?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

A Verdade sobre a Vida e morte do Cantor Péricles

Hoje, o tema é denúncia. Durante muitos anos, guardei esse segredo pra mim, mas agora vejo que é um peso grande demais para que eu possa carregar sozinho. O tempo passa, as mentiras continuam a ser contadas, as pessoas felizes acreditando sem saber o que realmente se passa, sendo enganados dia após dia, condicionados a acreditar em algo que foi lhes mascarado apenas para que a indústria continuasse lucrando. Mas a custo de que?
Mais uma vez, a mídia jornalística se cala diante de um dos maiores escândalos da história da música mundial. Como num enorme acordo, todos fingem não ver o que está escancarado em suas caras: uma fotografia crua da podridão do cenário musical brasileiro e da corrupção que nos assola em todos os níveis sociais e culturais possíveis. Essa pessoa, meus amigos, que vocês veem na imagem destacada da matéria, não é o Péricles que vocês conheceram e amaram. E digo conheceram e amaram, no pretérito, por que a denúncia é essa, meus amigos: PÉRICLES APARECIDO FONSECA DE FARIA ESTÁ MORTO!

O Fim De Uma Era

Sim, meu caros leitores, só no primeiro vislumbre dessa possibilidade, eu também ri. Também achei que fosse uma ideia ridícula, também neguei e, depois chorei em posição fetal por notar que as provas estavam ali, na minha frente, e não havia como negar. Por isso, peço que vocês abram seus olhos, libertem suas mentes e aceitem o que vou lhes contar com o mínimo de ceticismo possível, pois tudo que vão ler é baseado em anos de estudo e investigação feitos por esse que vos escreve.
Quando era mais novo, lá pelos anos 2006, eu costumava frequentar as melhores rodas de samba desse meu Brasil varonil e um grupo que sempre tocava nessas mesmas rodinhas era o Exaltasamba. Roda de samba sem o lelele das músicas do Exalta não era roda de samba que se levasse a sério. Por isso, falo com propriedade desse assunto pois sempre gostei e admirei o trabalho dos caras e, portanto, imaginem a minha frustração quando em 2011 o Thiaguinho anunciou que sairia do grupo. Foi muita tristeza. Ele acionou muito a história do grupo, e foi uma ótima segunda voz (digo segunda voz por que a estrela sempre foi o Péricles). Mas a vida segue e a gente tem que ir em frente e, como consolo, o maior vocalista da história do grupo continuaria a cantar e alegrar nossos corações. Periclão é e sempre foi a imagem do Exalta. Ele demonstrava a alma do grupo, sempre sorridente com sua voz imponente e suas camisas de botão, que eram suas marcas registradas. Porém, em janeiro de 2012, a bomba foi largada. Péricles anuncia seu novo projeto, seguiria sua carreira solo, faria algo que nunca imaginei que faria: Péricles SAIRIA DO EXALTASAMBA.

pericles 1

Depois de 25 anos no grupo, ele simplesmente deixou seus parceiros, seus sonhos, sua história, por algo tão piegas como uma carreira solo!? Não dá pra comprar essa, meus amigos! Meu instinto me disse que algo estava errado e foi aí que eu comecei a pesquisar e verificar, fuçar aqui e ali, atrás de respostas. Deixei muitas pessoas poderosas preocupadas, recebi ameaças que me pediam “gentilmente” para que eu parasse de mexer com isso. Telefonemas na calada da noite de pessoas dizendo que eu deveria tomar mais cuidado ao andar pela rua. Tweets de desconhecidos que me marcavam em notícias de desaparecimentos e “acidentes” de carros bizarros. Durante 3 longos anos, vivi com medo por minha integridade física e a de meus entes queridos, cuidando a cada esquina, a cada beco, checando todos os itens do carro a cada vez que saia de casa. Até que no final de 2015, encontrei as respostas que eu tanto procurava, e o que eu achei me deixou perplexo. Foi um momento súbito de epifania onde entendi o que queriam me dizer com “isso vai muito além da sua compreensão” e “essa verdade que você procura só vai lhe trazer dor e sofrimento”. Resolvi esquecer isso, deixei pra lá. Era algo muito pesado pra se divulgar, poderia destruir a cena da musica nacional que conhecemos. E desde então, tenho evitado falar no assunto. Mas a verdade, meus amigos, a verdade corrói você por dentro. Ela não é feita pra te confortar, te deixar em paz com o mundo. Ela serve pra te dar aquela porrada, aquele choque de realidade e te mostrar que ninguém é o que parece ser. E ela me corroeu. Me corroeu durante um longo ano, até que eu decidi que não posso mais carregar isso comigo. Tenho que contar pra vocês o que encontrei.

