

Danger Scavenger inicia em um lobby onde você só fica sabendo que uma IA rebelde tomou conta de tudo e os robôs estão tocando o terror. A partir daí você escolhe seu personagem, armas e vai pra briga, sem nem saber direito qual o seu papel nessa treta toda. Eu não sabia exatamente se era um mercenário contratado, alguém revoltado com os robôs ou o cara da manutenção, então procurei no site da desenvolvedora e achei a descrição abaixo (tradução feita por mim mesmo):

“Mortalmente eficientes. Altamente habilidosos. Invisíveis para cidadãos indiferentes. Eles enfrentam as corporações gananciosas que possuem nações inteiras sob seu controle. Os engravatados desdenhosamente os chamavam de “Scavengers“.

Foram eles os primeiros a notar que a situação havia mudado. E é uma inteligência artifical chamada A.I.O.N.E que tomou conta de tudo causando a revolta das máquinas contra seus mestres.

Chegou a hora. Saia das sombras pra enfrentar este novo inimigo em uma batalha aberta. Logo a I.A. vai aprender o quão perigosos os Scavengers são.”

E continua:

“Uma inteligência artifical maligna traz o caos ao mundo. Um grupo de exilados – Os Scavengers – uma vez rejeitados pelo destino, agora glorificados e admirados decidem superar o status quo. E é claro, saquear no seu caminho de volta e retornar para seu esconderijo com uma bolsa cheia de grandes tesouros… ou sucata.

Você vai rastejar mais alto do que nunca.

Torne-se um dos exilados e saia em uma caçada arriscada em busca de liberdade e incontáveis riquezas escondidas em arranha-céus enormes. O perigo é tão grande que cada Scavenger por mudar o curso da história para sempre… Ou se tornar outro caçador de sucata esquecido. Escolha seu caminho sabiamente – maiores riscos significam maiores recompensas!”

O conceito de “lutar contra mega corporações opressoras da sociedade” é tão importante para o gênero Cyberpunk quanto “cueca por cima da calça” é para histórias de super heróis, então pela descrição acima já percebemos que em Danger Scavenger isso não é diferente e que nossos heróis terão muitos problemas pela frente.

Os personagens tem suas próprias habilidades: um consegue hackear robôs, outro tem esquiva, outro é mais furtivo, e por aí vai. Cada um começa em um prédio de uma corporação diferente e trilha seu próprio caminho. Ainda que as fases em si sejam muito parecidas mudando somente alguns inimigos e itens de cenário, isso ajuda bastante a prolongar o tempo de jogo.

Imagem mostrando uma das sequências de Prédios do jogo Danger Scavenger
A sequência de prédios muda conforme o personagem escolhido.

Gameplay de Danger Scavenger

Bom, depois de toda essa explicação, vamos falar da experiência de jogo propriamente dita. Como eu só queria uma desculpa pra sair atirando, escolhi o personagem que parecia mais equilibrado, peguei uma submetralhadora e fui pra moto (no melhor estilo Akira) pra começar o jogo.

E foi aí que mais uma coisa me chamou a atenção e meus olhos brilharam pela segunda vez (a primeira foi no trailer): Danger Scavenger tem dois modos de jogo – Arcade e Hardcore.
No modo Arcade você joga normalmente e tem algumas funcionalidades que o tornam mais amigável, enquanto no Hardcore o pau pega e não alivia (é pra quem já domina o estilo roguelike mesmo).

Escolhi o modo arcade, que é o mais adequado pra mim e comecei a partida.

imagem mostrando modo arcade e modo hardcore em Danger Scavenger
Um jogo que une todas as tribos.

Os controles seguem a linha dos “twin-stick shooters”: um analógico movimenta e outro mira enquanto os demais botões seguem o mapeamento abaixo:

R – Ataca
L – Esquiva
X – Trocar Armas
Y – Ataque Melee
ZL – usar item especial #1
ZR – usar item especial #2

De início essa configuração é meio confusa, mas você se acostuma com o tempo. O ideal mesmo seria se houvesse a possibilidade de remapear, mas infelizmente Danger Scavenger não lhe dá essa opção. Seria muito bom poder atirar com os gatilhos, trocar as armas com L/R e acionar os itens especiais com X e Y, por exemplo.

