0016_wallpaper

Mario Kart 7 – Nintendo 3DS

A série Mario Kart sempre esteve muito presente em minha vida, jogando desde o fucking Super Mario Kart do Snes até o lindíssimo pica das galaxias Mario Kart 8 do Wii U. Joguei todos à exaustão, com exceção do Double Dash de Game Cube, me divertindo com amigos e parentes, sempre com aquele clima de festa principalmente nos consoles de mesa. Há anos atrás, ao cogitar a ideia de comprar um Nintendo 3DS eu já sabia que um dos jogos que não poderia faltar na minha lista seria um Mario Kart. Na época nem mesmo tínhamos noticia do jogo em si, mas eu já sabia o que esperar após ter perdido muitas horas de vida jogando Mario Kart Wii. Pelo menos eu pensava que sabia. A verdade é que fui surpreendido, pois a Nintendo conseguiu fazer um console portátil rodar Mario Kart com a mesma competência de um console de mesa! Isso foi ducaraleo! Nunca tivemos essa abordagem em um portátil Nintendo antes! Comprei meu 3DS e, assim que tive condições, comprei minha cópia física de Mario Kart 7. Ao chegar em casa, com o jogo ainda lacrado, decidi aproveitar ao máximo aquele momento e foi o que eu fiz.

Curtindo o momento

Poucas coisas na vida são tão prazerosas e tão criticadas quanto o sentimento de realização ao comprar algo novo. Foda-se seu discurso sobre o consumismo! Foda-se! A maioria das pessoas trabalha pra ganhar dinheiro pra comprar seja lá o que for, sendo que nem sempre é por necessidade, mas sim pelo simples prazer de compra. Podem falar mal do consumismo, mas a sensação de você comprar algo, o sentimento de posse, de realização, aquela vontade de parar o mundo pra descer e apreciar sua conquista, isso é grandioso, é isso que move o mundo. Se para algumas pessoas isso é um problema, algo desenfreado, então elas que procurem ajuda e não venham querer nivelar todo mundo por causa de alguns casos isolados. Se virem!

A sensação de realização estava presente na sala de casa! Era uma compra simples, corriqueira, mas para um gamer apaixonado era mais uma conquista valiosa. O jogo estava novo, zerado, lacrado, lindo e pequeno, sim a mídia é do 3DS é pequena de pra caraleo, do tipo que te faz pensar se o jogo inteiro está mesmo ali compactado naquele cartucho minusculo. Ao ligar o 3DS, já com o Mario Kart 7 inserido, fui novamente surpreendido com a tela inicial e o som arrebatador do motor de um Kart acelerando. Porra isso foi foda! O que eu via na tela superior não era apenas um titulo, nem mesmo um simples ícone, era o famoso Super Mario com uma pose desafiadora, como se estive preparando um forte golpe com o Kart, olhando furiosamente para o lado esquerdo e girando vagarosamente no centro da tela. Tudo em 3D, tudo lindo demais! Eu nem acreditava que o 3DS estava me oferecendo aquele jogo naquela qualidade. Respirei fundo e iniciei o game.

large

Uma tela preta de Loading com a logo do Mario Kart 7 era a recepção mais fria que eu já havia recebido desde então. Foi só o tempo de aceitar a situação com um “ok” mental e estourar os tímpanos com a música que se seguiu. Meu fone de ouvido com o volume no máximo foi cruel e ao mesmo tempo empolgante, pois a tela mudou para o colorido habitual da série, com o Mario voando em seu Kart em um céu azul com nuvens ao fundo fazendo um sorriso escapar facilmente na face de qualquer jogador que se preze. Era Mario Kart porra! Em 3D!!!!

No menu da tela inicial, apenas 4 opções:

  • Single Player
  •  Local Multiplayer
  • Online Multiplayer
  •  Mario Kart Channel

No Single Player, especialmente no modo Grand Prix, é onde você vai receber o treinamento necessário para enfrentar o online insano da franquia Mario Kart. Mesmo para jogadores experientes é bom dar uma passada pelo menos nos campeonatos de 150CC antes de tentar o online, mas aos que desejam aproveitar o jogo ao máximo a dica é iniciar na categoria 50CC para, progressivamente, chegar até o Mirror Mode, seguindo o flow natural da série: 50CC à 100CC à 150CC à Mirror Mode.

download

Temos também as opções Time Trial, Balloon Battle e Coin Runners, todas listadas na tela inferior do 3DS, enquanto na superior você recebe um preview do que encontrará se escolher cada opção. O modo Single Player rende fácil pelo menos umas 25 horas de jogo para você conseguir todos os troféus com as 3 estrelas recebidas por fazer uma ótima corrida e chegar em primeiro. Só isso já vale o preço do cartucho, mas a verdade é que o jogo nem mesmo começou se você só jogou o modo Single Player, afinal, o foco está no multiplayer, tanto local quanto online, sendo que agora sim você encontrará desafios de verdade.