O Grande Truque

O que vou lhes contar agora, não é segredo. É um modus operandi bem conhecido por quem se interessa pelo mundo da música e conhece a podridão que é o Show Business desse ramo. Creio que talvez o caso mais famoso disso é o caso do Paul McCartney, ex integrante de os Beatles, que faleceu em 1966 em um acidente de carro. Como todos vocês bem sabem, a Beatlemania foi um dos maiores fenômenos musicais da história humana, com centenas, milhares de garotas loucamente apaixonadas pelos reis do iê iê iê, dispostas a qualquer loucura para ver, tocar, amassar ou, como vimos em 1980, balear os garotos da terra da rainha. Com a morte do Paul, que sempre foi o melhor Beatle, essa fonte de dinheiro secaria ou, pelo menos, diminuiria consideravelmente. E como vocês sabem, nesse mundo capitalista, nada se perde, tudo se transforma em lucros abusivos. Em tempo recorde, encontrou-se um sósia para substituir o famoso guitarrista e vocalista, encobrindo-se o acidente de carro que o matou, sumindo com as provas, subornando todos que sabiam e calando quem não aceitava suborno. Porém, nem todos se calaram, nem todos conseguiram manter aquela farsa, e por isso temos nos álbuns dos Beatles e em algumas músicas varias pequenas dicas do nosso querido John Lennon sobre o fato de terem posto um impostor no lugar do Garoto de Liverpool. Não quero me aprofundar no assunto, tendo em vista que esse assunto já foi amplamente abordado por sites sérios e de extrema credibilidade. Deixaria abaixo um vídeo que resume muito bem o ocorrido:

Depois disso, várias outras pessoas foram vítimas dessa ganância sem precedentes, como Avril Lavigne, Taylor Swift e até, mais recentemente, Wesley Safadão. O modus operandi é sempre o mesmo, e seria o crime perfeito se ele não exclui-se a alma humana e o sentimento de culpa da equação. Dificilmente alguém conseguiria manter uma vida de fachadas, e é por isso que na maioria dos casos a gente conta com a ajuda dos sósias, amigos, colegas de trabalho e familiares, que nos dão pistas do que está acontecendo, muitas vezes não revelando o caso publicamente por medo das consequências. É compreensível, tendo em vista o poder da mídia de calar cidadãos de bem. A partir de agora, vou lhes mostrar o caminho que tomei para chegar nessa conclusão. Preparem-se, pois o que vocês lerão a seguir é, no mínimo, perturbador!

O Plano Perfeito!

Péricles sempre foi conhecido por ser uma pessoa um pouco acima do peso. Isso nunca atrapalhou sua carreira, tendo em vista que sempre foi um cantor de alto nível, mesmo estando com alguns quilinhos a mais. Mas todos nós sabemos que com saúde não se brinca e que o corpo cobra, meus queridos. Mais cedo ou mais tarde, o corpo cobra. Por saber dos perigos da sua dieta de anos, Péricles sempre fez exames regulares, checando suas cordas vocais, diafragma, fígado e, principalmente, seu coração. Foi em um desses exames que ele descobriu que tinha uma condição rara em seu coração que poderia lhe fazer mal, e que eventualmente o levou a óbito: Péricles sofria de cardiomiopatia, uma doença cardíaca caracterizada pelo tamanho do coração, que fica muito grande em comparação ao de uma pessoa normal. Chega a ser poético, que o nosso grande cantor tenha falecido por ter um coração gigante, que não cabia no seu peito. Esse era o Periclão que todos amamos.

