Banner1231

Como Jogar Muito Sem Estragar Sua Vida?

A vida atualmente corre em um ritmo frenético e a gente corre, se esforçando, alguns menos outros mais, buscando criar seu próprio ritmo, um ritmo muito particular, mas que te permita sempre seguir em frente. Quando somos mais jovens a vida nos apresenta uma quantidade limitada de oportunidades e uma grande quantidade de tempo para poder fazer de tudo e acabar não fazendo quase nada. Com o passar dos anos o tempo vai se tornando escasso e a vida nos apresenta um dos paradoxos mais comuns às pessoas que tentam se adequar socialmente: Muitas oportunidades e pouco tempo para usufruí-las.

Como a maioria de nós se considera Geek, amante de uma cultura cada vez mais em expansão, nosso tempo precisa ser muito bem gerenciado para que possamos aproveitar ao máximo nossos Hobbies, sem comprometer os outros campos necessários para sobrevivência e manutenção social. Será que os próprios jogos, que tanto nos divertem, podem nos ensinar algo quanto ao gerenciamento de tempo? Eu acredito que sim e vou apresentar alguns argumentos para divagarmos ainda mais sobre esse tema.

To do List

Em Xenoblade Chronicles (Wii/3DS) você é apresentado a uma quantidade massiva de Side Quests, mais de 400, que são justamente pequenas missões que geram recompensas se forem realizadas. Para ajudar a cumprir cada side quest o jogo te apresenta uma ferramenta poderosa chamada Quest Log. Ao utilizar essa ferramenta você pode selecionar qual Side Quest está disponível para ser realizada e focar naquela que realmente lhe interessa.

Quests

Na vida pessoal temos muito mais do que “apenas” 400 Side Quests, algumas com recompensas boas e outras com consequências terríveis. O número de Side Quests pode até ser infinitamente maior na vida real e variar muito de pessoa pra pessoa, mas o importante é notar que se faz necessário organizar e listar. Filmes, livros, séries, música, games e afins. Assim como o Quest Log em Xenoblade você precisa saber o que quer fazer. Esse é o primeiro passo.

Choose Your Destiny

Zelda Ocarina of Time, o Zelda mais cultuado até a atualidade, eleito o melhor jogo de todos os tempos por muitos jogadores que sequer jogaram o game até o final, possui um dos passos vitais para aprimorar sua capacidade em gerenciar seu tempo. Quando adulto (um jovem de 17 anos) Link passa por uma cadeia de eventos, trocas, que o levarão a obter a Biggoron Sword. Essas trocas devem acontecer de maneira sequencial, existe uma ordem e ela deve ser respeitada para que os itens cheguem no tempo certo e para a pessoa certa. O resultado é a sua grande e poderosa espada fuderosa em mãos. Nas duas mãos. Sem escudo, pois ela é muito grande…enfim, você chega ao seu objetivo e ainda de brinde tem aquela cena cômica do Goron Gigante pingando o colírio nos olhos.

Biggoron_(Ocarina_of_Time)

Aqui aprendemos que colírio faz bem aos olhos é importante criar um cronograma, sequenciar, saber qual o passo seguinte, ou seja, nada de Hakuna Matata se você pretende utilizar de maneira eficaz o pouco tempo que lhe sobra. Organizando e listando todas as suas atividades você estará habilitado a seguir para o próximo passo.

Not Enough Minerals

Pikmin é uma obra de arte em muitos sentidos, o jogo possui uma genialidade inegável, onde você deve realmente trabalhar em equipe ou, como eu gosto de pensar nesse caso, colocar a equipe pra trabalhar por você. As criaturas chamadas Pikmins são um recurso que deve ser constantemente controlado para que você consiga avançar no game. Eles são limitados e possuem diversas cores, não é fácil saber quantos de cada cor você deve selecionar para te acompanharem durante as buscas no game. Em certas situações você percebe que não possui a quantidade necessária para avançar no jogo e precisa refazer seus planos. Isso custa tempo e frustra demais em algumas ocasiões.

