final-fantasy-vii

Square Enix revelou que a Nintendo disse “ADEUS” quando Final Fantasy VII foi lançado

Recentemente a Polygon entrevistou vários desenvolvedores da  Square Enix e também a antiga Squaresoft. Na reunião eles falaram sobre muitas questões, mas o máximo que pode interessar os nintendistas é a parte em que falou sobre a Big N .

Na parte onde falou sobre a Nintendo eles se concentraram sobre um tema específico: o momento em que Final Fantasy VII foi dO Nintendo 64 para o concorrente PlayStation 1. Desenvolvedores da Square relatam que a Nintendo falou o seguinte: “Já que irão embora, que nunca mais voltem.”

Estas foram suas palavras:

Hiroshi Kawai, personagens programador, Square Japão – eu vou dizer. Estou impressionado pelo que a Nintendo poderia fazer com o Nintendo 64. Mario, Zelda – seus desenvolvedores devem ser os melhores para fazer isso. Mas isso é essencialmente o escopo do que você pode fazer com o hardware. E você não pode chegar a lugar nenhum, como Final Fantasy na plataforma.

Hironobu Sakaguchi, produtor e vice-presidente executivo, Square Japão  – Quando fizemos a nossa decisão, o presidente da Square [Masafumi Miyamoto], o nosso principal programador [Ken Narita] e eu tivemos uma reunião com Yamauchi-san. Não é uma tradição cultural em Kyoto, sempre te receberem com chá, isso não é obrigatório, é apenas por educação. E Yamauchi-san nos recebeu com comida e cerveja, e deu-nos uma recepção calorosa e basicamente nos deu um tapinha nas costas e disse: “lhes desejo tudo de bom”. Sem ressentimentos ou qualquer coisa.

41560-final-fantasy-vii

Hiroshi Kawai  – Eu acho que [Sakaguchi] está apenas tentando ser politicamente correto com ele.

Yoshihiro Maruyama, vice-presidente executivo, Square EUA – não acho que na época da Nintendo nos fizeram passar por momentos difíceis. Ele disse: “Oh, não precisamos disso.” Isso é o que eles disseram (risos). Sua filosofia sempre foi que o hardware da Nintendo são para os seus jogos e se uma empresa quer publicar seus jogos são disse, “Ok, você pode fazer”; mas se não gostam, dizem: “Não queremos”.

Hiroshi Kawai  – O que eu ouvi é que a Nintendo disse: “Se você nos deixar, você nunca mais voltará.”

Fonte: http://www.nintenderos.com/2017/01/square-enix-afirma-que-nintendo-les-dijo-que-no-volvieran-nunca-cuando-final-fantasy-vii-se-paso-a-playstation/

Gosto de jogar desde os 3 aninhos, graças a um NES (paraguaio, vulgo Turbo Game) que meu pai me deu de presente. Desde então não parei com esse hobby e atualmente estou por dentro de todas as notícias possível sobre os games, principalmente da plataforma Nintendo.

  • Alexandre Francisco

    Foi um pouco dessa soberba da Nintendoem se achar a maioral que ajudou a concorrência a se tornar o que eh hoje… lamentável

    • Agora ela ta correndo atrás do prejuízo…que ela mesmo fez!

  • mendingo

    Ainda acho válido isso ter acontecido, concorrência é bom e só assim a Nintendo saiu da zona de conforto

  • Adriano Francisco

    Eles optaram pela plataforma que tinha mais vantagens e deixaram de lado toda o histórico que tiveram com a Nintendo durante os anos que se passaram. Foi justo de ambos os lados. A Nintendo por se impor, que na época do Yamauchi era o que ela fazia de melhor, foi o que levou ela a ser o que era naquela época, lucros, revolução nos consoles, qualidade nos jogos lançados pelas thirds e tudo mais. A Square por ter encontrado uma plataforma mais amigável, com mais espaço para seus jogos e todas as vantagens que o sistema Playstation oferecia na época. São negócios, nada mais que isso.