imagesUm dos sintomas daé o inchaço das pernas e barriga, algo bem visível em nosso querido e amado cantor. Ela é uma doença hereditária, muitas vezes cronica, que até tem tratamento, mas que muitas vezes exige um transplante ou cirurgia. Péricles sempre foi um cantor bem abastado, o Exalta sempre fez muito sucesso, então vocês devem estar pensando que ele poderia ter feito uma cirurgia para corrigir a situação, já que dinheiro não é problema. A questão é que era uma cirurgia de altíssimo risco, tendo em vista o peso e a massa corporal de Péricles. As escolhas eram simples: ele poderia começar um tratamento através de remédios que tentariam manter a situação sob controle, mesmo sua situação sendo bem grave, e esperar que nada desse errado e forçar a cirurgia e ter 90% de chance de não sobreviver ao procedimento. Como bom sambista, Boêmio de carteirinha e amante da vida, ele resolveu gozar a vida com o que lhe foi dado até onde seu coração aguentasse. Relatos de familiares nos contam que quando tocavam no assunto, tentando o convencer de que a cirurgia seria a melhor opção, ele dizia que “deus lhe deu um coração para que ele vivesse até quando deus achasse que fosse necessário.

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cardiomiopatia

Péricles nunca ficou muito tranquilo e sereno com toda essa situação, e muitas pessoas importantes do mundo da musica tentaram lhe convencer de tentar a cirurgia, mas ele sempre foi irredutível. Sendo assim, durante o período que descobriram sua doença, eles ficaram pensando em uma maneira de lucrar com isso, mas em todas as situações possíveis, sempre acabavam tendo um lucro menos do que teriam se ele ainda estivesse vivo. Em uma reunião da cúpula da EMI, a gravadora do Exaltasamba na época, ficou decidido que o único meio de continuar ganhando como se ele estivesse vivo seria fazer com que acreditassem que ele de fato estava vivo. Notem um detalhe: A EMI é a mesma gravadora que foi responsável pelos Beatles anos atrás. Tirem suas próprias conclusões.

EMI_Production_Music
Após essa reunião, os altos executivos passaram meses tentando convencer Péricles de que por um sósia em seu lugar seria a melhor opção. Parte do dinheiro do sósia iria para a sua família, que não ficaria desamparada se algo lhe acontecesse, sua imagem seria mantida, seu nome seria levado adiante e que tudo daria certo. Péricles achou a ideia absurda a principio, bem como seu colega de trabalho Thiaguinho, que não concordou em fingir ao lado de um sósia. Porém, a pressão foi muita, e Péricles sempre zelou muito pela família, e em Junho de 2011 ele anunciou aos seus amigos e parentes mais próximos o que aconteceria. Muitos o chamaram de louco, e ele entendia seus sentimentos. “Ele dizia que sabia que era loucura, mas que quem lhe propôs essa situação lhe assegurou que isso era feito muito mais vezes do que imaginamos. Disseram que era algo comum” disse F.A., seu amigo de longa data. “Tudo que eu faço, faço pensando em vocês. Era o que ele sempre dizia.
No mesmo mês, contrariado pela situação e não disposto a manter uma farsa em prol do capitalismo, Thiaguinho anunciou a saída do grupo para seguir sua carreira solo. Foi um choque para todos, já que o garoto galgou sua jornada baseada no sucesso do Exaltasamba. Não fazia sentido, mas agora faz. Thiaguinho estava tendo uma crise de ética, e resolveu se afastar de toda aquela situação que julgava imoral.

thiaguinho2
Os meses que se seguiram foram muito difíceis para Péricles, pois a pressão continuava. Seus companheiros de banda não estavam muito à vontade com a ideia da troca do vocalista por um sósia. Um deles me disse na época, em uma conversa pelo telefone: “era muito estranho ver ele (Péricles) chegar no ensaio e aquele cara (sósia) no canto, observando e imitando os trejeitos dele. A gente se sentia mal, como se estivéssemos fazendo algo de ruim, vivendo uma farsa. A gente sentia muito medo do que poderia acontecer quando alguém descobrisse. Pra ele, não faria diferença, já que ele provavelmente não estará mais aqui. Mas pra gente, pode ser o fim da nossa carreira”. Foi essa situação que fez Péricles pensar em seus companheiros e suas respectivas famílias e anunciar em janeiro de 2012 sua jornada na carreira a solo. Vocês compreendem como tudo faz sentido, quando visto pela luz da verdade? Nunca que os dois vocalistas deixariam seu grupo de coração por motivos banais, mas era muita pressão que eles estavam sofrendo. Péricles por estar doente e passando por toda essa situação e Thiaguinho por ver seu companheiro sofrendo e tendo que fingir que nada aconteceu. Eu também sairia do meio dessa confusão se fosse eles.

