bannersm

Primeiras Impressões – Sonic Mania (Nintendo Switch)

E a Sega acertou em cheio. Ao apelar pra nostalgia ela conseguiu trazer o que todo fã de Sonic (ou pelo menos a maioria) gostaria de receber: um jogo simples e que remetesse aos grandes clássicos do Mega Drive.

DHUIqIoUMAATUU4

Logo ao iniciar o jogo você já recebe um balde cheio de referências ao ouvir o “SEEEGAAAA” clássico. Mas em seguida vem uma tela lhe mostrando que aquilo é uma lembrança e o que você está jogando é algo novo. E é nessa montanha russa que mescla o novo e o antigo que Sonic Mania se baseia: a primeira fase é a clássica Green Hill Zone. Ok, mas dessa vez ela não parece tão clássica assim, tem elementos novos, caminhos alternativos e um cenário de fundo bem diferente do que estávamos acostumados. Diria até que me lembrou um pouco Donkey Kong Tropical Freeze, mas posso estar exagerando por estar tomado pelo saudosismo. A “nova” fase traz uma roupagem diferente mas que não parece uma colcha de retalhos. Tudo flui e você não percebe onde é novo e o que é velho, ambos se fundem tão bem que só alguns elementos muito diferentes chamam atenção. Ou seja, funcionou.

DHUGNIEUMAAJ0Ll

A trilha sonora é outro detalhe – e que por sinal sempre chamou atenção em Sonic. Misturando temas clássicos com novas melodias (novamente esse conceito aqui) o jogo agrada e muito aos ouvidos (recomendo jogar usando fones).

Dessa vez aquele bando de amigos do Sonic ficou de fora. Temos Sonic, Tails e Knuckles. Só. Cada um manteve suas habilidades dos jogos do Mega Drive (correr pra caralho, voar e planar, respectivamente) e isso dá uma dinâmica bem diferente ao jogo. Passear com Tails pela Green Hill Zone, por exemplo, é uma experiência fantástica que nunca foi possível anteriormente. Knuckles já deu uma de bicão nos Sonics 2 e 3 (lembram do cartucho que encaixava no outro?), mas faz sua estreia nas fases do primeiro.

D_Q_NP_159425-MLB25461177074_032017-H

As fases de bônus (uma das marcas da série)  continuam escondidas. Ao passar com 30 anéis por um poste é possível jogar uma das fases das bolinhas, de Sonic 3 & Knuckles:

DHT_owzUwAAFj1r

Mas também existem argolas gigantes espalhadas pelas fases que te levam para um estágio completamente novo, emulando efeito Mode 7 e dando a impressão de estar jogando com o Sonic em uma pista de F-Zero. O objetivo aqui é alcançar um OVNI que está carregando uma das esmeraldas:

DHT8X3uVYAADkTa

Mesmo que o visual pareça o mesmo dos 16 bits, basta um olhar um pouco mais atento pra perceber que há muita coisa diferente. Sprites novos, animações mais fluidas, detalhes nos cenários, muita coisa foi refeita.

DHT9YkpU0AAvNa1

DHT9PE4UIAAh9FF

E aqui o ponto pra Sega: ao contrário da Nintendo, que proíbe seus fãs de desenvolver jogos-tributo, ela foi buscar um fã e trouxe-o para trabalhar no novo título: o programador australiano Christian “The Taxman” Whitehead. Esse maluco recriou Sonic CD DO ZERO, mostrou o projeto pra Sega e eles adotaram aquela versão, sendo comercializada em diversas plataformas. Ele ainda ficou responsável pelos ports dos outros Sonics para Smartphone, e com o resultado alcançado ele foi chamado pra trabalhar no novo título. Ou seja, Whitehead é a prova de que na Austrália tem muito mais do que coalas, cangurus, bumerangues e Crocodilo Dundee.

crocodile-dundee-001

“ISSO é uma faca”

Logicamente um projeto desse porte não ficaria na mão de um único desenvolvedor, então os estudios HeadCannon e Pagoda West foram convidados a participar do projeto supervisionado pela Sega of America (nada de Sonic Team aqui).

sonic_mania_devs

A equipe de desenvolvimento (foto: Jovemnerd.com.br)

Em uma análise inicial, Sonic Mania entrega o que prometeu: saudosismo, novidades, referências, muita correria e a diversão característica dos jogos da era dos 16-Bits.