MK7 é Mario Kart e não Mortal Kombat!

Terminou o modo single player, pegou os troféus, as estrelas e agora quer derrotar a galera no modo online? Se prepare para sofrer. Estou falando sério! Tome um calmante de leve, o bicho vai pegar! É normal você encontrar pessoas em um nível muito elevado, fazendo com que você se pergunte como eles conseguem fazer isso e criando aquele sentimento de que você é apenas um novato. É fato que você encontrará toda essa dificuldade no online, principalmente se você não for jogar com amigos, pessoas normais, pois se você tentar jogar contra qualquer pessoa no mundo, worldwide, poderá encontrar pessoas que não tem vida social, que só fazem isso: Jogam Mario Kart 7 dia e noite. Não são seres transantes! Os caras vivem pra jogar! Pelo menos é essa a única explicação viável que encontrei após perder muitas corridas em ultimo lugar. Mesmo assim, MK7 tem todo o seu encanto potencializado quando iniciamos as disputas online, pois é ali que você percebe a amplitude da série, é ali que notamos a diferença entre jogar pra se divertir e jogar para competir. Não estou dizendo que você não pode ser competitivo e ter vida social, só estou dizendo que eu sou um desses que não consegue unir as duas coisas e jogo apenas para me divertir. Mentira, eu jogo pra me divertir por que me falta mesmo é capacidade! Jogue online e você também fará parte do time dos frustrados.

mario-kart-7-characters-roster

Deixando um pouco de lado a minha performance horrível no online, gostaria de chamar a atenção para os gráficos de Mario Kart 7. Incrível como eles não fazem diferença alguma no jogo, ou seja, são perfeitos! Estão ali, mas não incomodam nem surpreendem. São medianos do inicio ao fim e conseguem manter o jogo de forma fluída, afinal isso é o que mais importa em um jogo de corrida. Fica claro que os modelos usados no 3DS foram tirados diretamente da versão do Wii, o que é mais do que suficiente, principalmente se tratando de um portátil Nintendo. Quanto ao efeito 3D ele se mostra mediano, nada muito fora do normal, que pode até agradar, mas totalmente desnecessário. Aconselho mantê-lo desligado. Você encontrará um jogo visualmente bonito, com algumas pequenas falhas nas texturas, mas que passam despercebidas na hora da corrida. Perfeito!

Mario Kart Channel

Aqui está uma função interessante e que deve ser mantida nos próximos jogos da franquia para o portátil. O StreetPass funciona perfeitamente bem e você recebe constantemente Ghost’s de outros jogadores que bateram aquele seu recorde no Time Trial. A ideia é genial e muito funcional, fazendo o jogo te render muitas horas de disputas, mesmo sem conhecer quem é aquele fantasma ligeirinho que conseguiu te superar. Você recebe um alerta na tela inicial do 3DS e também na tela de titulo do Mario Kart 7, um ponto luminoso logo acima da opção Mario Kart Channel.

wifi_1229730851

Esses avisos são o suficiente para que o jogador pare de fazer tudo o que estava fazendo e tente novamente derrotar o Ghost do adversário. As informações são trocadas constantemente, via Wifi ou encontrando outro dono de 3DS com a função StreetPass de MK7 ativada. Assim não faltarão desafios e o interessante é notar que algumas rotas antes impensáveis, são realizadas com maestria por outros jogadores, o que te impele a seguir tentando até alcançar a perfeição. Somando tudo já são centenas de horas de jogo em apenas um único cartucho de MK7. Incrível!

