mario-and-sonic-at-the-rio-2016-olymic-games-1080-wallpaper

MARIO & SONIC AT THE RIO 2016 OLYMPIC GAMES (WII U) – REVIEW COMPLETAÇO

Pois é pessoal, falta pouco tempo para a chegada das Olimpíadas no Brasil e nada melhor do que sermos presenteados pela parceria (nem que seja rápida) entre a Nintendo e a Sega (Se você é véio, saiba que antigamente a treta era grande entre as duas). Mas, chega de papo, pois esse é o “jogo do momento” para o console doméstico da Nintendo, o famoso Wii U.

Esta nova edição da série Mário & Sonic Olympic Games está situado no Brasil – Rio de Janeiro trazendo as mais belas características paradisíacas desse lugar estupendamente bonito (uuufffaaa quase faltou ar). O que mais me chamou a atenção são os mínimos detalhes mostrados nos principais lugares do RJ representados no game, desde a bela Praia de Copacabana na tela inicial até o Estádio do Maracanã com a alegria contagiante das torcidas.

♦ Jogabilidade ♦

mario-sonic-2016-wii-u-7

O game utiliza o Gamepad ou o Wii Remote como controles principais, sendo o gamepad utilizado como um controle normal (mostrando a mesma tela na TV no gamepad, nada de novo no titulo). Caso for jogar em grupo (até 4 jogadores) fica 1 no gamepad e outros 3 no wii remote.

Um detalhe importante não é preciso ficar esmagando os botões para fazer aquela corrida perfeita, os controles respondem bem aos movimentos (usando somente analógicos, nada de movimentos usando o giroscópio), mas, caso você seja um “jogador perfeitinho” e quer sair na frente será necessário apertar rápido os botões quando for indicado na tela.

Para certos tipos de movimentos o pressionamento antecipado do botão ou apertar rápido faz com que seu personagem adquira um “Booster” inicial que fará a diferença na partida (e que diferença, principalmente na comparação entre os melhores do mundo, que utilizam bem esse comando).

♦ Gráficos ♦

cmd3wtdukaelv-s

Como sempre é a parte mais polêmica de todo o jogo, mas o game mario & sonic at the rio 2016 olympic games cumpre o que promete dentro do seus limites, mantendo fielmente 60 quadros por segundo (fps) em todos os momentos da partida (com exceção no menu inicial que permanece a 30fps, igual a Splatoon na praça central).

O interessante desse jogo é a posição da câmera em certos cenários, mostrando de forma ampla e sem confusão todos os jogadores. Só um ponto ruim é em determinados jogos (competição) em que caso, você escolha personagens grandes (Bowser, Donkey Kong) a posição da câmera atrapalha um pouco fazendo com que você demore , para se acostumar com o campo de visão devido ao tamanho e proporção do personagem, mmaaassss, nada que alguém diga: “MEUS DEUS ME ARREPENDI DESSE JOGO!“.

♦ Música ♦

cmdss53uoaalkqt

Aqui, meus queridos jogadores de plantão, está toda a diferença nesse título da série. Uma coisa de fato é que gravei aqui toda playlist do game, porque, é MUITO BOA, isso mesmo que você acabou de ver, temos uma variedade grandíssima de músicas (que geralmente mistura clássica com samba). Inclusive na competição de ginástica rítmica temos o prazer de jogar escutando músicas brasileiras, que facilita na hora de apertar os botões com o compasso contagiante das músicas.

Não posso esquecer que esse título ainda nos presenteia com as músicas clássicas do Mário e Sonic de forma atualizada sem perder a essência, fazendo com que você pare de jogar para ficar escutando as músicas desbloqueadas cada vez que você ganha ou compra itens (ooopppsss, me empolguei, vou contar com detalhes mais a frente).

♦ Destrinchando o Jogo ♦

Aqui vou contar com mais detalhes como funciona o jogo. Temos de primeira um modo prático disponível (tanto para 1 como para 4 jogadores).

cmdtqchusaacmwe

Nesse modo temos 14 modalidades (Futebol, BMX, Tenis de Mesa, 100m rasos, 100m Natação, Arco e Flecha, Ginástica Rítmica, Vôlei de Praia, Boxe, Hipismo, Lançamento de Dardo, Rugby, Pulo Triplo) e os Eventos Duelos (Vôlei de Praia, Rugby e Futebol). Um detalhe interessante é que os Eventos Duelos são a parte principal e interessante dentro das modalidades, pois, as regras são um pouco diferentes nesses esportes, você pode ter um pouco de liberdade e pode usar até itens especiais para ganhar as partidas, que vão desde casco azul até chutar uma bola de futebol em cima do seu adversário e ganhar pontos com isso (AADDOOORRROO ISSO).

