Banneeer

Nintendo Switch Lançado às Pressas?

Nada de artigo amigável aqui não! Hoje eu estou procurando confusão, vou falar do queridinho do momento: Nintendo Switch. Só que eu não vou entrar na tal ladainha de especificações técnicas e aquele monte de conteúdo que todo mundo está produzindo no momento, sem sequer sabermos o resultado final disso, levando em consideração que a Nintendo consegue fazer milagre com seus hardwares como ninguém. O que vou propor hoje é uma analise do lançamento do console, uma analise que procura entender o que levou a Nintendo a lançar o Switch já no mês de março. Erro ou acerto? 

Mudanças 

Nintendo anunciou Zelda, exclusivo para Wii U e adiou o mesmo diversas vezes até que, por fim, anunciou o Zelda como não sendo mais exclusivo para Wii U e que não verdade seria lançado simultaneamente pra Wii U e Nintendo Switch. Uma palhaçada desgraçada, mas tudo bem. Ou não! O Wii U sempre esteve muito carente de lançamentos de peso, pois foi mantido, na sua maioria, por jogos da própria Nintendo. Para preencher a lacuna tivemos dois remasters de Zelda para o Wii U, sendo eles Wind Waker e Twilight Princess, bem no estilo tapa buracos, para ajudar a manter o console com lançamentos constantes de jogos. Até aí tudo bem.

zelda-breath-of-the-wild

Agora quando pensamos que o tal Zelda exclusivo Wii U foi adiado ao ponto de ser lançado com o console seguinte da Nintendo, bem, quando pensamos nisso, não temos como não ligar uma coisa com a outra. Zelda adiado até a data do lançamento do Switch ou Switch adiantado para acompanhar lançamento do Zelda? Aqui eu acredito que as duas coisas aconteceram, mas não estavam planejadas desde o inicio. Adiar Zelda é normal já, desde Ocarina of Time sempre há essa de adiar o game, porém adiantar o lançamento de um console é mais difícil de se contornar, por isso normalmente não acontece ou se acontece não sabemos. Você precisa estar ciente de que apresentará o produto com menos conteúdo do que se ele fosse lançado mais adiante. E foi o que aconteceu com o Switch.

Apresentação Pífia

Foi no dia 13 de janeiro, nunca esquecerei essa data (se o google continuar existindo pra sempre). A Nintendo se preparou para um evento onde mostraria enfim seu novo console o Nintendo Switch. Todo mundo estava de olho nesse anuncio e esperávamos o maior número possível de informações sobre o console. Foi uma apresentação foda de assistir, foda de tão medíocre, tão simplória e dava a impressão de que o pessoal não estava convencido do que estava sendo apresentado ali. Caramba Nintendo! Tem que chegar com tudo nessas apresentações e causar uma boa impressão!

nintendoswitch-hardware00-1_2n9j

É pensando nessa apresentação que eu comecei a verificar na possibilidade de a Nintendo ter adiantado o console. Ela apresentou o Switch basicamente com Zelda. O Zelda do Wii U que foi adiado. O Zelda foi e será o maior titulo de peso do console por um bom tempo. Isso não chega a ser ruim, mas você percebe que pela primeira vez a Nintendo deu uma de Sony e quer nos vender um console sem jogos, apenas se baseando em promessas. Levando o histórico da empresa com o Wii U, esperávamos um argumento bem mais convincente, do tipo:

“Olhem nosso novo console, ele é híbrido e tem essa caralhada de jogo pra vocês jogarem já no começo. Não será igual ao Wii U e sua biblioteca limitada. Temos jogos. Venham.”

O que vimos foi basicamente um:

“Olhem nosso novo console, ele é híbrido e roda Zelda do Wii U em melhor resolução, apesar de sempre afirmarmos pra vocês que gráficos não são tão importantes, dessa vez esse é o principal motivo pra você comprar nosso novo console. Você vai jogar Zelda mais bonito no Switch do que no Wii U. Teremos mais jogos no decorrer do ano, mas precisamos lançar o console agora, pois não dava mais pra investir no Wii U. Venham.”

