Dandara, Dandara, Dandara, Dandaraí ♫ – É do Brasil!
Durante toda a minha vida gamer eu jamais imaginei que o mercado estaria tão receptivo para desenvolvedores brasileiros. Isso era surreal, improvável de acontecer. Jamais imaginei também que eu seria dono de um site de games e estaria escrevendo sobre um jogo feito por brasileiros! É meus caros, o mercado de games mudou muito e isso é ótimo!Nós aqui da redação tivemos a oportunidade de receber uma cópia do jogo Dandara, desenvolvido pelo estúdio Long Hat House e esses mineiros sabem muito bem o que estão fazendo! O jogo foi lançado para as plataformas mobile e também para Nintendo Switch, sendo que a versão que recebemos é de Nintendo Switch e nos baseamos nela para confeccionar esse artigo.
Um Metroidvania de Respeito
Para quem ainda não consegue essa subcategoria, os jogos Metroidvania tomam como inspiração os jogos da franquia Metroid e Castlevania, sendo que possuem um apelo muito forte no quesito exploração e, pra potencializar ainda mais essa questão, contam com um mapa enorme, interligado e com locais inacessíveis, que só poderão ser alcançados com a obtenção de certos itens ou upgrades.
Dandara representa muito bem essa subcategoria! O mapa é enorme! Caramba! Enorme mesmo! Cheguei a me perder diversas vezes, mesmo tendo o auxilio de um mapa no jogo que pode ser consultado a todo instante. Por vezes você chega em um ponto especifico com várias rotas para escolher, sendo que você não faz ideia de qual a rota correta a seguir, então você escolhe uma delas na esperança de ser a errada e que seja curta, pra você retornar ao ponto de escolha e tentar outro caminho, que também deve ser o errado. Eu prefiro pensar assim, pois se eu escolher o caminho correto, logo de primeira, eu terei que fazer um enorme caminho de volta para os locais errados, para explorar cada canto. O foda é que você segue até muito longe, pensando estar no caminho certo e quando vê, voltou por outra porta para o ponto anterior de escolha dos caminhos. Hahahahaha É de deixar o cara louco! Sabe o que é pior? É muito divertido isso! Você explora e explora, vai tentando sobreviver seguindo pelo caminho escolhido e pode voltar para o ponto de inicio, com aquela sensação de:
Puta Merda mano, eu não faço ideia do que fazer aqui!
Além de seguir essa formula consagrada dos jogos Metroidvania que a gente adora, Dandara também conta com upgrades e itens novos, que normalmente estão lá na casa do caraleo, depois de você revirar o mapa do avesso, xingar a mãe de cada um desses mineiros malditos da Long Hat House e já ter morrido uma porção de vezes no game. As vezes a raiva é tanta que dá vontade de pegar o próximo voo para Minas Gerais só pra dar na cara desses desgraçados! Mas daí você encontra o item e, caraleo, é muito recompensador! O que era ódio se transforma em um sentimento de “Sou foda“, um sentimento de superação e novamente você abre o site para consultar o valor e horário do próximo voo pra Minas Gerais, só pra dar aquele abraço gostoso desses desgraçados da Long Hat House! É muito amor envolvido! ♥
Visual
Eu não sou um cara chato pra visual de jogo não. Cresci jogando Atari, então minha imaginação é bem fértil quando se trata de games. Se eu vejo um ponto branco seguindo na direção de uma trave eu consigo até imaginar a marca da Fifa nessa bola de futebol! Mas Dandara nem precisou disso! Cara, que jogo lindo! Putaquepariumente lindo! Eu fiquei impressionado com a qualidade dos sprites e, por diversas vezes, eu parava para analisar o cenário, os detalhes e sempre me surpreendendo a cada tela nova que aparecia. Realmente é digno de elogios o capricho na arte do game!
Um detalhe bacana é quando você muda de tela, atravessando uma porta. A heroína Dandara fica suspensa no ar e se inicia uma animação onde seu corpo gira, se contorce e segue adiante! Uma caraleada de sprites ali! Sério, ficou muito foda! Você nota que os caras não pouparam esforços e fizeram a lição de casa. Aí você abre o site novamente e já quer comprar aquela bendita passagem pra Minas Gerais! Eles que me aguardem!