Download and Play

Não torça seu nariz, pois dessa vez a opção Download and Play realmente funciona e faz a diferença. Você poderá jogar com mais 7 amigos usando somente uma cópia de MK7. QUE FODA! A única ressalva é que os que não possuem o cartucho só poderão jogar com o Shy Guy, só isso. É ou não é uma ótima opção?  A Nintendo fez um ótimo trabalho aqui, transformando seu jogo em uma fonte inesgotável de diversão, visando disponibilizar um ambiente competitivo mesmo aos que não possuem cópia do jogo, ou seja, é quase que seguir na contramão do lucro máximo.

ss-3ds-dual-mariokartupdatesingle-320x388

Quando a empresa lança uma DLC miserável, nos cobrando horrores por um conteúdo que já poderia estar disponível, quando essa prática nos deixa frustrados, nós temos o direito de reclamar e botar a boca no trombone, mas quando a empresa faz o contrário, quando ela acerta na dose e cria uma opção para diversão entre amigos, nós também temos o direito de elogiar, pois são esses pequenos atos que fazem a diferença. A Nintendo não é santa, sabemos disso, também conseguimos ver o que ela quer atingir disponibilizando essa opção gratuita, é claro que se trata de marketing, mas funciona perfeitamente bem e veio de modo muito completo, muito além do que estamos acostumados a receber. Parabéns!

Ainda dá tempo

Mario Kart 7 para 3DS conseguiu manter a franquia em seu nível altíssimo de qualidade, conseguiu transmitir o que eu realmente esperava de um Mario Kart. As músicas são perfeitas, temos conteúdo extra como personagens e customizações, temos um modo online robusto, um multiplayer local de qualidade inegável, temos gráficos aceitáveis sem exagero, temos diversão por um longo tempo e ainda muitas ligações com os jogos anteriores, trazendo pistas retros que são apresentadas de forma caprichada, despertando aquele famoso sentimento de nostalgia que adoramos. Não vou listar todos os itens, todas as pistas, todos os customizáveis, todos os desbloqueáveis e coisas desse tipo. É tanto conteúdo que certamente perderíamos o foco e apenas ecoaríamos o que já encontramos com facilidade em qualquer site da internet. Ao invés disso, prefiro repetir o que eu sempre digo quando me perguntam sobre Mario Kart 7:

“É Mario Kart 7, é retro, é pura competição, é Mario Kart pow, precisa saber mais que isso!?”

Lets-a Play! 



Curiosidades:

  • Esse é o primeiro Mario Kart que possui Circuitos de uma só volta.
  • Pela primeira vez, desde que apareceu na versão N64, Wario, não aparece na lista inicial. Aqui ele precisa ser desbloqueado.
  • É o primeiro Mario Kart a receber um número, nesse caso o número 7 que não significa nada. NADA.
  • Em Mario Kart 7 temos novamente a influencia das moedas na velocidade final do Kart, sumida desde Super Mario Kart (SNES), ou seja, quanto mais moedas, mais velocidade.
  • Todos os personagens possuem a capacidade de fazer uma acrobacia olhando para trás, menos Metal Mario. (Que foi criado para quem fica em último e não tem sentido ele olhar pra trás)
  • O Maldito Casco Azul não quer mais voar e, assim como seu antecessor no N64, ele vai rasteiro, fazendo de alvo qualquer Kart que fique em seu caminho.

Criador do Portal 2 join, ama os games! Jogando desde os primeiros anos de idade, naquela que considera a melhor fase da sua vida, quando ainda bebê, usando a famosa rotina do "come, caga e dorme". Bons Tempos!

  • Alexandre Francisco

    Como assim o 7 nao significa nada? É o setimo game da franquia.

    Mas é um otimo jogo. Caraca, joguei demais saporra. Sempre perdi, mas nunca disse nao pra essa perola.

    • Visio

      Hahahaha era pra ser uma piada sobre o 7 =P
      O jogo é fodástico!

  • Muito bom ele, apesar que eu acho que foi tipo uma prévia para o Mario Kart 8.

    • Visio

      Se fosse pra comparar eu acredito que seria mais correto comparar com a versão de Wii que é bem parecida.

  • fmrbass

    Peguei o 3ds mas não quis me aventurar no MK7. Acho que fiquei traumatizado com o 8 depois de correr contra o nan.

    • Visio

      Hahahah
      O Nan era um caso sério! O cara sumia no mapa. Pior fase competitiva que tive na vida… =(