Não vou me aprofundar muito nesses esportes, mas, deixarei um vídeo com todos os eventos já destravados mostrando a jogabilidade de cada esporte.

O jogo possui diversos menus que você pode entrar através da praia (ou praça central, semelhante ao Splatoon). Você pode entrar diretamente nas olimpíadas e escolher um time e mandar ver tentando buscar a tão sonhada medalha de ouro.

cmds2d4veai-7kj

Você pode escolher competir o modo “Ghosts” em que será escolhido um adversário conforme a sua pontuação geral ou você pode mandar “tudo se lascar” e competir com o primeiro de cada competição, “aquele jogador Tampa“.

cmdtflfvaailopl

Temos também o melhor modo do game, DUELO DE HERÓIS, em que você poderá escolher entre Mário ou Sonic (e também aleatoriamente quem fará parte do seu time) e através de cada competição você poderá ganhar ou perder pontos, inclusive membros do seu time (é utilizado um sistema de cartas para eliminar adversários, ganhar booster ou jogar diretamente com os líderes MARIO ou SONIC).

cmdtmedusaijled

No modo HABITAÇÃO você poderá escolher e personalizar o seu MII conforme as roupas que ganha com as vitórias. Inclusive poderá comprar roupas exclusivas através da lojinha usando argolas ou moedas (fica na parte superior do jogo). Com isso você poderá escolher determinadas roupas que farão a diferença nas modalidades ou pode combinar com as grandes quantidades de roupas disponíveis no jogo. Nesse modo poderá acessar a sua pontuação, pontuação geral e dos seus amigos, poderá personalizar os outros Mii’s, ver os itens desbloqueáveis, etc.

cmdtwq4ugaagzqi

Um detalhe importante, não esqueça, eu disse NÃO ESQUEÇA de passear pela praia a procura de dicas e até mesmo de DESBLOQUEIO DE ITENS (bandeiras, selos, etc). Inclusive alguns Mii’s espalhados na tela poderão te ajudar a ganhar medalhas de ouro (É VERDADE MANOLITO) com dicas de acordo com a modalidade escolhida na sessão Olimpíadas.

Sem muita enrolação e por último (BRAVO GUERREIRO que leu até aqui), temos surpresas no jogo, como aparecimento de adversário para te desafiar e ficar desbloqueável de acordo com a modalidade escolhida (fazem diferença caso você queira vencer aquele Mii pentelho japonês que sempre ganha de você). Geralmente aparecem com uma apresentação e ainda te desafiam depois das paridas (É MOLE?).

cmdumy-veaaxjtp

Bom meus queridos pimpolhos viciados em um game, esse jogo está surpreendentemente excelente e conta com os mais nostálgicos personagens e também os novos da série Sonic Boom (não é o Guile), trilha sonora excelente e cativante, jogabilidade gostosa e muito engraçada em certos momentos. Para quem quer jogar sozinho (~Le eu forever alone) ou em grupo eu recomendo e muito esse jogo, vai te fazer perder muitas e boas horas de jogatina.

Um abração e um xêro no seu cangote, até mais!!!

Gosto de jogar desde os 3 aninhos, graças a um NES (paraguaio, vulgo Turbo Game) que meu pai me deu de presente. Desde então não parei com esse hobby e atualmente estou por dentro de todas as notícias possível sobre os games, principalmente da plataforma Nintendo.

  • Adriano Francisco

    Muito foda esse artigo! Muito completo! Parabéns Mendigo! ficou fodástico!!!!

    Jogamos algumas vezes esse game lá em casa, é divertido, mas não nos prendeu tanto quanto Nintendo land no quesito multiplayer local.

  • O melhor artigo em pt-br sobre este jogo que eu vi na internet. Parabéns Mendigo!

    • mendingo

      Valeu manolete 😀