Pikimin-3

O segredo está em um bom planejamento de recursos, as vezes voltar se faz necessário, afinal imprevistos acontecem, mas você precisa saber quanto do seu tempo você pretende gastar com cada atividade, pois seu tempo, assim como os Pikmins, é uma fonte limitada e é preciso respeitar esse limite. Na sua lista de atividades tenha em mente que seu dia também possui apenas 24 horas. Você utiliza quantas horas pra dormir? Quantas horas no trabalho? Qual o tempo gasto no percurso até o trabalho? Comece organizando sua vida pelas suas obrigações e posteriormente, com uma quantidade de hora para lazer já definida, após a conta supracitada, vamos dividir esse tempo de forma saudável e adicionar as atividades/hobbies.

Hurry Up!

Quando fomos apresentados ao primeiro game da sério Super Mario Bros., 30 anos atrás, tínhamos um jogo totalmente feito para que o jogador seguisse adiante, com certo senso de urgência. Essa urgência era determinada por duas ferramentas importantes: O Timer (contador) e a BGM (Musica de Fundo).

O Timer basicamente te dá um prazo para cumprir o seu objetivo, nesse caso chegar até o final do stage. O relógio está estrategicamente do lado superior direito da tela, que é o lado para onde você deve seguir, que é o lado em que seu olho vai buscar com mais frequência para tentar adiantar visualmente alguns inimigos.

Mario Bros

Já a BGM está intimamente ligada ao nosso inconsciente, pois a alteração da velocidade da musica nos segundos finais acaba aumentando ainda mais seu senso de urgência. Ela serve como um gatilho cerebral para que você entenda, sem o uso de mensagens aparecendo na tela, que o tempo está no fim e é preciso acelerar seu ritmo.

Quando você inicia sua rotina, de forma organizada, sabendo que seu tempo está constantemente se esgotando, é mais que óbvio que é necessário sim cronometrar, controlar e, um fator importante, utilizar um dispositivo que informará que seu tempo está no fim e que essa atividade terá que ser finalizada. Para isso um despertador pode servir, pois estamos falando de lazer, onde temos a sensação de que o tempo passa de forma acelerada e não queremos perder o controle de nossos horários ou do contrário nem iniciaríamos esse projeto.

Are You Done, Jéssica?

Quem disse que seria tarefa fácil!? Não é a toa que existem cursos para Gerenciamento de Tempo, pois além de ser uma tarefa que exige um pouco mais da gente, ainda é necessário manter o controle, sempre, analisando cada nova atividade que surge, cada mudança, para saber se seu tempo continua sendo tão bem utilizado como no inicio do seu planejamento.

A vida está constantemente te socando, te espancando, te jogando no chão na frente de todos os seus amigos e você tem que manter a postura da imagem abaixo para seguir em frente.

Os resultados são imediatos, logo após organizar seu tempo você já consegue perceber as mudanças e cabe a você se policiar para que o planejado seja cumprido e renda bons frutos.

Posso garantir que há muito mais tempo para seu hobbie favorito do que atualmente você utiliza, apenas é preciso organizar e seguindo as dicas acima é muito provável que você encontre um ótimo resultado.

Boa Sorte!

 

Criador do Portal 2 join, ama os games! Jogando desde os primeiros anos de idade, naquela que considera a melhor fase da sua vida, quando ainda bebê, usando a famosa rotina do "come, caga e dorme". Bons Tempos!

  • Ótimo artigo! E realmente em toda nossa vida é uma correria e se não pararmos, respirarmos e assim depois prosseguir entramos em parafuso! O tempo para nós hoje parece que não é de 24 hrs e sim 24 minutos!

    • Visio

      Cada vez mais dificil mesmo! Acumulamos tarefas e compromissos, é cada vez mais complicado.

  • Alexandre Francisco

    Pensei que vc ia terminar oferencendo um curso e Gerenciamento de Tempo.
    Ja tentei me organizar, mas requer muita disciplina, e eu nao tenho essas coisas. Mas admiro quem tem, e pretendo um dia conseguir isso.

    Ótimo texto, Visio.

    • Visio

      Hahahaha Ainda não! hahahaha

  • fmrbass
    • Visio

      HAHAHAHAHAHAHAHA
      TAKIPARIU HAHAHAHA

    • Ivo

      Cara, depois que li a matéria e vi isso! Rachei de rir!
      Essa imagem sou euz na atualidade >…< hahuauhauhhuauhahuahu!!

      • fmrbass

        pior que não é nem montagem, a imagem é real mesmo… Triste vida de um desorganizado.

  • Juninho Double

    SALVE GALERA

    • Visio

      Fala Juninho! o/