banner shump

Top 10 Shoot ‘em up

Olá pessoal Rockman aqui e hoje trago à vocês um top 10 de um dos meus gêneros favoritos que é o shoot ‘em up ou, popularmente e carinhosamente chamado de, jogos de navinha.

Tudo começou em 97 quando ganhei meu segundo videogame que foi o super nintendo e acabei conhecendo o fantástico game Sonic Wings ou ocidentalmente conhecido como Aero Fighters. Desde então venho jogando muitos games do gênero e hoje venho compartilhar com vocês alguns títulos, lembrando que essa é a minha opinião, se você acha que tem algum jogo de navinha que ficou fora deste Top 10 não esqueça de deixar sua opinião nos comentários, mas chega de enrolar vamos ao Top 10 Jogos de Navinha!



10° lugar – Exerion

295494-exerion-nes-front-coverComo esquecer, mesmo sendo um curto período de tempo, o primeiro contato com jogos de nave? Exerion exerceu muito bem seu papel de jogo apelão do NES. Em Exerion você controla uma nave onde pode se movimentar pela tela toda e os inimigos vem descendo até atingirem o solo, jogo clássico apenas faça pontos para passar de nível.

 




9° lugar – Summer Carnival Recca 92′

reccaCara, este game mau dá pra crer que foi feito para o NES, o titulo pode te enganar um pouco, mas este carinha quase frita o processador do NES de tanta coisa que tem na tela, quase puxando para um bullet in hell.

 




8° lugar – Gradius III

2363858-snes_gradius3Gradius é o clássico da Konami onde temos uma visão lateral da nave, diferente do clássico formato dos jogos de nave, mas é um jogo e tanto, com dificuldade acentuada, porém equilibrada. Algumas horas de dedicação e você já pode terminar o game. PS: o Konami Code pode ser seu melhor amigo neste jogo

 




7° lugar – Ikaruga

dc_2347Um dos tantos títulos de jogos de navinha para o SEGA Dreamcast no melhor estilo Touhou, este game se aproxima de um bullet in hell, ou seja, tiro pra tudo quanto é lado. Agilidade e uma boa memória são requisitos básicos para encarar este game, pois provavelmente a tela que você mais vai ver aqui é a de GAME OVER.

 




6° Lugar – Aero Fighters

aero-fighters-usaAh o que falar de Aero Fighters ou simplesmente Sonic Wings, o melhor game de shoot em’ up para SNES tendo vários personagens,  cada um de pais diferente, o game é muito competente no que ele propõe, com certeza você terá horas e horas de diversão.

 




5° lugar – The Raiden Project

RaidenProjectPSXcheapboxTeve seu inicio nos Arcades, mas seu grande destaque foi no Playstation 1. O jogo segue a mesma receita dos renomados shooters da época, a velocidade dos disparos inimigos e o bom uso dos power-ups era o que mais atraía o publico a jogar esta pérola dos jogos de navinha.

 




4° Lugar – DoDonPachi

other-consoles-46235-11343023758O SEGA Saturn resolveu mostrar sua capacidade de processar um jogo de nave com a qualidade dos arcades. DoDonPachi é simplesmente o jogo mais insano que você verá para esta plataforma! Você vai morrer e morrer e morrer e morrer e morrer até pegar o jeito, pois estamos falando de um legitimo Bullet in Hell, acha que é capaz de encarar este aqui?

 




3° Lugar – Radiant Silvergun

saturn-1329515098Uma obra prima dos shooters. As naves aqui são únicas, diferente dos demais shooters da época, certamente os chefões aqui também são únicos e incríveis , apelando para cenários bem construídos. Você não vai se arrepender de jogar esta masterpiece.

 




2° Lugar – Galaga Legion DX

13103_11601Avançando algumas gerações temos Galaga Legion DX, o reboot do clássico do Arcade e NES. Aplicando a mesma forma de movimentar a nave, apenas para a esquerda e direita, enquanto enfrenta chuva de inimigos. Galaga Legion DX traz toda essa nostalgia numa roupagem nova, vale a pena conferir.

