artigo-batman-1

Análise – Batman Arkham City: Armored Edition – Wii U

Meu personagem preferido no mundo dos quadrinhos sempre foi o Batman, apesar de eu não acompanhar tão intensamente as aventuras do mesmo fora das telonas (cinema). Quando comprei o game Batman Arkham City eu fui seduzido pela adorável ideia de controlar Batman livremente por uma cidade inteira, caçando inimigos e sendo caçado, tal qual o sentimento que temos ao assistir uma obra do herói de intenções questionáveis.

6376-batman-arkham-city-1920x1080-game-wallpaper

Eu não havia jogado o primeiro game da Trilogia Arkham e não sabia o que esperar de um jogo do Batman. Me informei pouco sobre o game, como sempre faço por costume, para não estragar a surpresa ao iniciar minha jogatina. O que quero dizer é que peguei o jogo sem preconceito algum e pude ter uma experiencia única, fechada do inicio ao fim se baseando apenas nesse jogo e não no que ele significava para a franquia.

A História

Arkham City é o nome dado a uma prisão de segurança máxima que contém os criminosos da mais alta periculosidade de Gotham, além é claro de manter no mesmo ambiente criminosos não tão perigosos assim. O fato é que essa prisão é enorme, fruto da ideologia do Dr. Hugo Strange e trata-se de bairros inteiros sendo utilizados para manter toda a criminalidade em um único local. Lá eles tem uma liberdade enorme, normalmente não oferecida em outras prisões, com casas abandonadas, cassino em condições de funcionamento, estação de metro desativada, museu e afins, tudo com monitoramento intenso, câmeras espalhadas por todo o lado. A regra é simples: Não podem sair da prisão. O resto é livre.

É claro que essa ideia não agrada nem um pouco ao Batman e ele se mantém preocupado com o que pode estar sendo produzido nessa tal prisão. As mentes criminosas que estão em Arkham City podem muito bem estar tramando algo e enquanto nosso herói não descobrir o que é, ele não ficará em paz. Com isso em mente, Bruce Wayne causa um tumulto em frente a Arkham City, fazendo um discurso Anti-Arkham e é levado preso para o interior da prisão. Lá ele já recebe a informação de que sua identidade secreta foi descoberta por Dr. Hugo Strange e que se tentar interferir nos planos dele o mundo inteiro ficará sabendo que Bruce Wayne é na verdade o Batman.

Batman-Arkham-City-glide

Dentro da prisão Batman é apresentado a diversas situações, com muitos inimigos seguindo caminhos diferentes, com objetivos diferentes e ambições bem distintas. Prepare-se para se surpreender, pois a trama é realmente muito bem escrita e digna de elogios.

Os vilões desse jogo que Batman encontrará no desenrolar dessa trama são:

  • Coringa
  • Charada
  • Senhor Frio
  • Hera Venenosa
  • Homem Calendário
  • Mulher-Gato (jogável)
  • Máscara Negra
  • Pinguim
  • Crocodilo
  • Hugo Strange
  • Duas-Caras
  • Victor Zsasz
  • Ra’s Al Ghul
  • Bane
  • Solomon Grundy
  • Pistoleiro
  • Chapeleiro Louco
  • Cara-de-Barro
  • Arlequina
  • Silêncio
  • Azrael

Gameplay

Se tem algo em Arkham City que me prendeu ao jogo foi seu gameplay distinto, suave, inteligente e simples. As mecânicas básicas são facilmente entendidas, como o sistema de combos e o tão elogiado sistema de contra-ataque que abordarei na sequência. Inicialmente você tem acesso a uma gama limitada de combos, o que cria a tal curva de aprendizado, sendo que ela se apresenta de forma instintiva, ou seja, cada nova possibilidade é facilmente absorvida pelo jogo, de forma natural, bastando testar apenas uma vez para que você já entenda como aquilo poderá ser útil durante o game. Cada equipamento adquirido traz uma nova possibilidade e como estamos falando do Batman, não faltam equipamentos para que você arrebente a cara de cada marginal que você encontrar pelo caminho.

