analisa mk8

2 Join Analisa – Mario Kart 8 Deluxe (Switch)

E a Nintendo conseguiu se superar: manteve a fórmula do já excelente Mario Kart 8 e conseguiu melhorar o que já era ótimo. Mas o que tem de novidades afinal nessa nova versão trazida para o Switch? Confiram com a gente!

Ao anunciar o Nintendo Switch no final do ano passado, algumas cenas do trailer de apresentação chamaram bastante atenção de todos: Havia um Mario Kart muito semelhante ao de  Wii U, porém com personagens e veículos diferentes, além de poder carregar dois itens. Ficou a dúvida se seria um novo jogo ou um remaster de MK8.

Acabando que nem um, nem outro: Mario Kart Deluxe não é uma simples releitura de Mario Kart 8, tampouco trouxe novidades o suficiente para ser um Mario Kart 9. Vamos dizer que seria um Mario Kart 8.5.

O foco da Nintendo dessa vez foi corrigir os poucos erros do jogo lançado para Wii u, com destaque para o battle mode, que merece um parágrafo solo:

Battle Mode

Se antes MK8 pecou pela falta de arenas, no switch temos 8 cenários distintos pra sentar o dedo e se divertir MUITO com a galera. Cada cenário tem suas particularidades e um deles possui gravidade menor, portanto seu carro dá pulos mais altos.

ddr88xmsley0vfhr5pud

O destaque pra mim fica por conta da pista Urchin Underpass, baseada na famosa arena de Splatoon. É tinta pra todo lado e com aquela trilha sonora que já conhecemos bem.

Os modos

Além das pistas novas, tivemos a inclusão de novos modos, que são:

  • Baloon Battle: A famosa briga pra estourar balões. Quem terminar com mais pontos é o vencedor.
  • Coin Runers: O objetivo é correr feito louco juntando o maior número possível de moedas.
  • Bob-omb blast: Esqueça o tiro e a porrada, aqui todo item é bomba. Ganha quem fizer mais pontos.
  • Shine Thief: Se o Sr. Gru queria ficar famoso roubando a Lua, aqui vence quem roubar o Sol e ficar mais tempo com ele
  • Renegade Roundup: o famoso “polícia e ladrão” é meu modo preferido. Os “puliça” correm atrás dos bandidos com plantas piranha e tem que mandá-los para a prisão. Aos bandidos, resta fugir e tentar abrir a prisão pra soltar os parça. É disparado meu modo favorito, já que além de ser ALTAMENTE DIVERTIDAMENTE FODÁSTICAMENTE HILÁRIO ainda tem isso: UMA FUCKING PIRANHA PLANT COM GIROFLEX. Caras, eu queria dar um abraço no cara que teve essa idéia, gargalhei demais quando vi pela primeira vez.

maxresdefault (1)

Personagens

MK8 Deluxe trouxe de volta personagens de edições anteriores, como King Boo, Bowser Jr. e Dry bones e também incluiu os personagens do DLC lançado pra Wii U (Link, Villager, Isabelle, Dry Bowser, Mario Tanooki e Cat Peach – além dos Yoshis e Shy Guys coloridos). Estreando no ramo de corridas temos os Inklings, cada um com três opções de cores. Ainda há também um personagem a ser desbloqueado: Gold Mario. Não vamos dizer como libera ele pra não estragar a brincadeira. Se desconsiderarmos as variantes de cores temos 42 personagens. Sabem o que isso significa, né? É a resposta para a vida, o universo e tudo o mais.

Veículos

Novamente, foram mantidos todos os veículos da versão anterior e ainda trouxeram de volta o Koopa Clown e incluíram dois veículos baseados em Splatoon, o Splat Buggy e o Inkstriker. O primeiro parece uma lambreta com tinta, enquanto o segundo tem o aspecto de um vibrador com rodas.

MK8DX_Koopa_ClownMK8DX_Splat_BuggyMK8DX_Inkstriker

mario-kart-8-deluxe-novidades-5( ͡° ͜ʖ ͡°)

Novas Mecânicas

Mk8 Deluxe foi feito com muitas mudanças na parte mecânica do jogo. Técnicas como “Fire hop” que eram muito populares foram retiradas dessa versão, mas não ficou por aí:

  • Houve a inclusão de um ultra turbo, um terceiro estágio de drift que parece te dar o mesmo impulso de um cogumelo.
  • Double item box: agora é possivel carregar dois itens simultaneamente na corrida. Isso muda MUITO as estratégias, tanto no campo defensivo quanto no ofensivo. O jogo já era um campo de guerra, agora virou uma carnificina total. Salve-se quem puder.
  • Smart Steering: um novo modo de direção pra auxiliar os iniciantes. Ao escolher essa opção o seu kart ficará com uma anteninha na parte de trás, que te auxiliará a não sair da pista. Quase um piloto automático, porém com o ponto negativo de fazer o carro correr menos, senão ficaria fácil demais, não?
  • Auto Aceleração: o nome é auto explicativo. Economiza dedo e botão. ( ͡° ͜ʖ ͡°)²
Compatibilidade com Amiibo

Agora os amiibo de Animal Crossing e Splatoon também dão roupas para os corredores Mii. Qualquer amiibo da série é compatível, porém só há um modelo disponível de uniforme para cada jogo.