Eliminações com queda ou com itens do cenário geram bônus na pontuação.

Objetivo: eliminar tudo e coletar recompensas

O objetivo do jogo é passar por diversas salas de um edifício eliminando todos os inimigos até chegar no chefe. Cada sala tem uma temática, podendo ser granadas, armas de curto alcance, armas de longo alcance, Oficina ou um local pra hackear, então espere bastante trabalho pelo caminho. Aqui eu destaco a sala “Daemon“, que possui 3 itens hackeados: são itens fortes, mas com penalidade pra quem usa. Essa penalidade pode ser morrer com um tiro ou ficar mais lento, por exemplo, mas se você cumprir um determinado requisito (como sobreviver 3 salas ou eliminar um número X de inimigos) você fica com a arma sem a penalidade. Pra quem gosta de desafios é um prato cheio.

Imagem com alguns dos caminhos possíveis para chegar ao final do edifício em Danger Scavenger
Algumas das salas que passamos até chegar ao chefão no topo do prédio.

Ainda sobre os mapas, o legal é que a maioria dos andares lhe dá a opção de duas saídas, então é possível escolher o caminho mais ou menos difícil baseado na próxima sala (eu digo MENOS difícil porque o jogo é difícil pacas). Facilita mas não resolve, já que eu mesmo tentando fazer todas as combinações possíveis pra ter um pouco de paz e sossego tive muitas dificuldades até que consegui derrotar o primeiro chefe. Ah, e algumas fases possuem salas secretas onde é possível coletar armas e até itens de cura – o que será muito útil, acredite.

Uma das salas secretas, com detalhe para o visual incrível.

Itens e Melhorias

Para lhe ajudar, varios itens e armas estão espalhados, cada um com suas características específicas. Armas de longo alcance, de combate corpo a corpo, drones que atiram e até mesmo botas sônicas (aqui foi o terceiro momento em que meus olhos brilharam com a referência) vão auxiliar no seu tortuoso caminho até o topo do edifício. Também é possível recolher sucatas espalhadas pelas fases e usar como dinheiro pra comprar armas e melhorias. Dica: quase tudo vira sucata, então quebre tudo o que aparecer pela frente pra juntar uma boa grana.

"Botas Sônicas", uma referência ao jogo Sonic dentro de Danger Scavenger
Perdi tudo com a referência das “botas sônicas”.
É tiro, porrada, bomba e frigideira na fuça o tempo todo

Infelizmente nem tudo são flores

Danger Scavenger é um ótimo jogo, mas infelizmente não é perfeito e tem alguns defeitos que atrapalham bastante a experiência. Vamos por partes:

A dificuldade

Primeiramente, um dos problemas que Danger Scavenger tem é a dificuldade. Sério, eu não sei se o problema é comigo que sou ruim demais, mas joguei um bocado e acho que evoluo razoavelmente bem, só que mesmo assim custei a conseguir eliminar o primeiro chefe (ainda assim contando com a sorte de conseguir uma sequência de salas que me permitiram recuperar vida). Ao menos depois de derrotá-lo a oficina do lobby é desbloqueada e agora eu consigo equipar alguns itens que melhoram meus atributos e em tese facilitam as runs seguintes (mas continua difícil).

Tela com item que permite uma vida extra em Danger Scavenger
É possível até conseguir um item que garante uma vida extra após eliminar o chefe.

Quem nos acompanha na twitch viu o sufoco que passei pra chegar no chefe e morri faltando muito pouco para derrotá-lo. Se não viu, dá um pulo lá na twitch.tv/Portal2Join, siga-nos e assista a live que foi um sofrimento só de tanto que eu apanhei.