O sistema de combos e contra-ataque merece destaque. Incrível! Você consegue facilmente lutar com 4 inimigos, ao mesmo tempo, tudo isso sem usar um botão para se defender! Como isso acontece? Bem, o Batman começa atacando um inimigo apenas, focando sua atenção nesse meliante, porém, você pode mudar de alvo facilmente, usando o analógico para guiar seu próximo golpe. Enquanto você quebra os ossos desses malditos, de uma hora pra outra, você é surpreendido por ataques dos que estão a sua volta. Eles não ficam só observando enquanto você se diverte. Eles atacam, pegam coisas do cenário, como caixas, extintores, explosivos, enfim, eles estão participando da pancadaria e farão de tudo para atacar e destruir o Batman. É nesse momento que o jogo brilha! Quando o inimigo tentar atacar Batman um sinal de aviso aparece sobre a cabeça desse inimigo e você pode simplesmente usar o botão de contra atacar para fazer com que Batman interfira na ação do inimigo. Isso faz com que a luta se torne muito intensa!

batman-arkham-city-combat2

Imagine você cercado por 4 capangas do Coringa, todos eles partindo pra cima de você, quando então você decide que precisa atacar. Você acerta um soco em um dos bandidos, mas percebe que outro já esta tentando te atacar pelas costas, nesse momento você se vira e acerta um chute na perna de apoio do canalha e já continua batendo nele, mas do outro lado você consegue visualizar que estão jogando um extintor em sua direção. Sem problema, utilize o botão de contra atacar e se surpreenda com o Batman pegando o extintor no ar e jogando em um dos inimigos a sua volta.

Você pode fazer uma luta durar muito minutos, pois o sistema de contra-ataque causa o mínimo de dano possível no inimigo e você não conseguirá finalizar ele utilizando essa técnica. Ser atacado por uma gangue com 15, isso mesmo, 15 pessoas te atacando, exige que você desfira variadas sequências de ataques, sempre alternando os alvos, para que eles não te ataquem ao mesmo tempo, porém, se eles o fizerem, você pode contra-acatar mais de um inimigo simultaneamente! Se liguem nesse vídeo que fiz especialmente focado nos combos:

Extras e Destaques

Além da história principal, onde Batman persegue uma linha convencional de trajetória para atingir o objetivo e finalizar o game, o jogo apresenta também diversas missões paralelas! É claro que o destaque maior se dá ao Charada, que espalhou diversos trophies pela Arkham inteira, onde uma quantidade especifica de trophies é necessária ser coletada para ter acesso aos desafios do Charada! Eles são realmente inteligentes e desafiadores, são muito bem feitos e as vezes você pode demorar horas até conseguir desvendar a Charada. Essa parte do jogo me tirou muitas horas de Gameplay e não descansei enquanto não peguei todos os trophies e finalizei todos os desafios do Charada. Valeu a pena cada segundo!

O jogo também oferece um modo detetive, onde Batman estuda a cena do acontecimento, seja ele crime ou uma tentativa de crime. Usando o raciocínio lógico, coleta de materiais, equipamentos portáteis e por fim a ajuda de Alfred na Batcaverna, todos os casos podem ser solucionados com um pouco de paciência e habilidade do jogador. A caçada por alguns inimigos as vezes se inicia com esse tal modo detetive e você encontrará alguns dos inimigos tradicionais da franquia Batman agindo de maneira muito sorrateira, mas deixando rastros, poucos, mas o suficiente para que o cabeça de morcego siga em seus encalços.Batman-Arkham-City-Harley-Quinns-Revenge-small-38

Musicalmente o jogo não decepciona e nenhuma das vezes eu me senti irritado com a BGM (Background Music). Com composições cabíveis aos momentos, com um tom sombrio quando necessário, você dificilmente sairá cantarolando as melodias, mas também não serão motivos para reclamação. De forma alguma.

