capacivilii1

Review: Guerra Civil 2 (HQs)

A saga recém finalizada da editora Marvel, Guerra Civil II (2016) trouxe sérias consequências para seu universo (consequências estas que se vão ser permanentes ou não, só o tempo nos dirá…) como divisões, mortes e novos personagens. Guerra Civil II é escrita pelo roteirista Brian Michael Bendis.  ATENÇÃO, ESSE ARTIGO ESTÁ CHEIO DE SPOILERS! SIGA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO!

Tudo começa com um jovem inumano chamado Ulysses Cain, recém agrupado ao grupo dos Inumanos, que ajudou a derrotar um Destruidor Celestial, através de seus poderes de ver um desastre antes do mesmo acontecer. Comemorando a vitória, Carol Danvers, a Capitã Marvel, queria Ulysses trabalhando com Os Supremos (grupo de heróis que ela lidera) com o intuito de evitar desastres previamente, mas Tony Stark, o Homem de Ferro, se contraria a ela sugerindo que seria perigoso tomar decisões em cima das visões por várias razões, como por exemplo: Como prender alguém que ainda não fez um crime? (Ganondorf de Ocarina of Time que o diga)

Ulysses sendo apresentado

Isso gerou um desconforto no grupo de heróis reunidos e uma certa inimizade entre Tony e Carol. A situação piora quando Carol segue piamente as visões de Ullises, principalmente uma que previa um grande ataque de Thanos. O grupo da Capitã Marvel consegue deter o vilão, porém, as consequências são a morte de James Rhodes, o Máquina de Combate, e deixar Jennifer Walters, a Mulher-Hulk, seriamente ferida. Consumido pela raiva e dor da perda do amigo, o Homem de Ferro consegue se infiltrar em Nova Attilan, lar dos Inumanos e de sua família real, e sequestrar o jovem Inumano, a fim de estudar adequadamente e analisar seus poderes, mas não antes de entrar em uma breve briga contra a rainha Medusa, Crystal e Karnak. A Capitã Marvel, os Vingadores e os Supremos confrontam Tony Stark depois de convencerem os Inumanos a deixá-los lidar com Stark sozinhos. Quando Stark foi confrontado por seus colegas, Ulysses experimentou uma outra visão, uma em que um Hulk mata a todos, a visão consegue ser projetada para todos os presentes.

Thanos derrubando fatalmente o Máquina de Combate

Todos assustados pela recém visão, Tony concorda em deixar Danvers ir falar com Bruce Banner contanto que ela não tentasse prendê-lo sem qualquer prova que ele seria de fato o Hulk assassino da visão. Depois de um rápido interrogatório, Banner revela que estava realizando testes em si mesmo com células gama, com o intuito de manter a “fera” longe. Quando esta informação veio à luz depois que Hank McCoy, o Fera, invadiu os computadores de Bruce, este prepara-se para atacar seus colegas, mas o ataque e sua vida foram interrompidos quando uma flecha o atingiu, matando-o. Clint Barton, o Gavião Arqueiro, foi colocado em julgamento pelo assassinato de Banner, e descobriu-se que Bruce tinha encomendado a Clint a tarefa de tirar a vida com uma ponta de seta anti-Hulk especial que deveria ser usada caso Bruce se transformasse no gigante verde novamente.

A tensão entre Homem de Ferro e Capitã Marvel aumentou, e Tony culpou Carol pela morte de Banner, alegando que ela o perseguia com suas ações.

A morte de Bruce Banner, o Hulk

Algum tempo após a absolvição de Gavião Arqueiro ter sido proferida, Tony Stark reuniu um grupo de heróis, incluindo o Capitão América, a Medusa e a Capitã Marvel para revelar como os poderes de Ulysses funcionavam. Stark revelou que seu cérebro absorve automaticamente dados e energias em cascata de todo o mundo para criar suas visões, que são nada mais do que o resultado de um algoritmo complexo, com uma porcentagem de probabilidade real de dez por cento. Mesmo à luz dessa revelação, Danvers manteve-se firme em usar os poderes de Ullysses, o que levou o Homem de Ferro a tornar a situação pública, causando uma fenda na comunidade de super-heróis que rapidamente aumentou para um confronto entre os lados de Homem de Ferro e Capitã Marvel no Triskelion.