DHT9CVZUwAAnc-C

É uma referência atrás da outra, resta saber se isso é uma tática pra mascarar algum defeito do jogo ou se é pra agradar os fãs.

DHUGCjZU0AE52QM

Eu até agora não consegui descobrir, mas vou fazer o sacrifício de continuar jogando e talvez encontre essa resposta.

(Essa análise foi feita com base na versão do Switch, mas Sonic Mania já está disponível também para aqueles outros consoles genéricos que tentam ser um PC meia boca. Aliás, falando em PC, o pessoal da Master Race vai ter que aguardar até dia 29/08 para poder aproveitar o jogo devido a um pequeno atraso no desenvolvimento ¯\_(ツ)_/¯).



Você que curte Sonic, games antigos, os jogos clássicos, a era de ouro dos videogames e gostaria de reviver a experiencia original, jogando seus jogos direto no console, não deixe de visitar nosso parceiro não sexual, a Over Game Retro!

Com ótimos preços e itens raros à venda, o acesso ao site é uma viagem no tempo! Acesse e se surpreenda!

parceiro-modeloover

Fã de Zelda e adepto da Nintendo desde que se conhece por gente. Fora um Atari e um Mega Drive, todos os seus outros consoles foram Nintendo. Nunca teve um Playstation ou Xbox (e nem pretende ter), já que nunca viu motivo para tê-los.

  • Visio

    Baita artigo! Muito bem relacionado com o que era e o que se tornou, consigo entender bem o que foi melhorado apenas lendo o artigo.
    Quero muito jogar esse game! Assim que der vou comprar, mas vai demorar umas duas semanas ainda, até lançarem a versão de PC… =/
    Fiquei muito feliz em saber que esse game está sendo bem recebido pela comunidade num todo, é realmente o que esperamos de um jogo do Sonic.

    • fmrbass

      E olha que foi uma análise preliminar do jogo, muita coisa ficou de fora.

      Um exemplo é uma batalha de puyo puyo em um dos chefes. Criativo demais.

      Baita jogo, vale muito a pena. Bem que podia sair pro 3DS também

  • hbeira

    Nada de Sonic Team? D:

    • fmrbass

      Nada, mas te garanto que não fez falta nenhuma. A equipe foi competente e respeitosa no tratamento com o personagem (mais até do que a própria Sega algumas vezes).

  • rockman

    Muito bom mesmo, comprei o game para ps4 e não me arrependo a cada fase a cada boss enfrentado é uma surpresa =D.

    • fmrbass

      O boss final do sonic 2 já na green hill zone foi pra jogar a referência na cara do capitão América

  • Alexandre Francisco

    Comprei o game, mas não consigo joga-lo por mais de 10 min que já to de saco cheio. Não sei se gostei dele tanto assim. Mas é indiscutível que o jogo é maravilhoso. Esse vai ser um marco na historia do ouriço

    • fmrbass

      Se fosse cinza e dirigido pelo snyder tu estaria endeusando o jogo.

      Sem zoeira agora, tem fases que realmente são muito chatas, mas o resultado geral é muito bom. Honra o legado dos 16 bits

  • Parece ser interessante o game, apesar que nunca fui lá um grande fã do Sonic, penso que se for comprar este game seria depois de ver uma analise do Sonic Forces que tá chegando, ai decidiria qual dos dois levaria.

    OFF: Crocodilo Dundee! Ainda espero uma continuação dos filmes antigos ou um reboot quem sabe hehe! Marcou minha infância assim como Sonic..ops, não SAnic não marcou..kk

    • fmrbass

      Sonic forces chega em Novembro e se vier na mesma pegada vai ser um jogo fodão. Tô curioso pra ver.

  • Ivo

    Esse é uma baita jogo mesmo, quem viveu aquela época de Sonic vai amar e até digo que não viveu nada disse vai adorar o mesmo jeito. Realmente acertaram em cheio com esse jogo e espero que saí mais jogos nesse estilo. Excelente texto e prévia dele! Não deixa de comentar que achou dele em um todo! ValeuuuU!

    • fmrbass

      Valeu mais uma vez, Ivo. Não sei se vai rolar um “impressões definitivas”, já que eu acho que ficaria muito repetitivo e parecido com esse, mas QUEM SABE não role um vídeo de Unboxing da edição de colecionador? 😉