A Morte Do Ídolo

Tudo estava planejado, armado, esquematizado, só esperando o dia em que algo desse errado, esperando o dia em que o coração guerreiro do nosso amado Péricles resolvesse parar de bater e que o plano finalmente tivesse que ser posto em prática. O que eles não esperavam é que esse dia fosse chegar mais cedo do que eles imaginavam.

uti
Na madrugada do dia 10 de agosto de 2012 Péricles estava fazendo um show na quadra da Escola de Samba Grande Rio em Duque de Caxias e sofreu o que foi chamado de um desmaio. Péricles foi levado para a UTI do Hospital Quinta D’or durante a madrugada e “saiu” na terça-feira, dia 14, sob alegação de ter uma infecção. A questão, meus amigos, é que o nosso querido Péricles NUNCA SAIU da UTI por que ele faleceu devido a sua condição cardíaca. Quem saiu, foi o sósia já vivendo na pele do cantor. Acompanhem comigo: quem é internado na UTI por causa de um desmaio? E quem desmaia por uma infecção? Normalmente, infecções são seguidas de dor, mas não de desmaios. Agora, se algo der errado com o seu coração, meu amigo, você cai. E isso pode ser visto como um simples desmaio pra quem tá de fora. Isso é, no mínimo, controverso. A questão é que tudo deu certo, o plano perfeito havia sido executado com perfeição, como em um show de mágica, ninguém notou o que havia ocorrido diante dos seus olhos. Mas nem tudo são flores.

http://extra.globo.com/famosos/pericles-desmaia-em-show-e-internado-5763358.html

A Dor Da Mentira

Infelizmente, não sabemos o nome do sósia que hoje em dia se apresenta como Péricles. Pode ser que ele fosse apenas um indigente qualquer, ou um grande fã do cantor, ou talvez alguém tão atolado em dívidas e problemas que viu nessa situação a possibilidade de uma vida melhor, mesmo que não fosse a sua vida. A questão é que, em uma pesquisa na internet você encontra vários sósias do cantor, alguns até com vozes parecidas. Mas esse sósia em especial, foi o nosso trunfo.
Como eu havia lhes dito anteriormente, o único erro desse plano é sempre excluir o fato humano da equação. Somos seres baseados em emoções e, portanto, muito imprevisíveis a longo prazo, e com o sósia não foi deferente. De um tempo pra cá, ele vem dando dicas do que está acontecendo, em letras de música e em fotos de divulgação. Veja algumas dessas provas a seguir.

(Todas as musicas e fontes podem ser encontradas no YouTube. Deixa de ser preguiçoso)

Musica DOIS RIVAIS: Essa letra nada mais é do que uma declaração do sósia ao original. Nessa musica, ele tenta contar como está difícil essa manter essa situação:

“Eu não consigo mais olhar pra gente e enxergar nossa razão
Acho que erramos o caminho, fomos pela contramão”

Nota-se claramente em trechos da musica, que o sósia estava pensando em jogar tudo pro ar na época. essa musica é de 2015:

“E o que era inabalável hoje vive por um triz
Não há forças pra continuar porque…”

“Percebi que quanto mais tentamos
Mas nos machucamos sem nos importar
E a única saída é terminar”

Terminar, Periclão? Você realmente esteve tão perto de por um fim em tudo, mas não conseguiu? Pode deixar tranquilo, eu faço isso por voce.

Musica OLÁ (LINDA VOZ): Essa musica é cantada pelo filho do Pericles Original. Ela fala basicamente do orgulho do filho em relação ao ícone que o pai se tornou. Nela podemos ver como ele acha romântica a ideia de um sósia levando adiante o legado do pai, mas também deixa claro que sente a falta do pai e que o sósia ameniza um pouco essa situação.. Podemos notar isso claramente na estrofe

“E Eu Te Perdi De Vista
Mas Vejo Sua Conquista
Isso Ameniza A Falta Que Você me Faz
Estou Te Esperando
Continue Sonhando
Estou Logo Atrás”

