analisa sm

2 Join Analisa – Sonic Mania (Nintendo Switch)


Depois de trazermos aqui as primeiras impressões acerca de Sonic Mania, por pedidos da torcida resolvemos trazer uma análise mais completa do jogo.

Sonic Mania chegou cercado de expectativas, afinal era a promessa de retorno da franquia às origens (entenda-se “lançar um jogo bom depois de muito tempo”). Apostando na nostalgia e no saudosismo, a Sega deixou o Sonic Team trabalhando em Sonic Forces e entregou Sonic Mania nas mãos de desenvolvedores independentes e fãs da franquia. Teria ela feito a escolha certa?

A resposta é: SIM. Apesar de ter suas falhas, SM é excelente e traz tudo o que a galera queria: fases rápidas, correria, chefes marcantes e principalmente: SONIC GORDINHO, PORRA!!!

Você não leu errado, o ouriço obeso e mudo, ao qual nos acostumamos na era 16 bits está de volta fazendo aquilo que deve: correr, pular, pegar argolas e libertar animais. Nada de cutscenes com diálogos horríveis e nem aquela infinidade de personagens. É Sonic, Tails e Knuckles, cada um com suas habilidades já conhecidas: correr, voar e planar, respectivamente. Essas habilidades inclusive tornam as fases diferentes conforme o personagem escolhido. Knuckles, por exemplo, atravessa paredes e com isso tem acesso a áreas que Sonic e Tails não chegam, aumentando assim o tempo de gameplay. No caso do querido Equidna vermelho ainda existem fases inteiras dedicadas só pra ele. Olha que moral, hein?

DMw9dREUQAE3MrR

Sonic Mania traz aquela velha premissa: Dr. Robotnick (Eggman é o cacete) conseguiu uma nova forma de poder e quer usar junto com as esmeraldas pra acabar com tudo. Corra e pegue tudo antes que ele consiga o que deseja, senão a casa cai.

Em se tratando de um jogo cujo foco é a nostalgia, não poderíamos deixar de ter fases clássicas, como Green Hill Zone, Chemical Plant e Flying Battery, só pra citar algumas e não tirar a graça do jogo. Todas possuem uma característica bem interessante: o primeiro ato é praticamente idêntico ao original e no segundo o level design é completamente novo, trazendo um ato inédito. Ao final de cada ato nada de passar em plaquinhas e terminar a fase, prepare-se que sempre haverá um chefão. Isso quebra um pouco do andamento do jogo, mas ao mesmo tempo é uma boa oportunidade de aproveitar chefes antigos em novas situações.

DHT9CVZUwAAnc-C

Falando em andamento, Sonic Mania tem um defeito: algumas fases são longas demais e acabam se tornando cansativas. Não é raro morrer com o tempo acabando, coisa que nos jogos de Mega Drive acontecia poucas vezes. Isso em parte é culpa dos vários caminhos existentes nas fases, que podem lhe levar ao final mais rápido ou demorar mais. Outra parte da culpa é justamente dos chefões citados anteriormente, já que as batalhas raramente se resolvem rápido. Se chegar com mais de 7 minutos no chefe, pode se preparar pra estourar o tempo e começar de novo, o que é bastante frustrante.

DMw-w1tUEAEtApP

Mas afinal, Sonic Mania é só correria e matar chefão? Não, tem fases de bônus e modos diferentes também.

São dois tipos de fases de bônus: a primeira é acessível encontrando as argolas gigantes escondidas pelas fases. Nessas o objetivo é correr atrás de um OVNI que carrega uma das esmeraldas do Caos. Essas fases são inspiradas em Sonic CD e trazem um visual em Mode-7 que lembra muito F-Zero.

DMw-fYUV4AEb4we

Detalhe: ao finalizar o jogo não é preciso jogar tudo novamente pra pegar as 7 esferas do dragão esmeraldas. Cada vez que você rejogar a Green Hill Zone o argolão estará lá (é o mais fácil e rápido de acessar no jogo) e você pode jogar novamente o bônus. Se pegar a esmeralda é só retornar e fazer de novo para tentar pegar a próxima, e assim sucessivamente. Portanto existe a possibilidade de jogar com o Super Sonic já na primeira fase (e acredite, ele facilita bastante a jornada).

DMw98LcUQAYKvLZ

A segunda é ativada ao passar com 25 argolas nos postes de checkpoint. Elas trazem as fases de Sonic 3 & Knuckles onde o objetivo é pegar todas as bolas azuis. Ao completar a fase você ganha uma medalha, que pode ser de Prata ou de Ouro se conseguir Perfect (pegar todas as bolas e também as argolas, em um dos objetivos mais pornográficos já vistos em um jogo do Sonic).

DMw9R8fVQAAd-9c

Conforme a quantidade de medalhas obtidas (tanto faz se são de ouro ou prata) um novo modo é liberado:

DMxCUvWVwAA9rmX

Blue Spheres: libera as fases de bônus das bolas azuis.

Mean Bean: traz o jogo Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine, onde você pode jogar contra o computador ou um amigo.