Framerate irregular

ATUALIZAÇÃO (07/04): Entrei em contato com a PR da Forever sobre a possível vinda de uma atualização corrigindo o problema de frames e eles informaram que estão planejando lançar em breve um update com melhorias nos FPS. Na versão pra PC já está liberado, então é possível que logo saia para os consoles também.

Mas o maior problema pra mim é o desempenho: A taxa de frames é muito irregular mesmo acontecendo pouca coisa na tela, e como o estilo de jogo é focado em ação frenética e explosões isso fica comprometido. Pelo menos na versão de Nintendo Switch (que foi a avaliada) a fluidez do trailer não se repete e ele parece lento e travado em vários momentos, atrapalhando e muito aquela esquiva no momento certo ou mesmo um tiro mais preciso durante um tiroteio pesado.

Aí entra uma situação: corrigir queda de frames não é simplesmente editar um arquivo de texto e acrescentar a linha “setframerate=60fps“. Acredito que os desenvolvedores tem total condição e conhecimento para corrigir esse problema e melhorar a experiência do jogador, mas também sei que isso não vai vir de uma hora pra outra por uma questão chamada burocracia.

Em alguns momentos de “bullet hell” o jogo tem quedas que comprometem a experiência.

Toda atualização de jogos lançados no Nintendo Switch passa por aprovação da Nintendo e isso leva um bom tempo, então pode até ser que essa correção já exista e esteja só esperando o OK para ser lançada. Vamos aguardar esperançosos para que logo venha e possamos ter uma melhora no desempenho.

Meme do cachorro confuso dizendo "Vamos ver o que vem por aí, não dá pra saber ainda"

Veredicto: Danger Scavenger Vale a pena?

Aí vocês me perguntam: “tá, mas mesmo com esses problemas você recomenda o jogo?” Bem, SIM e NÃO.

Um jogo que exige reflexos e respostas rápidas do jogador precisa entregar um desempenho fluído, do contrário o gameplay fica comprometido. E infelizmente da forma como está hoje ele pode ser aproveitado, mas acaba se tornando injogável em alguns momentos e isso pode frustrar o jogador com bastante frequência.

Um exemplo é o vídeo abaixo onde a queda de frames durante a batalha com o chefão é gritante. Eu só estava tentando andar e acertar em alguma coisa sem tomar dano, sendo impossível traçar qualquer tipo de estratégia ou entender o que estava acontecendo nesta hora. Só restava torcer pra dar tudo certo (e nesse momento felizmente deu). 

O meme “I have no idea what I’m doing” se aplica aqui, mas no fim das contas deu certo.

Espero logo poder voltar aqui nesse review e dizer que saiu a correção, a taxa de frames ficou estável e a experiência está incrível, recomendando 100% a todos, afinal Danger Scavenger é um jogo muito bom, divertido, com muito potencial e que mesmo com seus defeitos eu gostei muito e jogo pelo menos uma run praticamente todo dia – isso que nem joguei o modo co-op local ainda.

Agora vocês vão me dar licença que eu preciso vasculhar uns prédios e explodir alguns robôs. Até mais!

Desenvolvido pela StarDrifters e publicado pela Forever Entertainment, Danger Scavenger está disponível para Nintendo Switch, PS4, Xbox One e PC.

A Forever Entertainment gentilmente nos cedeu uma cópia da versão do Nintendo Switch do jogo para ser avaliada e para a live que fizemos lá na Twitch.

Prós e contras:

Prós:

  • Visual lindo e arte caprichada;
  • Boa variedade de estágios;
  • Muitas opções de armas e itens;
  • Possibilidade de mesclar itens (craft);
  • Gameplay diferenciado para cada personagem;
  • Ótima trilha e efeitos sonoros.

Contras:

  • Queda de frames constante atrapalhando o ritmo do jogo;
  • Controles confusos e falta de opção de mapeamento;
  • Dificuldade alta.

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Fmrbass

Fã de Zelda e adepto da Nintendo desde que se conhece por gente. Fora um Atari e um Mega Drive, todos os seus outros consoles foram Nintendo. Nunca teve um Playstation ou Xbox (e nem pretende ter), já que nunca viu motivo pra isso.