Switch

Acaba por criar um sentimento de que o console foi lançado às pressas para cobrir o Wii U e aproveitar o lançamento do Zelda. Tudo junto. Me parece um adiantamento, pois o console não está com os jogos prontos, estão apenas sendo produzidos e nem sabemos se realmente virão ou quando efetivamente virão, se serão cancelados, se as thirds vão abandonar o barco igual fizeram com o Wii U, ou seja, um lançamento prematuro, pois existem muitas lacunas para se preencher.

Marketing Agressivo

Velho, a Nintendo está investindo tanto no Marketing do Switch que chega a dar medo. Sabe quando alguém tenta te convencer de algo a todo custo ao ponto de você desconfiar da pessoa? Eu estou nesse impasse. A Nintendo está atacando de todos os lados, isso é ótimo sim, eu estou adorando ver essa postura, mas eu me pergunto se isso é só marketing ou uma corrida contra o tempo. Não só a Nintendo querendo manter o Hype e te convencer das vendas, parece que a intenção é:

Vamos focar nos pontos positivos do console e vender a ideia em si, pois jogos não teremos pra oferecer. Então, foco no marketing pro console.”

id202749_1

Novamente a falta de jogos acaba que por criar um sentimento de não estar pronto, é como você vender um carro que tem apenas um posto de gasolina que atenda esse modelo de veículo e o resto dos postos ainda precisam se adaptarem para que o dono do carro possa abastecer lá. É a venda na contramão. Um caminho inverso. A Sony fez isso e deu certo, afinal o legado do PS3 era muito forte, vendeu por hype, mas a Nintendo precisava um pouco mais, pois o Hardware que a Nintendo produz é feito para os seus jogos, logo, o melhor argumento seria uma boa lineup, mas não usaram isso. A Nintendo não usou seus jogos, seu melhor produto, pra nos convencer da compra. Afinal, ela não tem o que nos mostrar, pois o console pode ter sido lançado às pressas.

Conclusão

Não tem como concluir nada nessa caralea. É só um monte de ideias do que poderia estar acontecendo com o lançamento do Switch, mas não temos nada mais que argumentos. Uma teoria que se baseia basicamente no estranho momento em que o Switch está sendo lançado. Vamos torcer para que a Nintendo continue justificando nosso dinheiro, com bons jogos, pois essa Nintendo que tenta me convencer de comprar um console sem jogos não é a que eu esperava ver em 2017. Pra isso já temos a Sony. Bola pra frente Nintendo! Reverta a situação, traga mais jogos urgentemente para o Switch.

Criador do Portal 2 join, ama os games! Jogando desde os primeiros anos de idade, naquela que considera a melhor fase da sua vida, quando ainda bebê, usando a famosa rotina do "come, caga e dorme". Bons Tempos!

  • Marcelo Watanabe

    Acredito que não será o mesmo caso do Ps4 e Xbox One. De cara, já devo fazer a compra do Switch com Zelda e Bomberman. Amo a Nintendo, mesmo tendo os demais consoles (PS4, XOne, Ps3, Ps2, Ps1, Wii U, Wii, 3ds, New 3ds e um pc para jogos). Ele sempre me ver divertir, com produções voltadas para minha diversão. A Sony e a Microsoft sempre me passaram uma visão narcisista de suas produções enquanto a Nintendo me passa a impressão de sempre se esforçar para me surpreender com algo novo.

    • Adriano Francisco

      Valeu pelo comentário Marcelo. Torcemos para eu estar enganado e confuso com tudo isso, espeto que a Nintendo dê a volta por cima e recupere a relevância dos anos 80 e 90.