Uma luta intensa seguiu no Triskelion sendo este fortemente danificado, assim como a nave dos Guardiões da Galáxia (que estavam apoiando a Capitã) ser destruída pelo Visão. Os Inumanos entrariam em confronto ajudando a Capitã Marvel, mas a luta é interrompida quando Ulysses teve uma visão de Miles Morales, o Homem-Aranha Ultimate (que depois da saga Guerras Secretas 2015 ele assim como outros heróis e vilões de universos alternativos fazem parte do universo principal Marvel), matando Steve Rogers, Capitão América, em Washington, D.C., o que imediatamente leva a Carol levantar voz de prisão contra o jovem Miles.

Na mesma hora, Steve Rogers impede isso pedindo a Thor, Jane Foster,  para levar Miles de volta para casa. Carol tentou persegui-los, mas foi contida por Kamala Khan, Miss Marvel. Maria Hill, atual diretora da Shield que estavam apoiando o lado da Capitã, levanta voz de prisão contra Tony e seus aliados por atacar o Triskelion. Nesse meio tempo, Stephen Strange, o Doutor Estranho, lança um feitiço que teleporta ele e o grupo de Tony Stark para uma das antigas bases secretas de Nick Fury Pai.

Em seguida, Capitã com ajuda de Hill, descobrem o paradeiro de Miles Morales que estava exatamente no lugar da visão em que este assassina o Capitão América, e este também se encontrava no mesmo local, o que leva Carol e a Shield irem diretamente para lá. Um pouco antes da Capitã Marvel chegar ao local, o Ullysses tem outra visão, um futuro distorcido onde Wolverine adverte o próprio Ullysses das atitudes de Tony Stark. Assim que a Capitã chega ao local, Steve e o jovem Miles estavam apenas conversando, em seguida Tony Stark ativa um campo de energia em volta de Miles o que impede a Capitã de tocar nele e levá-lo.

Assim começa um confronto violento entre o Homem de Ferro (que estava equipado com uma armadura gigante) e a Capitã Marvel liberando todo seu poder.

A luta termina com a Capitã ferindo seriamente o Homem de Ferro e no mesmo instante Ullysses tem sua “última” visão no qual mostra diversos futuros diferentes e linhas temporais de fatos que poderão ocorrer ou não, como invasão de diversas bestas e Thor Odinson recuperando o martelo. Em seguida ele é convidado por um Eterno , que o convida a fazer parte do universo e ser um com ele. Ele aceita, a visão acaba e ele some na presença de todos.

Os confrontos terminam, Tony Stark é levado para a recuperação numa cápsula aos cuidados do Fera, o que possivelmente leva a crer que ele entrou em coma. Carol Danvers recebe uma proposta e elogios para trabalhar com o governo.

Homem-Aranha Ultimate com Tony Stark nos braços

As maiores consequências disso tudo foram: Tony Stark em coma como citado acima, em seu lugar Riri Williams, sobrinha do falecido James Rhodes Máquina de Combate, assume o manto deixado por ele tornando-se assim a Coração de Ferro, com uma armadura fortemente inspirada na de Tony; Victor Von Doom, o “ex” Dr. Destino, antes dos eventos de Guerra Civil II esteve ajudando Tony Stark com alguns projetos e agora, aproveitou para assumir o nome de “Infame” Homem de Ferro, com uma armadura prateada; muitos heróis divididos pela divisão Carol x Tony, entre eles, os Guardiões da Galáxia que se desmantelaram, uma Mulher-Hulk querendo vingança e a família real dos Inumanos em crise depois da rápida passagem de Ullysses em seu meio.

Minha opinião disso tudo? Óbvio que não tem como comparar com a saga Guerra Civil de 2006, a primeira Guerra foi bem superior em história e consequências. Mas mesmo assim, Guerra Civil II não deixa de ser uma ótima leitura (inclusive superando em alguns pontos a confusa Guerra Secretas 2015). Poderia ter usado muito mais o tema central dela, mas possivelmente a Marvel vai trazer consequências vindas das visões de Ullysses e de Carol Danvers tentando controlar o futuro, inclusive nesse ponto que termina a saga. As mortes de Guerra Civil II foram de certa forma impactante, eram pessoas que ninguém esperavam, mas, leva a aquele velho clichê de trazer de volta depois de um tempo. O problema não é trazer o personagem de volta a vida e sim a forma que constroem essa história que muitas vezes é fraca. Resta-nos saber quais próximos acontecimentos serão revelados no universo Marvel, em breve teremos mais novidades e análises para você!

Até mais!

Zanella é cristão, marvete, nintendista, fã do Foo Fighters e rpgista. Encontre-o também no nerdprofeta.com

  • fmrbass

    oloco velho, isso não é um review, é um resumão da história.

    E dá-lhe morrer gente hein. Daqui a pouco a Marvel fecha por falta de personagem