foofighters-foofighters

Foo Fighters (1995): o primeiro álbum

Foo Fighters é uma banda de rock americana formada pelos ex-Nirvana: Dave Grohl e Pat Smear em 1995. Seu nome é uma homenagem ao termo “foo fighter“, usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs, fato que o vocalista e líder da banda, Dave, é fã. A banda é um imenso sucesso e das bandas da década de 90, é uma das poucas que segue firme e forte sem alterações bruscas na formação. Quatro de seus álbuns ganharam o Grammy por “Melhor Álbum de Rock”. Hoje falaremos de seu primeiro álbum: Foo Fighters.

Primeiro Álbum do Foo Fighters: Foo Fighters (1995)

A banda de hard rock (ou rock alternativo ou post-grunge…) que ficaria conhecida mundialmente através de seus grandes sucessos e de seu líder carismático,  começou após o fim trágico do Nirvana (que diga-se de passagem, foi uma ótima banda!): Dave Grohl passou 4 anos como baterista do Nirvana e nesse tempo criou algumas músicas que seriam parte de seu futuro álbum. Em Abril de 1994, depois da morte de Kurt Cobain (vocalista do Nirvana), Dave muito desanimado pensava em desistir da música, mas em seguida muda de ideia e no final do mesmo ano, precisamente em outubro, o álbum começava a ganhar vida. Em uma semana (isso mesmo, UMA SEMANA!!!), Grohl gravou as faixas cantando e tocando todos os instrumentos, com exceção de uma guitarra em “X-Static” tocada por Greg Dulli (Afghan Whigs). Dave decide colocar o nome do álbum e da “suposta banda” ( era só ele que tinha gravado no estúdio!) de Foo Fighters.

Impossível falar do inicio do Foo Fighters sem falar de Nirvana. Na foto, Dave Grohl e Kurt Cobain

Com um contrato assinado com a Capitol Records, Dave decidiu montar uma banda completa e chamou: Pat Smear, membro da banda de turnê do Nirvana para assumir as guitarras; Nate Mendel no baixo e na bateria William Goldsmith, ambos ex-músicos da banda Sunny Day Real State. A banda começou suas turnês em 1995 e em seu primeiro álbum, a banda fez três singles (This Is a Call, I’ll Stick Around e Big Me).

Com um som fortemente influenciado pelo grunge do Nirvana e ao mesmo tempo querendo ser algo único, Dave começa com sua até então nova banda com o pé direito, atraindo público para a “banda do baterista do Nirvana.”

Da esquerda para direita: William Goldsmith, Dave Grohl, Pat Smear e Nate Mendel

O primeiro disco do Foo Fighters tem várias músicas mais agitadas, gritos de Dave (ainda que meio tímido) e muita guitarra (algumas músicas com pegadas dos anos 80), exceto a calma e famosa Big Me que tem um tom mais leve. Minhas músicas prediletas do álbum são Big Me, I’ll Stick Around, Alone+Easy Target e Floaty. Segue abaixo todas faixas do álbum, todas produzidas por Dave Grohl.

N.º Título Duração  
1. “This Is a Call” 3:53
2. “I’ll Stick Around” 3:52
3. “Big Me” 2:12
4. “Alone+Easy Target” 4:05
5. “Good Grief” 4:01
6. “Floaty” 4:30
7. “Weenie Beenie” 2:45
8. “Oh, George” 3:00
9. “For All the Cows” 3:30
10. “X-Static” 4:13
11. “Wattershed” 2:15
12. “Exhausted” 5:45
Duração total:
44:01

A Foo Fighters Tour, primeira tour da banda, foi de 1995 até 1996. Neste álbum temos a seguinte formação da banda: Dave Grohl – guitarra e vocal; Nate Mendel – baixo; Pat Smear – guitarra e William Goldsmith – bateria.

Você sendo um fã do rock em geral, ou do hard rock, vale a pena dar uma olhada neste primeiro trabalho da banda Foo Fighters e ver como foi o começo do que seria de um dos gigantes do rock, junto com seu líder malucão e ótimo músico…afinal, não é para qualquer um gravar um disco tocando todos instrumentos e cantando em uma semana!

 

Zanella é cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista. Encontre-o também no nerdprofeta.com

  • fmrbass

    Não consigo ler “David Grohl” sem imaginar o Chewbacca falando…
    Foo fighters é sensacional, muita coisa boa.

    Em tempo: Além de tocar e cantar no Foo Fighters, Dave Grohl (Chewbacca) ainda fez turnês tocando bateria com outras bandas (como Queens of Stone Age) e também se ofereceu pra tocar em uma reunião do Led Zeppelin. Incansável.

    • Calma rapaz…Vamos chegar lá ainda, estamos em 1995 …kkk

  • Visio

    Esperando a coletânea do Raça Negra…

    Eu nunca ouvi esses caras. Vou fazer esse esforço pra poder aumentar minha lista de músicas aqui.

    • Black Raça deixo com o Fmrbass falar…”Cheia de mania…” “Dig dig dig ê…” kkk