  • Esse Switch é uma bosta… me vê dois pra viagem, por favor!
    kkkkkkkkkkkk

    Eu concordo com tudo que vc falou. O lançamento parece muito desesperado e prematuro. A última empresa que fez um troço desses não produz mais hardware. Né SEGA? Saturn sendo destruído pelo Dreamcast, abraços!
    Ao mesmo tempo, vc viu que em Janeiro agora o NES Classic passou o Wii U em número de vendas do mês?
    https://www.destructoid.com/the-nes-classic-outsold-the-wii-u-in-january-419266.phtml
    É foda, mano. Os caras precisam vender, talvez eles não estejam fazendo no tempo errado. O que mata mesmo é que o anúncio meia boca e a falta de jogos complicam muito, como vc bem falou. E outra, fizeram mistério demais, eles deveriam ter anunciado isso antes e foda-se se alguém tentasse copiar. Daria tempo de outras empresas ficarem interessadas em desenvolver/portar conteúdo.
    Mas enfim, agora não dá pra mudar o que aconteceu. Que faça sucesso e a gente continue tendo a Nintendo na contra mão das rivais e tentando inovar.

    • Adriano Francisco

      Está difícil mesmo. Eu sei que não vamos nos decepcionar com a compra do console, afinal é Nintendo e terá Zelda, Mario e etc.
      O fato é que poderia ser muito melhor, principalmente a lineup.

  • fmrbass

    Discordo de 90% do texto (os outros 10% eu não li por preguiça).

    Eu sempre tive a impressão de que o Wii U foi lançado às pressas, tanto que nem a Nintendo soube como utilizar os seus recursos (inclusive havia feito um post no falecido somosnintendo.com falando sobre isso). Foi a impressão de um console tapa buracos pra compensar as baixas vendas do wii na reta final e do 3ds no início. Mais um motivo pra isso é justamente que a Nintendo não sabia como trabalhar com texturas em HD e demorou bastante pra lançar seus principais jogos.

    Já no caso do switch eu acho que está sendo bem diferente, já começando pelo fator marketing: geral MASSACROU o marketing do Wii U falando que foi malfeito, agora a Nintendo tá naquela de “então tá, querem marketing, pega aí ó, marketing pra caralho. Não gostou? Mais marketing então, até se cansarem e comprarem esse treco”. O fato de investir tanto assim eu vejo por um lado positivo: é sinal de que a Nintendo sabe o que tem nas mãos e tá fazendo de tudo pra deixar isso bem claro pra galera, pra depois ninguém reclamar.

    Quanto ao Zelda, bom, esse já é um jogo que vende consoles naturalmente, e o foco da Nintendo não é em “você poderá jogar Zelda com gráficos melhores” e sim “você poderá jogar Zelda EM QUALQUER LUGAR e com gráficos e sons melhores”. O enfoque é a portabilidade que o console proporciona, não a capacidade técnica dele. Além do mais, a maioria dos consumidores da Nintendo compra seus consoles pra jogar Zelda, então nada melhor do que já sair do forno um pacote com os dois, assim mantém a galera entretida enquanto os novos jogos não chegam.

    Sobre a apresentação do dia 13/02, acho que foi válida, bem feita e com o hype mantido lá em cima até a última hora. O problema é que o hype tava MUITO ALTO, e aí ninguém consegue superar uma expectativa dessas. Mas foi uma apresentação mais pra dizer “ó galera, estamos ligados e vamos descer a lenha nessa caralha agora, então se preparem que aqui é só pra mostrar tecnologia do controle, o pau vai comer depois.

    Eu ainda acho que o Switch era pra ter sido lançado no ano passado, e aí sim teria sido feito às pressas, mas foi adiado pra esse ano justamente pra amadurecer um pouco mais a ideia e o marketing. Justamente o contrário do wii u: seguraram o prejuízo, não se afobaram e esperaram pra lançar quando realmente estivesse tudo pronto, e não pra ver se conseguiam melhorar números de vendas.

    em tempo: a Nintendo poderia ter lançado mais jogos de peso junto com o console, mas pra que se arriscar a queimar todos os cartuchos agora e depois ficar em um período de marasmo? Não podia se dar ao luxo de cometer o mesmo erro do Wii U e ficar um tempão sem seus lançamentos, mesmo que vendessem bem no início, mas e na meia vida do console, como ficaria? Tem que saber dosar a energia, não adianta correr feito louco e ficar sem folego na metade do trajeto.