DMw9GWdUIAAQs9X

D.A. Garden: permite que sejam tocadas as músicas do jogo.

DMw87YsVwAEqhpy

Também são habilitadas em um Slot separado – onde não é possível salvar o jogo, alguns segredos:

DMw7x-nVwAAWgRo

Debug Mode: o clássico modo que acompanha Sonic desde seu primeiro jogo, favorito da galera da zoeira.

DMw-KZYUQAADkij

(você caiu no gemidão do Sonic)

Sonic Ability: Permite trocar a habilidade de Sonic, com as seguintes opções:

  • Mania: Em Sonic Mania você tem uma nova habilidade: durante o pulo se apertar novamente o botão de pulo, Sonic já cai rolando no chão, uma espécie de “Spin Dash” acionado no ar.
  • CD: A mesma habilidade de Sonic na versão CD: ao segurar pra cima e o botão de pulo ele começa a carregar a corrida. Um dash sem spin.

DMw7J1CUMAAPehJ

  • 3&K: Em Sonic 3 & Knuckles ao apertar duas vezes o botão de pulo Sonic faz um ataque em forma de raio.

DMw7UOXUIAAeKZq

Nenhuma dessas opções muda radicalmente o gameplay, é mais uma forma de trazer a galera da nostalgia pra perto.

Modo “& Knuckles”: Lembra daquele meme onde incluem vários nomes de jogos e no final temos “& Knuckles”? Então, a Sega resolveu entrar na brincadeira e liberar esse modo, onde um Knuckles lhe acompanha (mesmo se você estiver jogando com o próprio, serão dois na tela).

DMxCNd8UIAENbU5

A trilha sonora segue o padrão Sonic de qualidade, com músicas muito boas e que grudam na cabeça. São trilhas que surfam pelo eletro-pop-rock-funk-soul-euro-disco-and-knuckles dos anos 90. Os sons de argolas, de perda de argolas, poste de checkpoint, tá tudo lá praticamente intocável. ATÉ A MALDITA CONTAGEM REGRESSIVA QUANDO O AR TÁ ACABANDO vem te assombrar nesse jogo. As trilhas dos chefes são outro destaque, seguindo uma linha mais pesada com uma bateria mais marcante, parece que propositalmente pra ditar o ritmo da luta. Destaque para  a trilha do Metal Sonic, sensacional.

Os chefões são bem variados, trazendo desde batalhas clássicas (desvie e acerte em uma parte que não tem espinhos), corridas onde o objetivo é desviar de  objetos e que servem de entrada para uma batalha clássica, uma espécie de prelúdio da luta e ainda inimigos que precisam ser derrotados com ajuda do cenário (essa é uma dica sutil pra um dos chefes que normalmente o pessoal apanha quando vai jogar, então fiquem atentos. De nada.).

DMxBjLUVQAAGbP3

DMw9knbVoAA6As3

“Mas e depois de jogar tudo isso, terminar o jogo com todos os personagens e pegar todas as esmeraldas, que que eu vou fazer com o jogo?”

Olha, sorte a sua que o jogo só é vendido em mídia digital, senão minha resposta não seria tão educada, mas vamos lá. Sonic Mania ainda tem dois modos pra quem curte correria:

Time Attack: faça seu melhor tempo e tente ficar entre os primeiros no ranking mundial.

Competition: Modo existente desde Sonic 2, coloca dois jogadores para ver quem chega primeiro no final da fase. Modo totalmente offline e pode inclusive ser jogado com os Joy cons separados.

Com todas essas opções é possível perder muitas horas jogando Sonic Mania, principalmente se considerarmos que ele tem aquela coisa de jogada rápida, na fila do banco, ou até mesmo no ônibus. Pá-pum, 5 minutos e já dá pra aproveitar, sem precisar dedicar horas e horas a fio.

Sonic Mania foi claramente feito para os fãs do ouriço, mas pode agradar a qualquer um que goste de um jogo simples com a pegada dos 16 bits. Foi legal o respeito pela franquia que foi trazido nesse jogo, o que só me deixou empolgado para a chegada de Sonic Forces, em meados de Novembro.

DMxA4ihVQAASO47

DMxAmmMUMAAyrey

Detalhe nos óculos, um exemplo de segurança.

Que seja o retorno memorável do Ouriço, e que o único mascote que conseguiu rivalizar com Mario possa ainda ser a estrela de muitos outros bons jogos.

Aproveito pra dedicar essa análise ao nosso parceiro, leitor e amigo Ivo Ornellas, que tá sempre aqui participando e ficou curioso pra saber mais sobre o jogo após ver nossas primeiras impressões a respeito.

Fã de Zelda e adepto da Nintendo desde que se conhece por gente. Fora um Atari e um Mega Drive, todos os seus outros consoles foram Nintendo. Nunca teve um Playstation ou Xbox (e nem pretende ter), já que nunca viu motivo para tê-los.

  • hbeira

    Eu duvido que o Sonic Forces vá superar o hype do Sonic Mania. 😛

    • fmrbass

      Também duvido, mas não perco a esperança. Gosto muito do Sonic.