 




1° Lugar – Giga Wing 2

Gigawing 2 (Capcom) [NTSC-U]

Simplesmente a MASTERPIECE do Dreamcast, pelo menos para mim, com várias naves e um gameplay eletrizante! Gigawing vai te dar a mesma experiência que os arcades ofereciam. Velocidade, power-ups, chefões incríveis, para mim este jogo é perfeito, está mais que recomendado se fosse para dar uma nota a ele para mim é GOTY hehe.

 




Bom fica ai este top 10, o que vocês acharam? Acham que deixei algum game de fora? Nos deixe saber qual a sua lista dos jogos de navinha, compartilhe conosco suas experiências com este gênero deixando seu comentário. Eu vou ficando por aqui, até a próxima!

  • Visio

    Vim aqui só pra ver se o fuderoso Sonic Wings estava na lista. Hahahaha

    Bela lista alias, eu já joguei muito mais jogos desse estilo do que jogo atualmente. Acho muito divertido.

    • rockman

      Sempre acaba me divertindo visio, gastei muita ficha em fliperama jogando giga wing hahah

  • Alexandre Francisco

    Eu ainda acho que deveriamos fazer um jogo Bullet Hell baseado no Rio de Janeiro.

    Tirando isso, eu não joguei nem metade dos jogos desse artigo. Eu sou muito ruim nesses joguinhos, mas eu curtia GALAGA, o primeiro. Mas não era bom, mesmo assim.

    • rockman

      Lex recomendo bastante o legions se tiver a chance de jogar =D

  • Amigão, levem isso como um feedback para fururas postagens: Na moral… Se tem certeza que Shmup é um dos seus gêneros prediletos? Pq a impressão que dá é que vc jogou uns 20 só na vida e divididos em 3 consoles, quando deveria ter jogado uns 20 ou 30 de “cada console” pra poder fazer um top10. Entendo que é um top pessoal, mas mesmo assim, fraco demais. Faltou jogar mais, pesquisar mais, e colocar no titulo que esse top 10 é seu e não do 2Join.

    • rockman

      Beleza Sabat obrigadão mano, entendi,é que dos games que joguei, dentre eles tinham vários como veritex, super turrican, thunder spirits, apenas retratei os games que mais curti, mas concordo que acabou ficando limitado apenas a 3 consoles, valeu pelo feedback o/

  • Ótimo post para relembrar ou dar aquela vontade de jogar pra valer alguns desconhecidos! Muito bom Rockman. Por exemplo. Eu fiquei muito curioso sobre esse Summer carnival Recca 92, e olha que já joguei famicom pra caralho kkkkkkkkk sempre tem algum jogo que escapa das nossas peneiradas kkkkkkkkkk
    Eu gostaria de deixar uma dica para você. Jogue PROJECT S 11 do game boy color. Eu achei ele sensacional para o portátil. tanto nos gráficos quanto música e jogabilidade. Bom, eu gostei, dá uma olhada nele, pode ser que você goste.
    Grande abraço Rockman!

    • rockman

      Opa Ulisses muito obrigado mano, a gente tenta haha, cara pode jogar tranquilo o Recca 92′ é um game que acredito que ultrapassa os limites que todos pensavam que o NES alcançava, o jogo é muito rápido mesmo. Vou dar uma olhada neste Project S 11 me parece interessante, um forte abraço!

  • Ivo

    De todos esses sem dúvida o que mais gostei e adoro até hoje é SONIC WINGS. Eu também colocar o Pulstar e NeoGeo que é fantástico. Vale também um destaque especial para Radiant Silvergun que é uma obra prima e que muitos desconhecem.
    Valeu Rockman! Grande Abraço!

  • fmrbass

    Exerion cara, meu, que jogo massa. Joguei muito no nintendinho.
    Sonic Wings foi outro que aproveitei demais, acho inclusive que foi ali que comecei a tomar gosto pelo gênero.

    Senti falta de Salamander (ou Life Force) do Nes, mas como esse é o teu top 10 e não o meu, tá perdoado.

  • hbeira

    Eric Fraga aprova este post. 🙂