    (mas que 1, 2 switch foi de foder, isso foi)

    • Adriano Francisco

      Pois é, os argumentos contrários são esses mesmo, tudo pode ser visto com as duas óticas, mas eu li tudo o que você comentou e concordo com vários aspectos, tanto que eu cito os pontos positivos no artigo.
      Quanto ao hype é fato que o hype foi criado pela própria Nintendo, vimos como ela trabalhou isso ano passado, mantendo tudo em segredo, revelando coisas a conta gotas, então era absolutamente normal esse hype e se a empresa não soube apresentar o console ela não soube entregar o conteúdo da maneira correta ou não tinha nada de concreto para apresentar que atendesse a expectativa criada.
      Essa história de poupar energia só é válida se você tem uma ótima lineup. Agora, com uma Lineup ruim dessas usar a justificativa de que tem de poupar energia pra não gastar todos os jogos de uma vez não dá. Está claro que não tem o que mostrar, apenas trailers, igual a concorrência faz e os próprios Nintendistas criticam. Isso não tem como negar.
      O fato do console ser híbrido é um diferencial fudido, mas mesmo assim teremos duas versões de Zelda, uma para Wii U e outra pra Swtich, com melhorias gráficas, ou seja, só a portabilidade não justificava. É a Nintendo mostrando que os gráficos farão sim a diferença na hora da venda e mesmo assim lançando console abaixo da capacidade da concorrência.

      • fmrbass

        Cara, quando foi falado pela primeira vez em NX já tinha gente imaginando um console que poderia ser controlado usando a mente. Galera viaja nas idéias, isso a Nintendo não tem como controlar e com o Switch não foi o contrário. É o mesmo que criar uma puta expectativa por causa da foto da mina do tinder e na hora ela ser um bagulhão que tem bafo. A culpa é dela por ser assim ou sua por imaginar que ela fosse completamente diferente?

        Sobre a Lineup, acho que aí o recado foi mais pras thirds: algo tipo “ó, estamos fazendo a nossa parte aqui e lançando aos poucos pra dar espaço pra vocês e não ofuscar nenhum lançamento de jogo que não seja nosso. Caprichem aí que todo mundo sai ganhando e ninguém se atrapalha. Mas se vocês não fizerem, depois não reclamem”

        Sobre a concorrência, quem é a concorrência? Qual o outro console com características parecidas com o Switch? Ps4 e xbox concorrem entre eles pra ver quem chega mais perto de um pc meia boca. Pra mim o Switch tá em outro nível de zoeira, ele tá mais próximo de um concorrente do 3ds e do vita (oi?) do que de um console de mesa.

        Eu ainda acho que a Nintendo aborda errado o Switch: deveria abordar como um portátil que pode ser ligado na TV, justificando suas especificações menos potentes, e não um console de mesa que pode ser carregado por aí. Dá essa sensação errada de que ele é “mais fraco”, quando na verdade ele é diferente.
        Comparar ps4 e xbox com switch é como querer comparar dois boxeadores com um capoeirista, são características muito diferentes pra tentar fazer um paralelo.

        Mas uma coisa eu acho que a Nintendo poderia fazer: deixar um pouco de lado esse lance de “animação de festas” com cenas de gente passando a maior vergonha enquanto joga o Switch. Com o Wii deu certo, mas era outra época. Hoje acho um risco desnecessário.

        • Adriano Francisco

          Sempre tem uns mais retardados que nós, só não são a maioria. Eu me refiro ao que a Nintendo causou, ela criou o hype e não entregou um evento à altura. Foi o que aconteceu de fato.