O cenário é possui o mesmo capricho, sendo muito detalhado e lindo. Temos vários temas de cenário durante o game, conforme você avança as coisas ao redor mudam e seguem uma linha de raciocínio muito bem elaborada, que fazem todo sentido na trama do game. Os inimigos também merecem destaque, são bem feitos, se movem de maneira fluída e por vezes você os xingará como se não houvesse amanhã! Cumprem bem o papel de serem seus inimigos.
Outro detalhe visual importante, sem falar das referencias mineiras que o game possui e homenagens a artistas brasileiros no jogo, são os bosses! Caraleo! São enormes e lindos! Porra! Se liga nessa imagem, de um boss que você encontra no jogo e que vai te dar uma bela surra, até você aprender seus padrões e conseguir derrotar esse sem vergonha de cosplay do M Bison:
Gameplay e Audio
Logo nos segundos iniciais você é apresentado, de maneira simples e direta, ao modo como a nossa heroína Dandara se movimenta pelo cenário. Eu vou dizer que achei genial, uma ideia muito boa mesmo e que trouxe uma cadencia ao jogo que eu não imaginava ser possível quando comecei a jogar. Você precisa escolher uma direção e pressionar o botão para que Dandara projete se até a plataforma que você escolheu. Ela se move em linha reta, sendo que essa pode ser movimentada 360°, mas que não lhe permite seguir andando em frente, um passo de cada vez, como estamos acostumados nos jogos metroidvania. Você normalmente seguirá movimentos diagonais e, a cada segundo, sua velocidade de resposta melhora! Logo você estará se movendo tão rápido que será gratificante notar que você já dominou os controles do game.
Atirar é muito fácil também, segue o mesmo padrão da movimentação, ou seja, uma liberdade incrível que lhe permite estar sempre preparado para atingir um inimigo ou destruir um projétil que tenta lhe acertar a cabeleira! Tudo muito fluído, não tenho uma reclamação sequer sobre a movimentação da personagem e o modo de combate! Acertaram em cheio e aí você já abre o site do novamente e compra aquela passagem, bem, vocês já sabem né?
As músicas do jogo também são perfeitas! Casam com a ideia de solidão que o jogo lhe transmite, você sozinho na porra de uma caverna enorme, com sons ambientes te dando aquela vontade de sair correndo dali, aquela sombra que vai crescendo ao fundo, parecendo que vai te engolir, ou seja, uma agonia que te impele a seguir em frente, em busca de um objetivo que você não faz ideia do que seja, mas que certamente é melhor do que ficar ali, sozinho, se cagando de medo!
O Vero e o Dito
Ah Visio, você não vai falar da história da Dandara, seu significado na cultura brasileira e a porra toda? Eu não! Essa informação está em cada canto da internet e só trouxe uma discussão desagradável pra cima desse jogo que é uma obra de arte! Eu quero mais é jogar e não vou ficar alimentando essa discussão não.
O jogo é foda! Comprem, joguem e vejam vocês mesmos o que esses mineiros foram capazes de criar! Não encontrei um pão de queijo sequer durante o jogo, o que eu achei mancada dos caras, mas pode ser que estejam lá, só esperando eu acessar a sala correta para ser agraciado com esse presente.
Dandara é o jogo certo para você que curte uma boa aventura, para você que quer testar suas habilidades em um game que vai te transportar para um mundo magnifico de solidão e superação! É o jogo que consegue resgatar o melhor do subgênero Metroidvania, de uma maneira que vai impressionar a cada tela, tanto na fluidez do game, quanto no capricho da equipe por detrás dessa obra!
Parabéns a galera do Long Hat House! Conseguiram! O jogo é foda pra caraleo e merece estar ao lado dos games AAA das grandes desenvolvedoras! Pra você que estava em dúvida se vale ou não comprar o jogo, se você leu esse artigo, não deve ter mais dúvida alguma, afinal, eu nem consegui me conter e cada palavrão saiu o fundo do meu coração, que gosta de xingar pra mostrar o quanto está empolgado com algo! Podem comprar sem medo!