Além de tudo isso já citado, tivemos também mudanças nas categorias de personagens, nos atributos das partes dos karts e até inclusão de itens novos. Não vou nem entrar no mérito da melhoria das imagens e do desempenho, já que não gosto de me apegar a aspectos técnicos, mas o jogo roda a 1080 nativos na Dock e 720p no modo tablet.

Sei que o anuncio da versão vitaminada de MK8 deixou o visio tirando a cueca pela cabeça muita gente desapontada, já que era esperado um Mario Kart novo. Eu particularmente defendo a ideia que Mario Kart 8 era a versão definitiva da série e que poderia ser tranquilamente mantida apenas com DLC de pistas e modos de batalha, mas além de “relançar” um ótimo jogo ainda conseguiram incluir novidades que me fizeram voltar a jogar no Switch algo que eu já tinha jogado exaustivamente no Wii U, então é ponto pra Nintendo nesse caso.

Agora vocês vão me dar licença, mas tem uma Mirror Cup me esperando. Vejo vocês na linha de chegada!

Fã de Zelda e adepto da Nintendo desde que se conhece por gente. Fora um Atari e um Mega Drive, todos os seus outros consoles foram Nintendo. Nunca teve um Playstation ou Xbox (e nem pretende ter), já que nunca viu motivo para tê-los.

  • Ivo

    Muito legal saber sobre esse novidades do MK8 Deluxe. Na verdade a única que faltava no MK8 do WiiU era um Battle descente. Acho que o último Battle legal que joguei foi no GC o Double Dash. Achei que poderia colocar um novo pack com pistas novas, que acha? Não custava nada né?! E trazendo mais pistas clássicas de outros MK´s.
    Mas de resto, quero muito jogar esse versão DELUXE. Excelente texto!
    Valeuuuu!

    • fmrbass

      Valeu pelo comentário Ivo!

      A sensação é de que ainda há espaço para novas adições, tanto de pistas como de personagens ou veículos.
      Novas pistas para o battle mode seria legal e tecnicamente possível, resta saber se a Nintendo vai agir nesse sentido da mesma forma que fez no Wii U.

      Tendo qualidade e um preço justo, qualquer conteúdo é bem vindo.

  • Visio

    Teve bastante mudança no game, mas ainda estou torcendo por um MK9 para o Switch.
    Gostei dos modos, espero que sejam bem divertidos.

    • fmrbass

      Desapega rapaz, se entrega, curte a vibe…

  • A Nintendo é imbatível neste estilo. Ótimo texto. Mas cara… suas tags contém “vibrador” e “cueca”, acho que a Nintendo não vai gostar disso. ^_^

  • Thália Ariane

    Muito coerente seu texto. Acho engraçado justamente porque a nintendo no wii u fez seus consumidores comprarem as dlcs e no switch receber de mão beijada. Uma vantagem obviamente… É coisa a menos para pagar em uma segunda vez, porém poderiam ter feito uma atualização em vez de cobrar na primeira versão do mk8.
    Ficou bem bonito o modo batalha. Criaram vergonha na cara kkkkk e concordo por em ser Mario Kart 8.5
    Fizeram o que poderiam ter complementado no Wii U, mas uma pena não terem visto assim anos antes 🙁

    • fmrbass

      Aí eu já olho pelo lado da Nintendo: se eles lançam o mesmo Mario Kart sem as DLCs no Switch ia todo mundo cair de pau. Logico que seria possível mudar isso, seria só dar as DLCs de brinde pra quem já tivesse comprado no Wii U e vinculasse o mesmo NNID no switch.

      O modo batalha está sensacional, realmente criaram vergonha e arrumaram o estrago que fizeram no wii u naquela que pra mim era a única grande falha do jogo.

      O importante é que estão de olho e tentando acertar ao máximo no switch. Bola pra frente.

      Obrigado pelo seu comentário, temos outros posts insanos por aqui, fiquei à vontade pra comentar neles também!