Quanto aos gráficos, bem, o jogo já era datado quando lançada a versão de Wii U, porém mesmo assim o jogo não é nada feio e tem um visual muito belo, não deixando nada a desejar aos consoles da concorrência. Detalhe para a vestimenta do Homem Morcego que vai sofrendo danos no decorrer do game, sendo notável a diferença. As vezes enfrentamos quedas de framerate, algo inexplicado levando em consideração o poderio do Wii U se comparado do PS3 ou Xbox 360, mas só nos leva a crer que faltou um pouco de polimento para que o jogo fosse realmente otimizado para a plataforma da Big N.

O jogo conta com legendas em português, você poderá facilmente entender todo o enredo, que aliás conta com milhares de extras desbloqueáveis que vão contando a história por detrás de muitos dos inimigos do Batman. Aliás, o conteúdo que o game oferece é realmente ENORME. O jogo é grande mesmo, tem ainda como jogar o modo história com a Mulher Gato, fazendo muitas missões alternativas, depois você pode jogar com a Arlequina em uma campanha só dela, sendo que além disso, como se já não bastasse, você possui uma infinidade de missões paralelas para jogar com uma caralhada de skins para Batman, Mulher Gato e Robin, enfrentando muitos inimigos e desafios cheios de dificuldade, testando a habilidade dos jogadores mais empenhados. Realmente uma prova de fogo.

Veredito

Batman Arkham City: Armored Edition para Wii U é um game que merece estar na prateleira de muitos detentores de Wii U, não só por ser nosso fuderoso Batman, mas pelo fato de o jogo ser competente ao extremo, trazendo horas e horas de diversão, com conteúdo de qualidade, mecânica impecável, gameplay polido e com todo o terror psicológico que só o Batman consegue colocar nos vilões.

batman-arkham-city

Surpreenda-se com a capacidade do Homem Morcego em entrar na mente dos criminosos, enquanto você pensa em como agir, testando suas habilidades stealth e ouvindo os inimigos reclamarem de estarem enfrentando o Batman. Eles o temem de uma maneira incrível, é muito inteligente esse sistema, você consegue sentir o pavor de cada personagem e eles gritam ” É o Batman, eu o vi!” segundos antes do seu punho moer os ossos desse detendo e fazer jus ao titulo Cavaleiro das Trevas. Vale cada centavo esse game. Recomendado!

Extras

b240e2bbe1d795d43a3ce9280241c0d1
Batman Lego! Ficou Bem Legol!
worst-batman-costume-trash-bag
Cospobre! Que lixo!
41322__468x_cosplay_fail_international_04
Quanto mais você olha pra essa imagem ela fica mais engraçada hahahaha
3329248-funny-pictures-humor-fat-batman-costume-2
#PartiuBatcompras
funny-batman-pictures-2
Partiu! Gotham precisa de mim.
alxnAjw
Errr… ok!
02
Robin atrasado de novo!


Criador do Portal 2 join, ama os games! Jogando desde os primeiros anos de idade, naquela que considera a melhor fase da sua vida, quando ainda bebê, usando a famosa rotina do "come, caga e dorme". Bons Tempos!

  • Gabriel Frank

    Melhor jogo do Batman (tirando aquele do NES 8-bits)! O port para o WiiU, ficou animal! Tenho ele pro ps3 e joguei ele no WiiU, e deixo claro, que a melhor versão desse jogo é a do console da Nintendo! Tanto pelos gráficos, quanto pela jogabilidade (o gamepad foi bem utilizado nesse jogo)! De 0 a 10, nota 11!

    • Adriano Francisco

      Verdade! Esse jogo é muito bom! As vezes bate a vontade de rejogar só pra dar umas porradas de boa com o Batmão!