raaz9d

Homem-Aranha: De volta ao lar!?? (Spider-Man Homecoming (2017))

Mais uma vez… Eu sempre penso em deixar a expectativa de lado, mas o coração sempre supera a razão! Talvez seja esperança de um tolo (grande Tolkien)! Mas o que importa é que mais uma vez fui ao cinema sem ver nenhum trailer, mais uma vez fui empolgado para assistir um dos meus heróis prediletos, e mais uma vez na pre estreia, pois tenho certeza que após o primeiro final de semana em cartaz, a internet se torna um território muito perigoso para as pessoas que odeiam spoilers!

IMG-20170706-WA0108

Antes, deixo bem claro aos leitores, que minha paixão pelo cinema é infinitamente maior que pelos quadrinhos. A maior parte de minhas análises é baseada na experiência cinematográfica, e não se determinado personagem tem a mesma quantidade de pêlos no braço que ele tem nos quadrinhos. E talvez, seja por este motivo que Homem-Aranha: De volta ao lar (USA, 2017), não me convenceu! Talvez seja pela minha idade… Será que chega um momento na vida que devemos abandonar os blockbusters e partir para o cinema iraniano?

O jovem Peter Parker (Tom Holland) volta para sua vida comum, logo após atuar ao lado d’Os Vingadores, porém, não consegue mais se enquadrar na rotina e parte para a luta contra o crime (leia-se ajudar “senhorinhas” a atravessar a rua, capturar “ladrões de galinha”, etc). Em uma dessas empreitadas, encontra com um meliante pouco casual, o Abutre (Michael Keaton), e a partir deste ponto, começa a entender que “grandes poderes geram grandes responsabilidades”.

michael-keaton-turns-down-spider-man-homecoming

Lendo este breve resumo, podemos notar um filme de herói comum, porém infelizmente não é! Apesar da energia fantástica na interpretação de Holland, Peter Parker/Aranha, parece não passar de um sidekick de Tony Stark (Robert Downey Jr.)! Decepcionante para quem cresceu com a serie do Homem Aranha que passava nas televisões brasileiras da década de 90! Triste ver uma roupa totalmente tecnológica criada pelas Indústria Stark, assim como é lamentável um Flash Thompson que lembra muito esses youtubers cheios de ódio que povoam a rede mundial de dados (chamar alguém de bobo deve dar medo nos adolescentes de hoje em dia)! Talvez o Abutre seja um ponto forte do filme,  e assim seria com o Aranha, se ele não ficasse tão preso ao Universo Marvel (Tony Stark)! Um garoto de 15 anos com superpoderes precisa de um vilão que ele consiga lidar, e esse é o papel de Keaton (o cara já foi morcego e hoje é abutre). Muitos acertos, porém, como filme, parece que não funciona muito bem! As “piadinhas” da Marvel já não surtem efeito em mim, e apesar de ter mostrado os dentes durante o filme, eu esperava muito mais. Não existe empatia com Peter! Temos que buscar na memória os detalhes para ficar mais próximo ao nosso protagonista.

robert-downey-jr-spider-man-homecoming

Jon Whatts devia estar em modo automático quando dirigiu esta película. Parece que a SIRI (essa mesmo, que fala com você no seu smartphone) dirigiu o filme! Não temos nada que seja tecnicamente surpreendente!

No mais, o de sempre: piadinhas, Stan Lee, cenas de luta “maneiras”, mais piadinhas, toneladas de referência, piadinhas, muita historinha de adolescente, um final muito “meia boca” e é claro, cenas pós créditos!

Resumindo: Se você tem a idade do Tom Holland, creio que vá gostar do filme, agora se você tem a idade do Jon Whatts, ou mais, não espere muito! Numa escala de 0 a 10, dou um 6. Muito melhor que os (esquecíveis) Homem- Aranha de Marc Webb, porém, tecnicamente muito abaixo dos filmes dirigidos por Sam Raimi (exceto o lamentável Homem Aranha 3).

Cinema, Games, Montanha, Longboard, Bike Indoor, BODYPUMP e BODYCOMBAT!

  • Paulo Jr

    Tive a oportunidade de assistir nesta segunda dia 10/07.

    E achei uma filme “ok”, mas não gostei.

    Esperava melhores combates e um enredo mais elaborado independente da fidelidade com os quadrinhos ou não.

    Tive a impressão de assistir um Pequenos Espiões com o homem aranha.

    • Gabriel Frank

      Exato! O filme é bom para minha filha! Talvez seja maneiro para quem gosta da serie ULTIMATE, quando o Peter é bem jovem! Foi divertido, mas está longe de ser ótimo e mais longe ainda ser o filme que eu esperava!

  • Alexandre Francisco

    Achei que o filme seria melhor. Ele nao é ruim, longe disso. Mas ele é bem chatinho. As piadas sao brm infantis (ok, ele é um filme infantil), o uniforme tecnológico do Aranha é chato demais é o Tony Stark é um Deus ex Machina fodido que incomoda demais. A atuação é boa, em sua maioria, as batalhas são mal aproveitadas , sem falar que ver o Homem-Aranha escorregando em cima de um avião quando o principal poder dele é grudas nas coisas foi um experiência unica hahahahaha. Eu daria uma nota 7