          Lineup não deve ser garoto de recados. É algo sério, vende consoles, te ajuda a decidir se você compra ou não o console, agora deixar na mão das thirds e não ter nada pra apresentar é falha total. Se as thirds tivessem em peso no evento, com lançamentos confirmados, datas, jogos prontos e elas abastecem a lineup do console satisfatoriamente, aí sim, concordaria. Do modo que ficou não foi nem recado nem nada, apenas um equívoco da parte da Nintendo. Eu realmente acredito que faltaram jogos na apresentação do console.

          A concorrência existe, queira a Nintendo ou não, ignorar pode ser uma opção, mas não deixam de existir por isso. É fato que console de mesa temos 3 empresas e nada o que a Nintendo diga mudará isso. Se ela foca ou não no mesmo consumidor já é outra leitura, mesmo assim serão consoles sendo vendidos pra gamers.

          Um portátil que liga na TV seria bacana, mas perderia o principal apelo que é justamente o contrário: Um console de mesa que se torna um portátil. Portátil na tv já tivemos.

          Wii foi um caso foda. Tomara que ela encontre o mesmo com o Switch, pois ela ta focando forte nisso.

          • fmrbass

            Mas vários dos jogos mostrados já tem data de lançamento ou pelo menos um período. Até o final do ano tem bastante coisa interessante (pelo menos pro meu ritmo de jogo, Zelda e Xenoblade já me garantem ocupação até 2020, mas obviamente não sou o consumidor padrão de jogos, então não conta) e ainda esperamos que novos anúncios venham, logicamente.
            Pessoal anda preocupado achando que as thirds tiveram acesso ao switch só no começo desse ano, por isso só ano que vem aparecerão novos jogos.

            Relaxem caras, os devkits já estão rolando por aí há pelo menos uns 8 meses. Aos poucos vão aparecendo anúncios de jogos novos. Pelo menos não anunciaram nenhum The last Guardian pra ser lançado daqui a 15 anos. Tudo tem data de lançamento próxima.

            “Portátil na tv já tivemos”. Olha, não sou entendido no ramo dos portáteis, então realmente não sei a qual tu se refere. E eu ainda acho que devia focar no marketing contrário, afinal já é um mercado (portáteis) que a Nintendo domina sem concorrência. Foca nessa de portátil na tv e lança um pokemon que eu quero ver se a galera não pira de vez.

  • Alexandre Francisco

    Mas, comparado com outros consoles, ele ta boa, nao? Nao lembro de Line up de lançamento dos concorrentes

    • Visio

      Todos estão no mesmo patamar, sem line up decente mesmo. Uma pena isso.

  • Tretas…kkk

    • Visio

      Só pra aumentar as tensões

  • Paulo Jr

    Ahhh não cara!!! Agora vamo brigar!!! Estou pegando o busão agora e jaja estou aí na porta da sua e te dar uns tapas!!! Espera aí seu vacilaum

    • Visio

      Hahahahahaha
      Foda mano =P

  • Leandro Dias

    Não ter jogos no lançamento não é problema quero ver ter competência e lançar uma vasta biblioteca de jogos como a Sony tem hoje em dia, é óbvio que esse console não vai pra bater de frente com a concorrência.
    Espero de coração que tenha um Mario Party descente assim como o saudoso N64 tinha(na minha opinião o melhor console Nintendo) pq o que tem no Wii e 3DS(wiiu) pra mim não da pra jogar com a família.Por favor Swicht me convença com esse propósito 🙌
    Segue minha opinião.

    • Visio

      Tomara que convença mesmo! o/
      Seria ótimo se tivéssemos esse console, imagina se reunir pra um churras com 3 ou 4 switch pra jogar! o/

      • Leandro Dias

        Kkkkkk Pod crê….. tô muito hypado no Zelda ainda mais que tão dizendo que vai ser difícil, nem que eu vá aí na tua casa mas eu quero jogar esse jogo hahahahahh

        • Visio

          Hahahahaha
          Pode vir! Vamos jogar até terminarmos o game! o/