Musica MELHOR EU IR: Essa musica é do Thiaguinho, cantada pelo sósia. Nele, o compositor mostra que tenta se reconciliar com o sósia, mas é difícil olhar pra ele e não lembrar do seu companheiro de anos que faleceu. Notem:

“Foi tão difícil ter que enxergar Que tudo isso foi ilusão Todo esse tempo eu perdi em vão É difícil ter que aceitar Meu coração, ele não deixa não…”

“Que talvez a gente se encontrou na hora errada
Eu pensando em amor, você pensando madrugada
E agora a gente não consegue dizer nada
vim dizer adeus
Talvez a gente se perdeu pelo caminho
Mesmo do seu lado eu me sinto tão sozinho
E agora a gente não consegue dizer nada
além do que adeus (eu vim dizer adeus)…”

Musica FINAL DE TARDE: Essa talvez seja a mais descarada de todas. essa musica é uma declaração de culpa gigante do sosia. Olhem esses trechos que estavam na sua cara e voce não notou:

“Eu não tô legal, essa noite quase não dormi
Tá custando pra ficha cair
Que você não vai voltar pra mim
Luto pra esquecer, mas é impossível não pensar
Toda hora pego o celular, na esperança de nem sei o que
Tento disfarçar me engano e vou tentando acreditar
Meu semblante não esconde, o olhar fica distante
Perco a fome chego até ouvir tua voz
Na cabeça passa um filme sobre nós
A garganta da um nó
Dá vontade de gritar
Te implorando pra voltar
Num final de tarde, tudo se mistura
A saudade invade, chama por você, por você
Mais que uma vontade, chega a ser loucura
O meu corpo arde em chamas por você
Por você
Tento disfarçar me engano e vou tentando acreditar
Meu semblante não esconde, o olhar fica distante
Perco a fome chego até ouvir tua voz
Na cabeça passa um filme sobre nós
A garganta da um nó
Dá vontade de gritar
Te implorando pra voltar
Num final de tarde, tudo se mistura
A saudade invade, chama por você, por você”

Viram!? Chega a ser gritante. Essa musica é o atestado de culpa do sósia. Não tem como entender a musica de outra maneira depois que voce descobre o que aconteceu.

Outra coisa: Voces ja viram o traje do “Pericles” na gravação do DVD Sensações? Olhem esse traje:

1400x1400bb

Quando vi pela primeira vez, lembrei das fotos do diagnostico de miocardiopatia do original. Vejam essa representação:

img_miocardiopatia_2_3

Lilas e rosa. Olhem como as cores se encaixam.  É muita coincidência.
Outra coisa que sempre me chamou a atenção são as imagens promocionais do Péricles. Vejam algumas:

img-480235-o-carinho-de-pericles-em-show20130208191360359382

péricles-site-oficial

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

16711829_1253223188059073_3071898285347791475_n

Acabou virando até piada. Mas o que eles não sabiam é que eles haviam decifrado o que é um dos maiores segredos da musica nacional.

Bom, pessoal. Eu poderia passar a noite aqui mostrando letras de musicas e fotos para vocês. Mas a minha parte ja está feita. Eu queria expor a verdade, e não convencer todos. Meu compromisso termina aqui. Agora cabe a vocês acreditarem no que desejarem, e seguirem seus corações atrás de mais provas do ocorrido, se quiserem. Lembrem-se: A verdade sempre vem a tona….

Games sempre foram minha paixão. Quadrinhos são um amor antigo. Cinemas são uma nova amizade, porém verdadeira. Filho, tio, irmão, cunhado e namorado, minha vida se define em 4 letras: Nerd!

  • fmrbass

    Eu ainda acho que isso é parte de um plano maior: ele vai engolir o Arlindo Cruz e o Jorge Aragão pra atingir sua forma final: PERFECT PÉRICLES

    • Alexandre Francisco

      Ai foi que o barraco desabou…

  • Vixi…Será que Teodhoro and Sampaio passam por algo assim também???

    • Alexandre Francisco

      Investigaremos, meu amigo. Investigaremos…

  • Visio

    Baita artigo Lex! Gostei demais da construção dos argumentos, ficou perfeito!
    Se o Péricles não estiver morto, depois de ler esse artigo eu acredito que deveria morrer pra tudo fazer mais sentido.